Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA RAÇA EXTERMINADORA
DIRCEU DETROZ

A primeira parte de “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” escrito por Yuval Noah Harari tem como título “A Revolução Cognitiva”. Que teve início há 70 mil anos. Na cronologia 430 mil anos após o aparecimento dos Neandertais na Europa, e 130 mil anos do Homo Sapiens na África Oriental. Os Neandertais desapareceriam 40 mil anos mais tarde. Os Sapiens conhecidos como humanos dominariam o planeta.

Harari também chama a “Revolução Cognitiva”, que há 12 mil anos foi substituída pela “Revolução Agrícola” de “Começo da história”. É quando surge a linguagem ficcional. Nossos ancestrais começam a acreditar em coisas que não existem. Cita como exemplo, que nenhum macaco trocará suas bananas gostosas pela salvação no céu dos macacos.

É durante a “Revolução Cognitiva”, que os humanos se espalham pelo planeta a partir da África. Nesta saga levam na bagagem o extermínio. Aonde chegam, em pouquíssimo tempo a fauna animal local é praticamente dizimada.

Logicamente, os humanos contam com a defesa de muitos especialistas. Que costumam inserir na equação desse “holocausto” a variável das mudanças climáticas. No entanto, difícil de explicar é o motivo dessas mudanças ocorrerem sempre após a chegada dos humanos.

Harari trata a chegada dos humanos à Austrália como um dos acontecimentos mais importantes da história. Equiparou em importância com a viagem de Colombo à América, e a expedição da Apollo 11 à Lua. Quem não deve ter gostado da visita foi a fauna animal australiana. A maioria marsupiais gigantes.

Bastaram alguns milhares de anos para todos desaparecerem. Das 24 espécies de animais australianos pesando 50 quilos ou mais, 23 foram extintas. Toda a cadeia alimentar daquele continente foi quebrada. Apenas uma mudança climática teria essa capacidade de extermínio? Lembrando que os animais marinhos permaneceram intactos.

Os humanos alcançaram o Alasca vindos da Sibéria. Dali se espalharam pelas Américas chegando até a “Terra do Fogo” na extremidade sul da América do Sul. O mesmo extermínio aconteceu. Apenas dois mil anos após a chegada dos humanos, na América no Norte 34 dos 47 gêneros de grandes mamíferos tinham desaparecidos. A América do Sul perdeu 50 de 60. Na Amazônia foram dizimadas preguiças-gigantes de 8 toneladas.

Os humanos da “Revolução Cognitiva” produziram uma extinção em massa. A “Revolução Agrícola” não ficou para trás. A “Revolução Industrial” iniciada há 200 anos, segue o ritmo da extinção silenciosa, mas eficiente.

Harari encerra o capítulo com uma profecia. No futuro na “Arca de Noé” restarão apenas humanos e animais domesticados que são os escravos nas galés da arca.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52803


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56706 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55019 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54894 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54793 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54692 Visitas

Páginas: Próxima Última