Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
manifestações da sexualidade
Por que algumas manifestações da sexualidade são consideradas normais e outras não
Aline Aparecida Ribeiro da Silva Motta

Resumo:
Quando tratamos do assunto sexualidade ou orientação sexual, nos deparamos com vários questionamentos e perguntas, que muitas das vezes não são compreendidas por quem vive a situação ou por quem está do lado de fora dela. A sexualidade é distribuída em três aspectos principais que se inter-relacionam entre si: biológica, psicológica e social. estes três aspectos fundamentais da sexualidade não podem ser considerados isoladamente, já que eles perderiam o significado. Sua unidade biopsicossocial envolve uma configuração para a sexualidade que favorece o desenvolvimento da personalidade . “ A sexualidade tem muito mais riqueza e complexidade do que imaginamos, pelo simples fato de ser a capacidade de um ser tão rico e complexo como é o ser humano”. Julian Fernandez de Quero

Por que algumas manifestações da sexualidade são consideradas normais e outras não?
Porque elas são legitimadas por estruturas pré-determinas da sociedade na qual elas estão inseridas. Por que a homossexualidade já foi avaliada como doença ou perturbação? Porque a homossexualidade foge de um padrão tido como normal e natural do ser humano, não levando em consideração as outras formas à não ser aquelas consideradas válidas pelo sistema social que tem algumas posturas da qual se julgam.
Há formas de sexualidade que podem ser consideradas “naturais”? Nenhuma forma de sexualidade pode ser considerada natural e outras não, todas são consideradas “naturais”, porque a sexualidade é desenvolvida, ela é um contraste que é feito em função do todo que inclui o indivíduo. Por isso falamos que é uma construção. Por quê? Será que escolhemos aquele/a por quem vamos ter desejo, ou isso já faz parte da nossa personalidade? Na verdade, essa questão é bem individual, pois nos acabamos nos apaixonando por aquele/a que nos parece sociável, mais confortável, ou aquilo que nos chama mais atenção, podendo ter varias relações como na dor, repulsa, atração entre outros. E isso não quer dizer que essa pessoa ame menos ou ame mais, isso significa que cada um tem um jeito de amar. Nossos desejos podem mudar ao longo da vida? Claro que nossos desejos podem se mudar ao longo da nossa vida, afinal tudo muda. Por que nossa sexualidade é tão importante para definir quem somos e como seremos tra¬tados por quem está ao nosso redor? Porque são as dinâmicas sexuais que vão estabelecer as estruturas de poder, nas quais o individuo está inserido. Então voltando lá naquelas dinâmicas marxistas, onde Marx fala da luta de classes, depois vem outros pensadores e vão falar das lutas de outras formas. A gente chama isso de intersexualidade e essa intersexualidade ela vai trabalhar a luta de classes, mais através de um viés que pode ser de gênero, raça ou credo ela vai tratar através de outros viseis.
Por que as pessoas que não se comportam de acordo com o que socialmente se espera de homens ou de mulheres são consideradas” anormais”? Porque a sociedade está inserida em um padrão hétero normativos, pois tudo aquilo que não está inserido dentro daquilo que se chamam de normativas da sociedade é considerado “anormais”. E com isso temos os Inter sexo. Inter sexo são pessoas que possuem uma genitálias, fenótipo diferente daquilo que se tem como normal, mais são pessoas que não são ‘XX ou XY ‘ são outras formas de sexualidade que são ignoradas, pois nós temos padrões de normalidades que não se condizem com aquilo que a gente tem como normal. E ainda: Como a sexualidade se relaciona com a constituição de famílias?
Então a família só inicia esse processo de formação a partir da instituição privada. Não se existia família como a gente conhece, de “papai beija na boca de mamãe e ~são felizes para sempre com seus filhinhos”, isso não existia até o século XVIII e XIX é uma invenção muito moderna, antes disso as famílias eram constituídas a partir da propriedade privada. Então assim, a onde você toma sua posse, você forma a sua família e as mulheres eram tidas como moeda de troca. Essa família nuclear, hétero sexual, patriarcal como a gente conhece hoje é uma família muito recente, é uma família que só aparece na história a partir do século XIX antes disso ela não era dessa forma até o beijo na boca é considerada uma coisa nova. Quando a gente pensa na história de Adão e Eva, eles nem pensavam em beijar na boca, pois é um a coisa que só vai aparecer no mundo a partir do século XIX e XX que vão existir essa forma de carinho. Por que algumas manifes¬tações da sexualidade são vistas como legítimas para a constituição de famílias e outras não? Porque existe os pressupostos sociais, religiosos e morais. Que são atravessados dentro de nossas políticas, então são isso que vão fazendo com que algumas famílias sejam aceitas e outras não. Mas aqui no Brasil essa questão é bem complexa, pois estimasse que 53% da população seja feminina, então logo se estima que quase62% das famílias sejam sustentadas(alimentada) por mulheres. Então dentro dessa visão já temos um outro tipo de família, não somente aquela de papai, mamãe e filhinho, onde as mulheres estão a frente e com isso já temos uma compreensão mais atual. O que se diz sobre as famílias formadas por casais de mesmo gênero? Diria o mesmo que diria para uma família considerada “tradicional” que o direito de um é o direito de todos. Porque em uma família se pode e na outra não. Por que se eu posso criar meus filhos, uma família de mesmo sexo também não pode. Por que eu posso ser feliz ao constituir uma família nos padrões das normativas sócias e as pessoas do mesmo sexo não. Afinal para mim toda forma de amor é válida, não existe o certo ou errado existe formas diferentes de amar e ser feliz.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Artigos manifestações da sexualidade Aline Aparecida Ribeiro da Silva Motta
Artigos A importância do livre brincar na Educação Infantil Aline Aparecida Ribeiro da Silva Motta


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55015 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última