Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
COMANDADOS POR DIABINHOS
DIRCEU DETROZ

Filosoficamente sempre me questiono sobre qual seria o conceito correto. A faísca que acendeu a inteligência da raça humana foi assoprada pelo egoísmo? Ou, o egoísmo humano se acendeu das cinzas deste faiscar?

Existe uma única certeza. Sem o egoísmo jamais teríamos chegado até aqui. Ele desempenhou um papel crucial para que atingíssemos o status de raça dominante. Nas narrativas da evolução, desde a escuridão das cavernas e do medo do céu estrelado contadas pelos fósseis e desenhos, o egoísmo é uma variável constante.

Os mistérios da mente humana são desafiadores. Verdadeiros labirintos habitados por anjinhos e diabinhos. Enquanto eles se divertem brincando de gangorra dentro das mentes humanas criam seus contrapontos. Suas dualidades.

Os anjinhos que não aturam os cartazes egoístas nem os sorrisos sarcásticos exibidos pelos diabinhos, em contraponto criam seus cartazes de altruístas. Estranhamente só convocamos nossos anjinhos e seus cartazes, quando precisamos disfarçar ou fingir. Fora do disfarce e do fingimento estamos fechados 100% com os nossos diabinhos.

Uma raça altruísta não necessita de nenhum deus ou crenças religiosas. Como consequência estaria imune aos pecados. Não faria guerras de conquistas. Não proporia limpezas étnicas. Não se importaria com a cor da pele. Uma raça altruísta entenderia o verdadeiro conceito de Humanidade.

Uma raça altruísta não necessita de classes sociais. Não cria pecadores nem hipócritas. Não sabe o significado de distribuição de renda. Não permite a proliferação de campos de refugiados. Não permite o desperdício. Cada centavo sobrando seria aplicado na preservação do planeta. Pensando na herança para as gerações futuras.

Qualquer raça altruísta também morreria diante de uma criança morrendo de fome ou de sede. Morreria quando Hiroshima morreu. Morreria quando Chernobyl matou. Morreria queimada nas fogueiras da Inquisição. Morreria quando uma espécie habitante do planeta sucumbisse à extinção.

Qualquer raça altruísta não saberia esconder sua indignação diante dos abusos dos poderosos. Das indústrias armamentista, alimentícia e farmacêutica. Não saberia esconder sua indignação ao ver em todos os lugares do Brasil, a foto de Bruna Marquezine sentada no colo de Neymar em cadeira de rodas.

O egoísmo é a maior religião do planeta. Sua “bíblia” também é sagrada. Igualmente sua crença sobreviveu aos milênios. Oramos diariamente diante dos seus altares. Orações egoístas. E por mais estranho que pareça, quando vemos um altruísta passando blasfemamos: Ali vai um pecador!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52841


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68889 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54917 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54719 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54626 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54545 Visitas

Páginas: Próxima Última