Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ATRÁS DA NOITE
Tânia Du Bois



     Ferreira Gullar pergunta, “o que está por detrás da noite?” De fato, é uma questão complexa, que pode se tornar simples se refletirmos com o coração, porque com certeza procuramos a luz na noite. Buscamos a luz para aceitar a espera, como demonstra Pedro Du Bois, “A luz / o esperado encontro com a visão //... avistado / iluminado / no instante exato / em que a razão / cede ao impulso...”
     Entre a luz e a alucinação colhemos a ausência do mistério nos desvãos das portas. Nessa ausência esquecemos as estrelas que brilham sobre o mar e nos levam a aflorar o silêncio da Lua, na procura pela luz. Alice Farias retrata, “sou parte / sou todo... // Não estou pronta / Procuro na luz / Me acho na sombra”.
     Por detrás da noite cintila a Lua mostrando a sua beleza ao se envolver com o vento que ao deslizar reflete o amor; como em Carmen Presotto, “... Nua de carne / com lágrimas impuras / brinco com as estrelas / anoiteço...”
     À noite o canto é a subsistência do grito crescente sobre o olhar obscuro em imagens possuídas de sentimentos, como revela Clauder Arcanjo, “fez-se mais escuro – Era noite? Antes desprezado, um raio de sol pôs para fora seu olho santo, sendo saudado pelas aleluias dos corações nevados. Enfim, uma luz”.
     Conhecemos o que há por detrás da noite? Seriam disfarces de nós mesmos, ou a entrega por sabermos: alucinação? Por detrás da noite revelamos o que não fomos e nem somos. Ainda, alterarmos a verdade nos tons de luz ou em sua falta, pois,não há glória nos esperando, mas, o coração das pessoas no ouvir o grito em cores brilhantes e marcar a distância entre a espera pela luz e as palavras. Carmen Presotto reflete, “... corpos fantasmas / partidos tempos / em preto e branco / saem e gritam / na manhã...”
     Esperamos que, por detrás da noite, a alucinação garanta a permanência na Lua que se apresenta precária e desamparada nos anúncios luminosos do poema, da música e do amor, porque a expectativa é de que a noite disfarça os brilhos e torna todos iguais – daí a expressão de que “todos os gatos são pardos”. Todos somos acrobatas na própria existência e propícios a sermos consumidos pelas luzes do cotidiano, na convivência e na palavra. Clauder Arcanjo descreve, “... Como dormir não conseguiria, e esquecer não mais queria, chamou a Noite, fazendo um triplo – solitário amor: ele, a Noite e a Melancolia”.
     A “amante” por atrás da noite faz e desfaz espaços onde há engano no brilho dos cristais incendiando nossas vidas. Para Ferreira Gullar, “O brilho é vil; / aprenderás a mastigar o teu coração, tu mesma”.
     Parto da premissa que podemos ampliar o significado da noite para lidarmos com a espera, como desafio que nos remete ao conceito do “diferente” no dar sentido ao que desejamos encontrar e conquistar para alimentar o pensamento. Nas palavras de Clauder Arcanjo, “A noite suspirava, dolorosa, por entre as fímbrias da madrugada. E a cidade a sonhar com o milagre de outra vida...”.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços e Eles em diferentes dias.
Número de vezes que este texto foi lido: 27365


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois
Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 334.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 31145 Visitas
Amores! - 28298 Visitas
Desabafo - 28147 Visitas
Vivo com.. - 27806 Visitas
Faça alguém feliz - 27748 Visitas
Sonho de afeto - Dilcimar Ribeiro Fonsêca 27734 Visitas
MENINA - 27711 Visitas
camaro amarelo - 27689 Visitas
viramundo vai a frança - 27686 Visitas
sei quem sou? - 27677 Visitas

Páginas: Próxima Última