Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UM "JUÍZO FINAL"
DIRCEU DETROZ

Assim como cada pessoa que vive no planeta sabe qual será o seu fim, a raça humana no contexto de Humanidade também sabe. Como seres individuais não sabemos de que forma nem quando o nosso fim chegará. O mesmo é possível dizer da raça humana. Não haverá possibilidades de fuga da extinção ou de algo ainda pior, da autoextinção.

Muitas variáveis e teorias são escritas no âmbito da ficção e da ciência. Nossa extinção poderá chegar dos confins do Universo não apenas na forma de uma bola de fogo. Pode ser um simples vírus ou bactéria. Talvez, seu destino nem fosse este planeta. Nós é que fomos buscá-los lá fora. Outra hipótese, é a nossa capacidade de criá-los aqui mesmo.

Seria perfeita uma extinção rápida e limpa. Só que estamos nos antecipando as variáveis dos cenários anteriores, e trabalhando para produzir uma extinção lenta e agonizante. Estamos matando nosso planeta devagar. O ponto que permitia quebrar o conta-gotas já foi ultrapassado. Chegando a bola de fogo, fará estrago num planeta desabitado e morto.

Ao tomar a decisão de escrever o script da própria extinção, num futuro não muito distante teremos que incluir uma nova variável à equação. A população mundial, que saltará de 7,6 bilhões em 2017 para 11,2 bilhões até 2100. Até quando um planeta já moribundo suportará?

Na ficção de “Inferno”, o personagem vilão de Dan Brown criou um vírus que mataria um terço da Humanidade. Stephen Hawking diz que só teremos algum futuro saindo a procura de outros planetas habitáveis. Sonhando, estou sempre viajando na Interprise de “Jornada nas Estrelas”. Acordado, sei que estamos imitando “Mad Max”.

Atualmente somos inundados por enxurradas de avanços genéticos. Num primeiro momento, todos eles parecem maravilhosos com a pretensão de melhorar e prolongar a vida dos seres humanos. Curar o máximo possível das suas doenças. Como será doentio e paradoxal viver saudável um planeta doente.

Por mais algum tempo continuaremos acreditando que estamos protegidos pelos muros da moral, da ética e das crenças. Podem acreditar. Assim como há muros, existe também um submundo. Neste submundo as expectativas dos avanços seguem um caminho totalmente oposto. Não duvidem que este lado esteja recebendo mais financiamentos para suas pesquisas. Essas serão as necessárias quando a hora chegar.

Impossível prever daqui quantas gerações acontecerá. Que acontecerá é certeza absoluta. Para que a Humanidade possa se agarrar aos poucos fiapos de esperança de prologar sua existência, os muros da moral, ética e crença precisarão ser postos no chão. Não haverá outra saída. Muitos serão forçados a morrer para que alguns sobrevivam. Não será como a seleção natural de Darwin. Parecerá um “juízo final”. Nada divino.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52801


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última