Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O alvorecer do transumanismo
DIRCEU DETROZ

Não se trata mais de apenas ficção. Há um consenso entre os que poderíamos chamar “novos filósofos”. O futuro do nosso planeta estará nas “mãos” das máquinas. Aos poucos já é possível perceber. A Inteligência Artificial vem cercando os humanos por todos os lados. Colocando-nos em verdadeiras senzalas virtuais.

O mesmo consenso ainda não existe quanto a maneira de como se dará essa dominação. Apesar de tal futuro estar batendo à porta, ainda é um vasto campo aceitando diversas teorias. Algumas dizem que os humanos se tornarão obsoletos. Na pior das hipóteses descartáveis.

Outras teorias falam na fusão entre humanos e máquinas. Numa reportagem do jornal “O globo”, o cientista da computação Robert Anderson que esteve no Rio de Janeiro para participar da 2ª edição do “Festival de Futuros Possíveis”, aborda justamente este cenário. Cabe aqui sua frase: “As máquinas irão tomar conta do planeta, mas essas máquinas serão parte de você. E você será parte delas”.

Essa fusão entre humanos e máquinas vem sendo chamada de transumanismo. Anderson afirma que o transumanismo será realidade em uma geração. Essa fusão já está acontecendo no tratamento de doenças e deficiências. No futuro será usada na ampliação da capacidade dos humanos.

No conceito de transumanismo, os humanos não precisam ser limitados apenas por um corpo biológico. Podem ter suas capacidades incluindo a inteligência, expandidas por incorporações tecnológicas. Querem um exemplo? Os quarentões devem se lembrar das séries “O Homem de Seis Milhões de Dólares” e “A Mulher Biônica”. Elas foram a ficção do transumanismo.

Esse futuro provocará reações e causará impactos profundos nas sociedades tais como conhecemos. Os abismos conhecidos que separam as classes sociais atualmente certamente serão multiplicados. Para fazer parte da nova raça do transumanismo os custos serão elevados.

Por exemplo, com nanopartículas injetadas nos olhos de camundongos, eles passaram a enxergar o espectro infravermelho. Então podemos imaginar aquela criança que hoje pede um telefone celular igual aquele do seu amiguinho rico, pedindo para ter olhos iguais aos dele, e também enxergar em infravermelho.

Na reportagem Anderson revela seu temor de que as sociedades não estejam preparadas para conviver com o alvorecer do transumanismo. Concordo com Anderson. Nosso conservadorismo transforma a discriminação e a intolerância com o que é diferente em verdadeiras aberrações. Sempre invocando ideologias ou crenças. Não tardará, e esses crentes criarão o bullying contra os humanos máquinas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 151


Outros títulos do mesmo autor

Poesias APETITE DIRCEU DETROZ
Crônicas A negação dos radicais DIRCEU DETROZ
Crônicas O que sabemos sobre nós? DIRCEU DETROZ
Sonetos SONETO DA PSICOSE DIRCEU DETROZ
Poesias NÃO ESQUECI DE NADA DIRCEU DETROZ
Crônicas UM gênio da ficção DIRCEU DETROZ
Poesias ROMPEU-SE DIRCEU DETROZ
Crônicas A ideologia e a cultura DIRCEU DETROZ
Poesias PESADELO DIRCEU DETROZ
Crônicas Uma heroína antissistema DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 964.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 62486 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 53916 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 42894 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 40079 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39956 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 37810 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 36982 Visitas
Amores! - 35044 Visitas
Desabafo - 34578 Visitas
Faça alguém feliz - 32980 Visitas

Páginas: Próxima Última