Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
CENÁRIOS ASSUSTADORES
DIRCEU DETROZ

Quando instigados a opinar sobre possíveis cenários políticos para 2018, os cientistas políticos ousam falar apenas de dois. Sobre um terceiro que as pesquisas eleitorais indicam, há uma espécie de silêncio. Não sei o que esse silêncio significa, mas podemos fazer algumas conjecturas.

O primeiro cenário trata de uma candidatura econômica. Um sonho que os mercados financeiros começam alimentar para o Brasil. Com um crescimento ainda cambaleante, procuram um novo FHC como alternativa. Que pode ser Henrique Meirelles. Observem juros e inflação, de repente “forçados”, descendo a ladeira.

Claro, existe um problema. Este Ministro da Fazenda não tem na manga o coringa do Plano Real. Desde que assumiu, Meirelles vem se notabilizando como um especialista em promover o terrorismo econômico. Para que as reformas que agradam os mercados financeiros sejam aprovadas, nosso ministro usa ameaças de cortes aqui e acolá.

Não creio que trocar um governo corrupto por um terrorista econômico que caiu nas graças dos mercados seja o melhor dos cenários. Só que existem sempre os detalhes. Havendo possibilidade de vitória e sem plano B, PSDB e PMDB darão apoio e se agarrarão a ela. Afinal, só interessa manter-se no poder. E nem precisa ser Meirelles.

O segundo cenário parece assustar todos os cientistas políticos. O cenário do aventureiro. Quando falam de Jair Bolsonaro, fazem questão de lembrar Collor de Mello.

Os brasileiros parecem propensos a procurar “salvadores”. Com um grande empurrão da mídia, quem depois intitulou-se “caçador de marajás” foi eleito. Em seguida, foi a vez de procurar o “salvador” num trabalhador. Agora parece que o hipnotismo do novo “salvador” foi ter usado farda. De salvador em salvador estamos ficando sem salvação.

Justamente por lembrar Collor de Mello, Bolsonaro é o cenário menos assustador. Sem apoio político ninguém consegue governar. A não ser que se “venda”, poderá ser mandado embora rapidamente. E vender-se parece estar no DNA dos políticos.

O cenário das pesquisas é o mais assustador e sombrio. Nossa grande tragédia seria a recondução de Lula e do PT ao poder. Um cenário perfeitamente possível, diante de juízes e decisões que perderam toda a credibilidade. É difícil compreender essa vontade de reconduzir Lula à presidência, ao mesmo tempo que a corrupção encabeça a lista dos maiores problemas do país. Talvez, e explicação esteja num país de despolitizados.

E Lula terá apoio político? Nunca duvidem disso. Se precisar, o PMDB usará sua camuflagem de “aproveitador de ocasião”. Por poder, deixará o PSDB com a canoa furada e subirá novamente no agora “iate” do PT. Ao som de “Amigos para Sempre”.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52843


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55770 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55004 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54764 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última