Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O MURO DA EVOLUÇÃO
DIRCEU DETROZ

É possível que a evolução humana tenha chegado diante de um muro. Para ultrapassá-lo é preciso pôr abaixo muitas das convenções que escravizam as sociedades. Sabemos que a maioria delas existem há milênios, e foram impostas pela expansão do Cristianismo.

Acreditar que o Cristianismo se impôs pela fé é um erro. O medo e o terror foram fundamentais nessa ascensão. A instituição do pecado. A descoberta do inferno, graças a visão de Dante Alighieri. Enquanto a Bíblia tornava-se a “verdade divina”, muitos viam-se obrigados esconder seus pergaminhos da verdade em cavernas.

O muro ficou mais alto com as barbáries da Inquisição. As labaredas das fogueiras acesas noite e dia. Um método eficiente de exorcismo. Corpos queimados virando cinzas. De algum modo, o mundo foi salvo pela ciência. Sem se esquecer que as religiões e a fé sempre estiveram e estão no foco de todas as atrocidades humanas.

No Brasil, essa sensação de estarmos diante do muro é muito perceptível. De um lado, existem aqueles querendo quebrar o muro das convenções para que a evolução passe adiante. Do outro lado, aqueles com o desejo do muro permanecer intacto. Ainda podemos escolher lados. Não poderemos impedir a implosão do muro

É perceptível também, que as religiões e as crenças estão sendo empurradas para um beco sem saída. Diante dos avanços da ciência o medo foi perdendo sua aura de amedrontador, e a fé perdendo seu grande aliado. Tentam ressuscitá-la através de recompensas materiais. Mais cedo do que se pensa a evolução atravessará o muro. Muitas das convenções atuais estão com seus dias contados.

A evolução está nos levando para um novo patamar nas relações humanas. As convenções impostas pelo Cristianismo fatalmente serão apenas capítulos de livros empoeirados. Poucos despertarão interesse e serão tirados das estantes.

Por mais algum tempo dedos serão apontados na direção de Judith Butler para culpá-la de destruir as famílias. As famílias não serão destruídas. A evolução humana será a responsável por um novo gênero de família. Essa que conhecemos deixará de existir.

Somos críticos ferrenhos da nossa atual educação escolar. A evolução dessa educação já é um reflexo do que acontece nas famílias. É possível educar. É impossível evitar opções e escolhas. Logo enfrentaremos outro “fantasma” que está chegando. A poligamia. O mesmo medo que alimentou a fé, surge diante da evolução.

As convenções que nos trouxeram até aqui já são dinossauros e precisam de uma extinção em massa. O asteroide já está a caminho e não existe fuga. A evolução não irá ater-se diante de convenções, crenças ou fé. Muito menos de vontades e desejos das sociedades. Sejam elas minoria em naves espaciais, ou maioria em diligências.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 89


Outros títulos do mesmo autor

Poesias UIVOS DIRCEU DETROZ
Crônicas QUANDO A REALIDADE ENGOLE A FICÇÃO DIRCEU DETROZ
Poesias ARMADILHAS DIRCEU DETROZ
Crônicas O QUE VOCÊ FARIA DIRCEU DETROZ
Poesias HIPNÓTICA DIRCEU DETROZ
Crônicas O FILÓSOFO DO RÁDIO DIRCEU DETROZ
Poesias GARGANTA PROFUNDA DIRCEU DETROZ
Crônicas O CÉU DAS ESTAÇÕES DIRCEU DETROZ
Poesias PARÁBOLAS DIRCEU DETROZ
Artigos O MURO DA EVOLUÇÃO DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 772.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 182804 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 148882 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 148385 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 128325 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 67382 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 64806 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 58835 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 58663 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 57541 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 53551 Visitas

Páginas: Próxima Última