Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MANIPULADORES E MANIPULADOS
DIRCEU DETROZ

Enganam-se os crentes de que o poder está nas mãos das potências bélicas e atômicas. Essa é uma cortina de fumaça atrás da qual quem detém o verdadeiro poder mundial costuma se esconder. Os poderosos da informação e da mídia adoram viver manipulando ocultos nas sombras.

Enquanto o poder manipulador do nazismo esteve no auge, Hitler foi alargando seu sonhado império de raça superior. Quando a manipulação aliada destruiu a de Hitler seu império transformou-se em cinzas. Os filmes só mostram as batalhas. Se pudessem mostrar os movimentos das sombras, certamente nosso mundo seria diferente. Não necessariamente melhor.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial o mundo foi dividido por duas ideias antagônicas. O Capitalismo e o Comunismo. Então uma nova guerra de manipuladores teve início. Hoje é sabido que os manipuladores do Capitalismo foram os vitoriosos. Na linha de frente do time vencedor estavam o papa João Paulo II e Mikhail Gorbachev.

É fácil explicar o motivo do poder mundial estar nas mãos dos poderosos da mídia e da informação. Seja por qualquer ótica que se olhe, sempre haverá manipulados. Pelas crenças religiosas, pelas ideologias políticas, ou no âmbito social. No DNA dos manipulados encontra-se a falta de convicção e de opinião própria. Foi esse poder manipulador quem criou a praga das redes sociais. As Fake news.

Um bom exemplo de que sempre haverá manipulados é a greve dos caminhoneiros. Em menor escala, a greve criou uma guerra de manipuladores. De um lado construiu-se a ideia de heróis nacionais “salvando” o Brasil. De outro, reportagens, artigos e editoriais com críticas aos “heróis”, que no fundo lutam por uma causa própria. Não pelo Brasil!

Neste ponto vamos inverter os papéis. Quando as reportagens, os artigos e os editoriais mostravam a corrupção petista. Quando eles defendiam abertamente o impeachment de Dilma Rousseff, nunca foram acusados de manipuladores pelos apoiadores da greve. Eram manipuladores apenas para as legiões de petistas.

Vamos imaginar que a greve dos caminhoneiros fosse um ato em prol de “Lula livre”. Eles continuariam “heróis nacionais”, ou seriam rapidamente transformados em inimigos do Brasil? E os manipuladores de hoje? Esses com certeza sem mudar uma única palavra ou virgula nas reportagens, artigos e editoriais seriam elogiados.

Engraçado que acusamos os manipuladores, e esquecemos que nossa capacidade de criar um herói por dia, também é uma espécie de manipulação. Os poderosos manipulam com ideias e informações. As redes sociais manipulam com mentiras. Se você for daqueles que não se deixa manipular, mesmo assim corre o risco de ser acusado de manipulador.





Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 86


Outros títulos do mesmo autor

Artigos ESPREITANDO FANTOCHES DIRCEU DETROZ
Poesias PATINS COR-DE-ROSA DIRCEU DETROZ
Poesias NAMORAR VOCÊ DIRCEU DETROZ
Crônicas OS DIABINHOS DA FAMA DIRCEU DETROZ
Poesias ARRASTÃO DIRCEU DETROZ
Artigos TODA PETULÂNCIA SERÁ CASTIGADA DIRCEU DETROZ
Poesias CANÇÕES DE CIOS DIRCEU DETROZ
Artigos MANIPULADORES E MANIPULADOS DIRCEU DETROZ
Poesias OUTDOORS DIRCEU DETROZ
Crônicas O MUNDO CONECTADO DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 824.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 184664 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 159386 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 158392 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 129909 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 108164 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 74153 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69150 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 63013 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 59306 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 54944 Visitas

Páginas: Próxima Última