Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O MURO DA EVOLUÇÃO
DIRCEU DETROZ

É possível que a evolução humana tenha chegado diante de um muro. Para ultrapassá-lo é preciso pôr abaixo muitas das convenções que escravizam as sociedades. Sabemos que a maioria delas existem há milênios, e foram impostas pela expansão do Cristianismo.

Acreditar que o Cristianismo se impôs pela fé é um erro. O medo e o terror foram fundamentais nessa ascensão. A instituição do pecado. A descoberta do inferno, graças a visão de Dante Alighieri. Enquanto a Bíblia tornava-se a “verdade divina”, muitos viam-se obrigados esconder seus pergaminhos da verdade em cavernas.

O muro ficou mais alto com as barbáries da Inquisição. As labaredas das fogueiras acesas noite e dia. Um método eficiente de exorcismo. Corpos queimados virando cinzas. De algum modo, o mundo foi salvo pela ciência. Sem se esquecer que as religiões e a fé sempre estiveram e estão no foco de todas as atrocidades humanas.

No Brasil, essa sensação de estarmos diante do muro é muito perceptível. De um lado, existem aqueles querendo quebrar o muro das convenções para que a evolução passe adiante. Do outro lado, aqueles com o desejo do muro permanecer intacto. Ainda podemos escolher lados. Não poderemos impedir a implosão do muro

É perceptível também, que as religiões e as crenças estão sendo empurradas para um beco sem saída. Diante dos avanços da ciência o medo foi perdendo sua aura de amedrontador, e a fé perdendo seu grande aliado. Tentam ressuscitá-la através de recompensas materiais. Mais cedo do que se pensa a evolução atravessará o muro. Muitas das convenções atuais estão com seus dias contados.

A evolução está nos levando para um novo patamar nas relações humanas. As convenções impostas pelo Cristianismo fatalmente serão apenas capítulos de livros empoeirados. Poucos despertarão interesse e serão tirados das estantes.

Por mais algum tempo dedos serão apontados na direção de Judith Butler para culpá-la de destruir as famílias. As famílias não serão destruídas. A evolução humana será a responsável por um novo gênero de família. Essa que conhecemos deixará de existir.

Somos críticos ferrenhos da nossa atual educação escolar. A evolução dessa educação já é um reflexo do que acontece nas famílias. É possível educar. É impossível evitar opções e escolhas. Logo enfrentaremos outro “fantasma” que está chegando. A poligamia. O mesmo medo que alimentou a fé, surge diante da evolução.

As convenções que nos trouxeram até aqui já são dinossauros e precisam de uma extinção em massa. O asteroide já está a caminho e não existe fuga. A evolução não irá ater-se diante de convenções, crenças ou fé. Muito menos de vontades e desejos das sociedades. Sejam elas minoria em naves espaciais, ou maioria em diligências.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 1197


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas NOSSA PIOR NUDEZ DIRCEU DETROZ
Crônicas NADIA GRITOU... QUEM QUER OUVIR? DIRCEU DETROZ
Poesias MINHA MORADIA DIRCEU DETROZ
Crônicas A "IA" NÃO SERÁ UM MENINO BONITO DIRCEU DETROZ
Poesias SORTUDOS DIRCEU DETROZ
Artigos OS GRITOS DOS INSENSATOS DIRCEU DETROZ
Crônicas UMA RAÇA CONCORRENTE DIRCEU DETROZ
Crônicas UMA MARIA MADALENA EMPODERADA DIRCEU DETROZ
Poesias MONÓLOGOS DIRCEU DETROZ
Poesias CINCO ANINHOS DA ANALIZZ DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 851.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 185466 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 163603 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 163488 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 130608 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 117691 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 80538 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69761 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 64744 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 60240 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 55688 Visitas

Páginas: Próxima Última