Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CÉREBROS DOUTRINADOS
DIRCEU DETROZ

No seu livro “O Futuro da Mente”, o físico Michio Kaku diz que o cérebro humano guarda mais segredos e incógnitas do que todo o Universo. Nosso cérebro poderá nos levar ao encontro da alma e curas para doenças como o Alzheimer. Ainda ficção, Michio prevê num futuro próximo filmar nossos sonhos, incluindo o terror dos pesadelos. Poderemos até postá-los nas redes sociais.

Para dominar o planeta a espécie humana usou o cérebro de um modo eficaz. Existe a crença de que de repente, usamos o cérebro para pensar e o milagre se fez. Não creio que aconteceu assim. Nossos ancestrais moldaram o mundo que nos deixaram de herança usando outra função do cérebro. A doutrina do acreditar.

Desde o nascimento, as crianças nunca são ensinadas a pensarem de maneira independente. A se perguntarem ou questionarem. Questionar é como tatuar um “diferente” na testa. Ouvir um “cale-se”. Todo o ensinamento vai na direção de acreditar em coisas que na sua maioria não existem. Essas coisas vão muito além das crenças religiosas. Cremos que “pensar” é montar um quebra-cabeça de mil peças.

No entanto, temos de admitir o fato. Se durante a evolução os humanos usassem o cérebro para pensar, possivelmente não estaríamos aqui agora. Desde o momento em que pequenas vilas se transformaram em grandes impérios que moldarem os países, cidades e o modo de viver conhecido atualmente, o acreditar foi essencial.

Seria impossível a cooperação entre milhões de pessoas que pensassem. Não existiriam sistemas de governo ou de justiça. Não existiriam crenças religiosas ou terrorismo. Essas coisas só passaram a existir quando pessoas fizeram com que milhões de outras pessoas acreditassem nelas. Se de um momento para outro os humanos deixarem de acreditar e passarem a pensar toda a doutrinação desabará em ruínas.

Mesmo a condição de inferioridade com que as mulheres são tratadas em pleno século 21 tem como princípio a doutrina do acreditar. Um dia, uma crença doutrinou e conseguiu com que milhões acreditassem que a mulher tirou a “pureza” do homem com sua sedução. Ainda hoje, esse princípio continua sólido na doutrinação das mulheres.

Outra confusão que o acreditar causa nos humanos é confundi-lo com a fé. A doutrinação do acreditar como vimos é possível e moldou o mundo que conhecemos. Já a doutrinação da fé entra na lista das coisas impossíveis. Se anjos descessem do céu com um bafômetro medindo a fé, 99,9% dos humanos seriam pegos em flagrante.

Estranhamente a única coisa na qual os humanos depositam em massa sua fé é no evangelho do dinheiro. Sobre esse evangelho Yuval Noah Harari escreveu: “Enquanto a religião nos pede para acreditar em algo, o dinheiro nos pede para acreditar que outras pessoas acreditam em algo”. Nenhum dos deuses conhecidos possui esse poder!


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 52


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A SAGA DO SOM ESTÉREO DIRCEU DETROZ
Poesias VIRO A PÁGINA DIRCEU DETROZ
Crônicas PROCURANDO CULPADOS DIRCEU DETROZ
Crônicas A GENÉTICA DIVINA DIRCEU DETROZ
Poesias ENXURRADAS DIRCEU DETROZ
Poesias TRAVESSIA DIRCEU DETROZ
Crônicas UMA RAÇA DE FRUSTRADOS DIRCEU DETROZ
Poesias BRINCANDO DIRCEU DETROZ
Crônicas A MAÇA DO CONHECIMENTO DIRCEU DETROZ
Poesias VERTIGENS DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 896.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 35956 Visitas
Amores! - 29549 Visitas
Desabafo - 29416 Visitas
PSICOLOGIA E DIREITO - Francisco carlos de aguiar neto 29064 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 29012 Visitas
Faça alguém feliz - 28870 Visitas
Vivo com.. - 28739 Visitas
viramundo vai a frança - 28566 Visitas
MENINA - 28535 Visitas
eu sei quem sou - 28512 Visitas

Páginas: Próxima Última