Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Alegoria da Caverna
Alegoria da Caverna
Sandra Soares Sarmento

Resumo:
Somos prisioneiros de verdades dissimuladas. Prisioneiros de padrões “perfeitos” de como ser e de como agir. É cômodo viver nesse esconderijo amparado e ocultado pela sociedade de contos de fada. Assim nos sentimos protagonista de enredos bonitos em redes sociais. Algumas cavernas que criamos...

ALEGORIA DA CAVERNA

Qual a sua caverna?

Somos prisioneiros de verdades dissimuladas. Prisioneiros de padrões “perfeitos” de como ser e de como agir. É cômodo viver nesse esconderijo amparado e ocultado pela sociedade de contos de fada. Assim nos sentimos protagonista de enredos bonitos em redes sociais. Algumas cavernas que criamos...

E nessas tramas somos tão livres que, discretamente, aprisionamos mentes enquanto usamos nossos sorrisos nefastos.

Estamos pagando por pensamentos prontos, por verdades mentirosas sobre nós e sobre como devemos viver. Porque sair da caverna implica reflexão sobre o que somos, sobre como somos e o que pensamos. Implica pensar sobre o que pensamos. Já parou um instante para imaginar que as coisas que você pensa podem não ser pensamentos seus? Pensamentos comprados são mais baratos! Mas essa aquisição pode ser o óbito da nossa consciência refinada.

É angustiante usar a consciência, pois isso requer uso do bom senso, uso do discernimento, julgamento constante de nossas ações. Ter consciência é sair da caverna e enfrentar a realidade sem o agasalho do socialmente bonito e perfeito.

Demolir os muros dessa caverna é refletir sobre as maquilagens que usamos, sobre as correntes bonitas e agradáveis que nos escraviza na ilusão de sermos belos e bons. Afinal, o que verdadeiramente, é belo e bom?

Nessa organização social que nos encontramos as correntes são tão bonitas e agradáveis que nos causam a ilusão de estarmos satisfeitos e gozarmos de liberdade, enquanto estamos na posição de escravos. E pior que viver na escravidão é viver na escravidão achando que é livre.

É tempo de percebermos que o que vivemos são sombras que maculam nosso âmago. Há um mundo real fora dessa caverna e não é Platão que diz, mas nossa consciência apurada que indica. É tempo de lutar contra essas inclinações a vivermos como bonecos de louça, que imita homens de bem.

Há desejo na espécie humana em libertar-se dessas cavernas, das verdades prontas e impostas veladamente, que clausuram os homens e os impede de ser sagrados e consagrados.

Nosso self é bom, nossa essência é boa e os responsáveis pelo aperfeiçoamento somos nós. Não é justo delegar a liberdade de nossa consciência a outro. Enquanto fizermos isso, estaremos sendo escravizados por nós mesmos.

A caverna é tão real quanto o mundo que a cerca. A escolha de estar dentro ou fora é nossa.


Biografia:
SANDRA SOARES SARMENTO, natural de São João do Rio do Peixe – PB, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande - Campus V. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras. Especialista em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde pela Faculdade Anchienta. Mestre em Psicanálise Aplicada à Educação e Saúde pela UNIDERC.
Número de vezes que este texto foi lido: 4349


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Alegoria da Caverna Sandra Soares Sarmento
Poesias Deus Sandra Soares Sarmento
Artigos MEU CRISTIANISMO ANTICRISTÃO Sandra Soares Sarmento
Artigos Almas prostituídas Sandra Soares Sarmento


Publicações de número 1 até 4 de um total de 4.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 41694 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 38719 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 30824 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30529 Visitas
Amores! - 30155 Visitas
Desabafo - 29958 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29823 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29817 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29775 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 29607 Visitas

Páginas: Próxima Última