Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ARAPUCA
Saulo Piva Romero

CERTA VEZ UMA PREGUIÇA QUE ERA MUITO PREGUIÇOSA SE RECUSOU A TRABALHAR, POIS, ELA NÃO GOSTAVA DE FAZER COISA ALGUMA. A ÚNICA COISA QUE ELA FAZIA O DIA TODO ERA COMER E FICAR ESTICADA NUM GALHO DE ÁRVORE.
ESSA MÁ VONTADE DA PREGUIÇA DE IR TRABALHAR ESTAVA IRRITANDO OS DEMAIS BICHOS DA FLORESTA.
ELES JÁ NÃO SABIAM MAIS O QUE FAZER PARA QUE A PREGUIÇA CRIASSE CORAGEM PARA TRABALHAR.
ENTÃO, ELES RESOLVERAM MARCAR UMA REUNIÃO PARA DECIDIR O FUTURO DA PREGUIÇA DENTRO DA COMUNIDADE DAQUELA FLORESTA.
DURANTE A REUNIÃO FOI DADA A CHANCE DE A PREGUIÇA FALAR E SE DEFENDER DAS ACUSAÇÕES DE QUE ELE ESTARIA FAZENDO CORPO MOLE PARA ESCAPAR DE CUMPRIR AS TAREFAS DIÁRIAS REALIZADAS NA FLORESTA.
- SENHORAS E SENHORES! EU NÃO NASCI PARA TRABALHAR. ISSO NÃO FAZ PARTE DA MINHA NATUREZA.
O QUATI QUE ERA O ZELADOR DA FLORESTA FICOU MUITO ZANGADO AO OUVIR A DESCULPA SEM GRAÇA DA PREGUIÇA PARA NÃO COMPARECER AO TRABALHO.
ENTÃO, O QUATI QUE ESTAVA A PONTO DE EXPLODIR PARTIU PARA CIMA DA VAGAROSA PREGUIÇA E LHE DEU UMA SURRA SEM DÓ E NEM PIEDADE.
A PREGUIÇA FICOU TODA DOLORIDA E IMEDIATAMENTE COMEÇOU A CHORAR FICANDO HORAS SE LAMENTANDO.
NESSE MOMENTO VINHA VOANDO UMA JURITI QUE OUVINDO OS SOLUÇOS DE CHORO E OS GRITOS DE DOR DA PREGUIÇA INTERROMPEU O SEU VOO E FOI PERGUNTOU PARA A PREGUIÇA:
- POR QUE VOCÊ ESTÁ CHORANDO TANTO?
E A PREGUIÇA RESPONDEU PARA A PEQUENINA AVE:
- PORQUE O MALVADO QUATI ME SUSSURROU.
E QUAL FOI O MOTIVO QUE LEVOU ELE A BATER EM VOCÊ?
- EU ME RECUSEI A COLABORAR NAS TAREFAS DIÁRIAS REALIZADAS AQUI NA FLORESTA
ENTÃO, A AVE DISSE:
- O QUATI NÃO PODE SAIR POR AÍ SURRANDO VOCÊ E QUEM QUER QUE SEJA SÓ PORQUE NÃO QUEREM TRABALHAR.
A JURITI FICOU COM MUITA PENA DA PREGUIÇA E COMEÇOU A CHORAR JUNTO COM A PREGUIÇA.
QUANDO O QUATI VIU A CENA EM QUE AS DUAS ESTAVAM CHORANDO, ELE FICOU MUITO MAIS ENFURECIDO E SURROU A PREGUIÇA NOVAMENTE.
ELE DISSE:
- VAI TRABALHAR PREGUIÇA PREGUIÇOSA! LOGO VAI CHEGAR O MÊS SEGUINTE E VOCÊ NÃO TERÁ NEM O DINHEIRO PARA PAGAR O ALUGUEL DA SUA CASA. EU JÁ PERDI A PACIÊNCIA E SE VOCÊ NÃO SAIR DE CIMA DESSA ÁRVORE E FOR TRABALHAR EU VOU LHE SURRAR AINDA MAIS.
A JURITI QUE ESTAVA ESCONDIDA OUVIU TODA A CONVERSA E FICOU MUITO ZANGADA COM A COVARDIA DO QUATI EM SURRAR AQUELA POBRE PREGUIÇA INDEFESA.
ENTÃO, ELA RESOLVEU TOMAR AS DORES DA PREGUIÇA E COMEÇOU A PENSAR NUM JEITO DE CASTIGAR O QUATI VALENTÃO.
DEPOIS DE TANTO PENSAR A JURITI RESOLVEU ARMAR UMA ARAPUCA PARA QUE O MALVADO QUATI SENTISSE NA PRÓPRIA PELE A DOR QUE A PREGUIÇA ESTAVA SENTINDO NO MOMENTO.
ENTÃO, A ESPERTA JURITI PEGOU UMA PORÇÃO DE PEDAÇOS DE PAU E FEZ UMA PEQUENA ARAPUCA. NO MEIO DO CAMINHO EM QUE O QUATI COSTUMAVA PASSAR.
POUCO TEMPO DEPOIS O QUATI QUE CAMINHAVA DISTRAIDAMENTE NÃO PERCEBEU A ARAPUCA ARMADA PELA JURITI, E LOGO FOI PARAR DENTRO DELA. E FICOU PRESO.
O QUATI FEZ TUDO O QUE ESTAVA AO SEU ALCANCE PARA ESCAPAR DA ARAPUCA EM QUE HAVIA CAÍDO.
MAS, DE NADA ADIANTOU O SEU ESFORÇO E SENTINDO-SE SEM FORÇAS PARA SE LIVRAR DA TERRÍVEL ARAPUCA ARMADA PELA JURITI, ELE COMEÇOU A CHORAR E A GRITAR. O QUATI ESTAVA EXPERIMENTANDO A MESMA SITUAÇÃO QUE A PREGUIÇA HAVIA PASSADO.
EM CERTO MOMENTO A JURITI OUVIU OS SEUS GRITOS E A SUA LAMENTAÇÃO E LOGO SE APROXIMOU DA ARAPUCA QUE ELA HAVIA PREPARADO E PERGUNTOU:
- OLÁ, QUATI! PORQUE VOCÊ ESTÁ CHORANDO TANTO?
E O QUATI QUE HAVIA PERDIDO A SUA VALENTIA, DISSE:
- EU ESTOU CHORANDO PORQUE A PREGUIÇA QUERENDO SE VINGAR DE MIM, FEZ UMA ARAPUCA NO MEIO DO CAMINHO, ENTÃO EU CAÍ DENTRO DELA E QUASE MORRI.
E A PEQUENINA AVE DISSE:
- QUATI, VOCÊ ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO, POIS, A PREGUIÇA NÃO PREPAROU NENHUMA VINGANÇA.
E O QUATI PERGUNTOU:
- ENTÃO, QUEM PREPAROU A ARAPUCA PARA MIM?
E A AVEZINHA OLHOU PARA O ASSUSTADO QUATI E DISSE:
- FUI EU QUE PREPAREI ESSA ARAPUCA PARA QUE VOCÊ SENTISSE NA PELE TODA A MALDADE QUE PRATICOU CONTRA A PREGUIÇA, POIS VOCÊ GOSTOU DE BANCAR O VALENTÃO E EM MOMENTOU ALGUM SE ARREPENDEU DO QUE FEZ, PORTANTO, AGORA ESTÁ SENTINDO NA PRÓPRIA PELE, A DOR E A HUMILHAÇÃO QUE A PREGUIÇA TAMBÉM SENTIU QUANDO VOCÊ A SURROU.
DEPOIS QUE O DIÁLOGO ENTRE A JURITI EO QUATI TERMINOU, ELA VIROU AS COSTAS E FOI EMBORA EO QUATI CONTINUOU A CHORAR E A SE DEBATER DENTRO DA ARAPUCA.
ASSIM QUE A JURITI LEVANTOU VOO, ELA GRITOU:
- DA PRÓXIMA VEZ, TOME MUITO CUIDADO, POIS, QUEM COM FERRO FERE, SERÁ FERIDO.
ASSIM QUE A JURITI CHEGOU À ÁRVORE EM QUE A PREGUIÇA SE ENCONTRAVA ESTICADA TOMANDO UM DELICIOSO BANHO DE SOL, ELA LHE CONTOU O QUE HAVIA ACONTECIDO COM O QUATI.
E A PREGUIÇA COMEÇOU A GARGALHAR ATÉ NÃO AGUENTAR MAIS E DISSE:
- EU DUVIDO QUE O QUATI VÁ ME SURRAR NOVAMENTE, POIS, SE ELE CONSEGUIR ESCAPAR DESSA ARAPUCA, JÁ APRENDEU UMA GRANDE E VALIOSA LIÇÃO.
“NUNCA FAÇA PARA O OUTRO O QUE VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA VOCÊ”.
E ASSIM A PREGUIÇA E A JURITI COMEÇARAM UMA LINDA E ETERNA AMIZADE.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52855


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68967 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55015 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54888 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54790 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última