Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CENÁRIOS ASSUSTADORES
DIRCEU DETROZ

Quando instigados a opinar sobre possíveis cenários políticos para 2018, os cientistas políticos ousam falar apenas de dois. Sobre um terceiro que as pesquisas eleitorais indicam, há uma espécie de silêncio. Não sei o que esse silêncio significa, mas podemos fazer algumas conjecturas.

O primeiro cenário trata de uma candidatura econômica. Um sonho que os mercados financeiros começam alimentar para o Brasil. Com um crescimento ainda cambaleante, procuram um novo FHC como alternativa. Que pode ser Henrique Meirelles. Observem juros e inflação, de repente “forçados”, descendo a ladeira.

Claro, existe um problema. Este Ministro da Fazenda não tem na manga o coringa do Plano Real. Desde que assumiu, Meirelles vem se notabilizando como um especialista em promover o terrorismo econômico. Para que as reformas que agradam os mercados financeiros sejam aprovadas, nosso ministro usa ameaças de cortes aqui e acolá.

Não creio que trocar um governo corrupto por um terrorista econômico que caiu nas graças dos mercados seja o melhor dos cenários. Só que existem sempre os detalhes. Havendo possibilidade de vitória e sem plano B, PSDB e PMDB darão apoio e se agarrarão a ela. Afinal, só interessa manter-se no poder. E nem precisa ser Meirelles.

O segundo cenário parece assustar todos os cientistas políticos. O cenário do aventureiro. Quando falam de Jair Bolsonaro, fazem questão de lembrar Collor de Mello.

Os brasileiros parecem propensos a procurar “salvadores”. Com um grande empurrão da mídia, quem depois intitulou-se “caçador de marajás” foi eleito. Em seguida, foi a vez de procurar o “salvador” num trabalhador. Agora parece que o hipnotismo do novo “salvador” foi ter usado farda. De salvador em salvador estamos ficando sem salvação.

Justamente por lembrar Collor de Mello, Bolsonaro é o cenário menos assustador. Sem apoio político ninguém consegue governar. A não ser que se “venda”, poderá ser mandado embora rapidamente. E vender-se parece estar no DNA dos políticos.

O cenário das pesquisas é o mais assustador e sombrio. Nossa grande tragédia seria a recondução de Lula e do PT ao poder. Um cenário perfeitamente possível, diante de juízes e decisões que perderam toda a credibilidade. É difícil compreender essa vontade de reconduzir Lula à presidência, ao mesmo tempo que a corrupção encabeça a lista dos maiores problemas do país. Talvez, e explicação esteja num país de despolitizados.

E Lula terá apoio político? Nunca duvidem disso. Se precisar, o PMDB usará sua camuflagem de “aproveitador de ocasião”. Por poder, deixará o PSDB com a canoa furada e subirá novamente no agora “iate” do PT. Ao som de “Amigos para Sempre”.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 811


Outros títulos do mesmo autor

Artigos OS GRITOS DOS INSENSATOS DIRCEU DETROZ
Crônicas UMA RAÇA CONCORRENTE DIRCEU DETROZ
Crônicas UMA MARIA MADALENA EMPODERADA DIRCEU DETROZ
Poesias MONÓLOGOS DIRCEU DETROZ
Poesias CINCO ANINHOS DA ANALIZZ DIRCEU DETROZ
Artigos O BRASIL DOS CONTOS DE FADAS DIRCEU DETROZ
Poesias RETROSPECTIVAS DIRCEU DETROZ
Poesias METÁFORAS DIRCEU DETROZ
Crônicas EVOLUÍMOS PARA NUNCA SAIR DAQUI DIRCEU DETROZ
Crônicas VISÕES DO FUTURO DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 846.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 185359 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 163203 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 162151 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 130490 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 117615 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 79900 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 69675 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 64496 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 60072 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 55564 Visitas

Páginas: Próxima Última