Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
POUCA INTELIGÊNCIA NO UNIVERSO
DIRCEU DETROZ

Já se passando bons quarenta anos, não esqueço de quando li “Cosmos” de Carl Sagan. No Livro Sagan apresenta uma equação. Cada planeta do Sistema Solar está a uma distância do sol não por acaso. A distância correta podia ser calculada por aquela equação. Para quem achá-lo recomendo a leitura. O meu é uma relíquia guardada.

Mas havia um problema. Para resolver a equação era preciso uma calculadora científica. Muitos riram agora né! Pois é, mas isso foi a quase meio século atrás. Nada de computador ou Windows. Na minha cidade nem vendiam calculadoras científicas. Então precisei encomendar uma. Paguei o equivalente a seiscentos reais na época.

Acham que me preocupei com o preço? Nem um pouco. O objetivo traçado era resolver a equação. Quando resolvi foram fogos de felicidade para todos os lados. De repente, me senti inteligente. Claro que vou entender aqueles que estão se perguntando: Inteligente? Pagar seiscentos reais por uma calculadora científica?

Na semana passada, Richard Dawkins colocou minha inteligência em dúvida. Em “O Gene Egoísta” ele escreve: "A vida inteligente em um planeta torna-se amadurecida quando pela primeira vez compreende a razão da sua própria existência". Não basta ser inteligente. Ela precisa amadurecer.

Brincadeiras sobre inteligência à parte, a raça humana ainda não se deu conta da sua raridade no Universo. Diante dessa raridade, é aceitável como normal a procura por divindades criadoras. Apesar de não ser inteligente.

A possibilidade de se encontrar vida no Universo está acima dos 95% de chances. E a possibilidade de se encontrar vida inteligente? Neste caso, eu diria que é menos de 5%. No Universo evolução, sorte e inteligência são raridades.

Sem colocar a água e o oxigênio na equação, se o planeta Terra orbitasse um Sistema Solar binário com dois sois. Sem estar na distância exata do sol. Se na geologia do planeta não houvesse vulcões e terremotos não estaríamos aqui. Sem contar que no caminho dos dinossauros havia um asteroide. Estamos aqui graças a ele também.

Eu diria que o Universo é um “Jardim do Éden” para a vida. Células se reproduzindo em sopas primordiais. Porém, para que alguma espécie desse jardim evolua até o faiscar da inteligência o caminho precisa não ser apenas perfeito. Uma dose de sorte das grandes é necessária.

Acho impossível nossa inteligência amadurecer a ponto de compreendermos a razão de existir. E acho possível que ela nos leve à extinção. Não acho que seja raro o Universo presenciar a extinção de raças inteligentes. A humana não verá o alvorecer do quarto milênio. Até lá, não somos os únicos nesta imensidão, mas somos sortudos e raros.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 234


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas OS PERIGOS DE UM ENCONTRO DIRCEU DETROZ
Artigos PIOR DO QUE PERDER A COPA DIRCEU DETROZ
Poesias CONSOLO DIRCEU DETROZ
Crônicas CAPÍTULOS EVOLUTIVOS DIRCEU DETROZ
Crônicas A EQUAÇÃO DA ALMA DIRCEU DETROZ
Artigos ESPREITANDO FANTOCHES DIRCEU DETROZ
Poesias PATINS COR-DE-ROSA DIRCEU DETROZ
Poesias NAMORAR VOCÊ DIRCEU DETROZ
Crônicas OS DIABINHOS DA FAMA DIRCEU DETROZ
Poesias ARRASTÃO DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 829.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 184892 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 160212 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 160004 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 130116 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 113377 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 75312 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69344 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 63409 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 59540 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 55165 Visitas

Páginas: Próxima Última