Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LIVROS E LOMBADAS
Tânia Du Bois

“Nos livros / as lombadas / riem de nós / como nelas descobrir / suas verdades? // Nos livros / as lombadas / nos cansam / como estivéssemos a subir / andar por andar tentando descobrir /
nos segredos do último pavimento / o que está dentro de nós.”
                               (Pedro Du Bois)


          Vocês já notaram que as pessoas quando entram em livrarias voltam-se apenas para os livros com lombadas? Nem percebem os sem lombadas. Até porque, não temos cultura, nem tradição, para considerar o livro apenas pelo seu conteúdo.
          A principal parte de um livro não é o significado das palavras? É interessante, porque sempre pensei que a leitura se desse através do gosto pela literatura. Porém, dei-me conta de que muitas pessoas procuram livros para comprar através de dicas de revistas, da aparência e do que está na “moda”. Não é justo, muitos escritores brasileiros, bons, não têm acesso a essa divulgação e nem são alcançados pela mídia.
          Conheço a história de um casal apaixonado pela literatura. Ele, poeta, edita seus livros de forma oficial: ISBN, ficha catalográfica; ela confecciona as capas dos livros em uma impressora HP, simples. O engajamento deles é tão grande que contagia a todos que estão por perto. Seus livros não são comercializados, talvez, por não terem lombadas; são doados, distribuídos em bibliotecas, colégios e entre os amigos. O retorno desse trabalho é gratificante, esperançoso e prazeroso.
Um dia, esse escritor resolveu participar de concurso de poesia, em São Paulo, com a apresentação de um livro, foi premiado com o primeiro lugar, reconhecido por mestres em literatura. Só então teve o seu primeiro livro com lombada.
          Por incrível que pareça, nem ganhando o concurso e sendo divulgado, tornou-se conhecido; mesmo assim, não foi suficientemente mostrado para merecer a atenção da mídia. Isso não o abalou. Ele continua firme e forte, confeccionando artesanalmente os seus livros e, também, mantém a sua luta literária, escrevendo e divulgando seus textos com paixão.
           A esperança persiste, como em Manoel de Barros, o que não o faz desistir. Manoel, no início da carreira, também confeccionou artesanalmente seus livros, com a ajuda da sua mulher; teve a persistência para manter-se poeta até ser descoberto pelos editores. Hoje é consagrado e tão inspirador que, com a sua poesia, leva-nos ao “estado de passarinho”, como no seu poema: “A poesia está guardada nas /palavras – é tudo que sei /... Poderoso para mim não é aquele que descobre o ouro...”


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento e Vidas Desamarradas.
Número de vezes que este texto foi lido: 246


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PARCEIRA DO TEMPO Tânia Du Bois
Artigos EM PASSOS PESSOAIS Tânia Du Bois
Artigos AUTÓGRAFOS Tânia Du Bois
Artigos SEDUZIR A PRÓPRIA MORTE Tânia Du Bois
Artigos Papel & Imaginação Tânia Du Bois
Artigos A CASA Tânia Du Bois
Artigos BATE bate CORAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos LIVROS E LOMBADAS Tânia Du Bois
Artigos MAL de AMOR Tânia Du Bois
Artigos NA LINHA DO TEMPO: Solha & Mulheres Notáveis Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 320.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 185073 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 162961 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 160641 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 130267 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 117354 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 76469 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69475 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 63801 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 59781 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 55325 Visitas

Páginas: Próxima Última