Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ESCASSEZ DE MATÉRIA-PRIMA
DIRCEU DETROZ

Os precursores das grandes navegações conhecidas foram os Vikings. Por vários motivos muito da História desse povo nórdico se perdeu. Um desses motivos foi que aos olhos de uma Europa “civilizada e crente”, os Vikings eram considerados “selvagens e promíscuos”.

Há fortes evidências de que eles teriam chegado às Américas muito antes dos portugueses e espanhóis. Seus barcos chamados de “Drakkar” (navio dragão) não eram bons apenas pelo fato de serem fabricados por excelentes construtores. De nada adiantaria excelentes construtores, se a matéria-prima usada não tivesse excelência também.

O mesmo cabe para portugueses e espanhóis. Se suas caravelas que cruzaram os mares rumo ao desconhecido, não fossem fabricadas com matéria-prima de excelente qualidade, é bom possível que eu nem estivesse aqui escrevendo esta crônica. A História conhecida seria completamente diferente.

E já que estamos numa região moveleira, podemos citar a qualidade dos móveis também como exemplo. Enquanto as conhecidas “madeiras de lei” podiam ser usadas como matéria-prima, a excelência na qualidade dos móveis estava num nível elevado. Quando seu uso foi proibido a excelência e o nível de qualidade caíram drasticamente.

Usei a matéria-prima de excelente qualidade que os construtores de barcos Vikings, portugueses, espanhóis e os nossos moveleiros tinham nas mãos, para fazer uma analogia com a democracia brasileira. Partindo do seguinte princípio. O povo representa no script os construtores. Os políticos a matéria-prima.

Vou esquecer nossos períodos democráticos antes do golpe militar de 1964. Esquecer, porém, lembrar de que nunca conseguimos manter um padrão linear. Quando se lê a História percebe-se que ela é feita por remendos e sobressaltos.

Começamos por Collor de Mello. Uma matéria-prima de quinta categoria vendida para uma legião de construtores inexperientes como se fosse de primeira. Desde Collor, os construtores sonham encontrar matéria-prima nem que seja de terceira. Esses sonhos têm terminado em sucessivos pesadelos.

O problema é que até matéria-prima de terceira está ficando escassa. A culpa é do solo ruim no qual nossa democracia foi replantada a partir de 1989.

Não deixaria de terminar usando outra analogia. O topo da pirâmide brasileira incluindo os três poderes da nação se assemelha a uma plantação de pinus. Ali além da matéria-prima não conter qualidade alguma, ainda impede algo de bom florescer ao seu redor. Até mesmo construtores conscientes.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54919 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última