Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MANIPULADORES E MANIPULADOS
DIRCEU DETROZ

Enganam-se os crentes de que o poder está nas mãos das potências bélicas e atômicas. Essa é uma cortina de fumaça atrás da qual quem detém o verdadeiro poder mundial costuma se esconder. Os poderosos da informação e da mídia adoram viver manipulando ocultos nas sombras.

Enquanto o poder manipulador do nazismo esteve no auge, Hitler foi alargando seu sonhado império de raça superior. Quando a manipulação aliada destruiu a de Hitler seu império transformou-se em cinzas. Os filmes só mostram as batalhas. Se pudessem mostrar os movimentos das sombras, certamente nosso mundo seria diferente. Não necessariamente melhor.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial o mundo foi dividido por duas ideias antagônicas. O Capitalismo e o Comunismo. Então uma nova guerra de manipuladores teve início. Hoje é sabido que os manipuladores do Capitalismo foram os vitoriosos. Na linha de frente do time vencedor estavam o papa João Paulo II e Mikhail Gorbachev.

É fácil explicar o motivo do poder mundial estar nas mãos dos poderosos da mídia e da informação. Seja por qualquer ótica que se olhe, sempre haverá manipulados. Pelas crenças religiosas, pelas ideologias políticas, ou no âmbito social. No DNA dos manipulados encontra-se a falta de convicção e de opinião própria. Foi esse poder manipulador quem criou a praga das redes sociais. As Fake news.

Um bom exemplo de que sempre haverá manipulados é a greve dos caminhoneiros. Em menor escala, a greve criou uma guerra de manipuladores. De um lado construiu-se a ideia de heróis nacionais “salvando” o Brasil. De outro, reportagens, artigos e editoriais com críticas aos “heróis”, que no fundo lutam por uma causa própria. Não pelo Brasil!

Neste ponto vamos inverter os papéis. Quando as reportagens, os artigos e os editoriais mostravam a corrupção petista. Quando eles defendiam abertamente o impeachment de Dilma Rousseff, nunca foram acusados de manipuladores pelos apoiadores da greve. Eram manipuladores apenas para as legiões de petistas.

Vamos imaginar que a greve dos caminhoneiros fosse um ato em prol de “Lula livre”. Eles continuariam “heróis nacionais”, ou seriam rapidamente transformados em inimigos do Brasil? E os manipuladores de hoje? Esses com certeza sem mudar uma única palavra ou virgula nas reportagens, artigos e editoriais seriam elogiados.

Engraçado que acusamos os manipuladores, e esquecemos que nossa capacidade de criar um herói por dia, também é uma espécie de manipulação. Os poderosos manipulam com ideias e informações. As redes sociais manipulam com mentiras. Se você for daqueles que não se deixa manipular, mesmo assim corre o risco de ser acusado de manipulador.





Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 27639


Outros títulos do mesmo autor

Poesias VOO NOTURNO DIRCEU DETROZ
Crônicas MUITO ALÉM DO MEL DIRCEU DETROZ
Poesias GANGORRA DIRCEU DETROZ
Crônicas A VARIÁVEL ESQUECIDA DIRCEU DETROZ
Crônicas O HIPNOTISMO DAS IDEOLOGIAS DIRCEU DETROZ
Crônicas NO UNIVERSO TUDO É ONTEM DIRCEU DETROZ
Crônicas UM "JUÍZO FINAL" DIRCEU DETROZ
Poesias ESTIBORDO DIRCEU DETROZ
Crônicas AINDA É ELA DIRCEU DETROZ
Poesias ESCOLHA DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 881.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 29087 Visitas
Um céu de estrelas - Angelita Penalva 27858 Visitas
Gratidão a um amor verdadeiro - Paulo Vieira da Silva 27831 Visitas
Vida de perro: el rimbaldiano "caso Udonge" - udonge 27791 Visitas
Amores! - 27791 Visitas
Pra Mim, Fui Eu - Carlos Artur Paulon 27789 Visitas
Desabafo - 27780 Visitas
O Eterno Retorno - Angelita Penalva 27747 Visitas
Sentença poética - Jhonata Antonio 27742 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 27737 Visitas

Páginas: Próxima Última