Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Santificação – Progressiva ou Instantânea?
Silvio Dutra


Todas as ordenanças bíblicas são sempre no sentido de se alcançar ainda enquanto vivemos neste mundo uma santificação total, de todo corpo, alma e espírito.
Está claramente revelado que a vontade de Deus para conosco em Cristo Jesus, é a nossa santificação, sem a qual, também se diz que ninguém o verá.
Soa por toda a Bíblia a seguinte ordenança: Não peque mais.
A Bíblia nos exorta a mortificar o pecado e não mais servir ao pecado, mas servir a Deus oferecendo os nossos membros para a prática da justiça.
Agora, o grande dilema e desafio é entender por quais meios tal objetivo deve ser alcançado.
Primeiro, sabemos que Jesus morreu para este propósito principal de redimir-nos do pecado e nos apresentar santos e inculpáveis a Deus Pai.
Segundo, para isto somos justificados pela fé nEle, e pela justificação recebemos o dom do Espírito Santo para operar a nossa regeneração e santificação.
Não padece qualquer dúvida que a justificação e a regeneração ocorrem instantânea e simultaneamente no dia da nossa conversão a Cristo.
Mas, quanto à santificação, é instantânea ou progressiva?
Antes de tudo, uma parte considerável da santificação nos é concedida pelo poder do Espírito na regeneração, quando somos transformados em novas criaturas.
Mas muito do pecado, apesar da crucificação do nosso velho homem, permanece ainda no crente, e é seu dever despojar-se destes resquícios de pecado, pela mortificação deles.
Qual era o ensino dos apóstolos em relação a isto, e conforme prevaleceu na Igreja Primitiva, consoante o puro ensino de Jesus? Eles exortavam os crentes a andarem em santidade de vida. Que estivessem sempre congregados para serem cheios do Espírito Santo, e assim, edificarem-se mutuamente, pelo exercício dos dons espirituais respectivos que haviam recebido.
Com isto, eles cresciam na graça e no conhecimento de Jesus, e exortavam-se mutuamente ao amor e às boas obras.
Havia constante oração na igreja para a santificação dos crentes e para o cumprimento de toda a vontade de Deus, em obediência às Suas ordenanças.
Vemos portanto, que em meio a isto, fica diluída a noção de se buscar ou esperar por uma segunda operação instantânea do Espírito Santo para a santificação total, conforme é o caso da regeneração, pois, na prática, o que se vê, é que há um crescimento gradual no conhecimento e na prática da verdade, pela implantação da justiça de Cristo à nossa vida.
O que deve ser rejeitado a todo custo é o pensamento pernicioso de se retardar por nossa própria conta a obra de santificação, por um consentimento da prática de certas práticas pecaminosas, aí incluídos uma mente não renovada e a omissão de deveres, como se fosse possível ser santificado ao mesmo tempo em que se tem um viver pecaminoso e mundano.
Daí sermos incentivados pela Bíblia a uma plena diligência no crescimento na graça com vistas a alcançarmos a maturidade espiritual e uma fé confirmada pelo Senhor, de modo a não sermos mais agitados por qualquer vento de falsa doutrina.
A partir desta maturidade obtida, que a Bíblia chama de perfeição, há maiores graus de santificação que ainda podem e devem ser obtidos, e nisto não se pode dizer que seja um processo para alcançar a perfeição cristã, uma vez que esta foi atingida na maturidade, e o que se tem agora é a busca da perfeição absoluta, a qual por mais perto que cheguemos perto dela, jamais poderá ser atingida deste outro lado do céu, porque bondade e perfeição absolutas pertencem somente a Deus.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 35 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Aprisionado a Uma Visão Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Todavia, de lá para cá, há mais de uma década, não fiz outra coisa tão dedicadamente em toda a minha vida, do que estudar as suas obras, e foi nelas que muito aprendi a ter a consistência bíblica doutrinária que adquiri, e que exponho em meus textos. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. As obras dos puritanos são muito densas e extensas, e tive que condensá-las e adaptar parte do seu conteúdo para uma forma de linguagem mais atual, tendo no entanto o cuidado, de não prejudicar o teor da mensagem. Você pode ler e ouvir estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://aguardandovj.blogspot.com.br/ Mensagens Sobre o Tempo do Fim e a Volta de Jesus http://www.verdadeevida.org/ Site com centenas de textos, áudios e vídeos sobre o evangelho verdadeiro (com material dos pastores Charles Haddon Spurgeon, John Woen, John Wesley, John Macarthur, John Piper, Paul Washer, Lloyd Jones, John Wesley, Silvio Dutra, entre outros) http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento http://livrono.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Novo Testamento http://retornoevangelho.blogspot.com.br/ Mensagens em textos e vídeos relativos ao Evangelho Verdadeiro. http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/ Poesias sobre o Evangelho Verdadeiro Com Quem Estou Compromissado Quanto aos textos que tenho postado, que são em grande parte relativos a temas religiosos, estou compromissado: - Primeiro, com Deus Pai, com Jesus Cristo e com o Espírito Santo. - Depois com a exposição e interpretação exatas da Palavra de Deus, conforme se encontra na Bíblia. - Com meus amados leitores que têm sido tão gentis e pacientes comigo. - Finalmente, com minha própria consciência, quanto ao dever de ser honesto e verdadeiro em tudo que tenho escrito. Não estou compromissado e nem vinculado a qualquer instituição ou denominação religiosa, de modo que tudo quanto escrevo nunca tem o propósito de defender ou atacar qualquer pessoa ou instituição, mormente quanto às convicções e crenças que elas postulam, senão somente de expor o conteúdo bíblico em toda a sua extensão e profundidade.
Número de vezes que este texto foi lido: 278


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 2 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Como Ir para o Céu Silvio Dutra
Artigos Santificação – Progressiva ou Instantânea? Silvio Dutra
Artigos A Adoração no Culto Público Silvio Dutra
Artigos Qual é a Nossa Parte? Silvio Dutra
Artigos Domínio do Pecado ou da Graça Silvio Dutra
Artigos Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P1 Silvio Dutra
Artigos Tabernaculando Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2078.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 185355 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 163202 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 162079 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 130487 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 117613 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 79899 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69675 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 64496 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 60072 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 55564 Visitas

Páginas: Próxima Última