Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A importância do livre brincar na Educação Infantil
O por que é importante as crianças brincarem na Educação Infantil
Aline Aparecida Ribeiro da Silva Motta

Resumo:
AS crianças alem de se desenvolver elas aprendem através das brincadeiras e ganham autonomia.

A brincadeira na Educação Infantil, e como assunto a importância do brincar na sala de aula. Através deste projeto, pretende-se mostrar o importante papel da brincadeira na construção do saber, permitindo aos educandos o seu desenvolvimento cognitivo, físico e afetivo. Para Kishimoto (1996, pp37-38), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico. Ao utilizar, de modo metafórico, a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou um espaço definitivo na educação infantil. Para Winnicott (1982), a brincadeira fornece uma organização para a iniciação de relações emocionais e assim propicia o desenvolvimento de contatos sociais. O trabalho tem como objetivo principal analisar as contribuições para a aprendizagem dos alunos quando se utiliza o lúdico no contexto escolar. Como objetivos específicos o trabalho pretende identificar: i) A importância do lúdico na Educação Infantil, tornando o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso; ii) Criar oportunidades através das brincadeiras feitas em sala de aula para novas aprendizagens dos conteúdos expostos, permitindo também o desenvolvimento emocional, afetivo e cognitivo dos alunos, ou seja, seu pleno desenvolvimento. A pesquisa reflete sobre a utilização de brincadeiras em sala de aula para promover o aprendizado. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica. A metodologia utilizada se constituiu de um levantamento da produção da área sobre o tema, tendo como contraponto a prática de sala de aula, com entrevistas e conversas com os profissionais envolvidos no processo de ensino na Educação infantil (professores, Supervisora Pedagógica) retratada através de entrevistas. Como referencial teórico esse trabalho faz interlocução com alguns autores como Tizuko Morchida Kishimoto, Donald Woods Winnicott e Lev Semenovitch Vygotsky. Essa escolha deve-se ao fato desses autores terem desenvolvido várias pesquisas sobre o tema escolhido.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52803


Outros títulos do mesmo autor

Artigos manifestações da sexualidade Aline Aparecida Ribeiro da Silva Motta
Artigos A importância do livre brincar na Educação Infantil Aline Aparecida Ribeiro da Silva Motta


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55770 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55004 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54764 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última