Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A culpa é da mãe!
Cláudio Thomás Bornstein

Eu que sempre andei a pé por tudo quanto é canto, por conta de uma fratura, fui obrigado a pegar táxi. Tomei táxi para cima e para baixo, tomei táxi até mesmo para ir à esquina comprar pão. A vantagem é o conforto e o comodismo. A desvantagem, além do óbvio rombo financeiro, é ter que escutar as histórias dos taxistas.

Os taxistas, coitados, vivem o dia inteiro enfrentando o caos do tráfico, com a coluna afundada no assento, de forma que estão loucos para relaxar e aliviar a tensão, ainda por cima com alguém que como eu, ouço mais do que falo, sou cordato, conciliador e procuro agradar, isto é, somente nestes casos, porque, em outros... mas, isto é outra história.

A maioria das histórias dos taxistas é chata, cheia de lugares-comuns, clichês e preconceitos, como, aliás, a maioria das histórias da maioria dos mortais. Mas esta vale a pena ser recontada.

Entrei no táxi e após os cumprimentos habituas e o endereço do destino, o taxista começou a manipular o celular que estava preso no painel do carro. Uma voz surgiu para quebrar o silêncio do ar condicionado, pois os vidros estavam fechados e só se ouvia o sussurro do vento passando pelas aberturas do painel: “Você não imagina, meu filho, minha cabeça está pegando fogo. Fui ao banco pagar a prestação da geladeira e o seguro e, depois, fui na administradora pagar o aluguel. Vou deixar de pagar a "Net" e o telefone porque não deu. Depois a gente vê. Não sobrou nada, só cinqüenta reais. E ainda estamos no meio do mês. Acho que vou para a casa da Maria Lúcia passar umas semanas lá, ou então, passar o resto do mês no pão e ovo.”

Eu, meio encabulado de estar participando da vida intima e familiar de alguém que não conheço, resolvi, para desanuviar, generalizar. O geral é sempre vago e difuso e, portanto, menos dramático que o particular. “A situação está braba, o desemprego alto, lojas e empresas fechando. Ninguém mais tem dinheiro para pagar as contas, só que elas não param de chegar. Está assim para todo mundo. Todo mundo não, porque tem uns salafrários que estão se dando bem!”

“É verdade” respondeu o taxista, também cordato e conciliador, mas, depois, pensando bem, achando que o geral não era tão geral assim e que tinham algumas questões mais particulares que valiam a pena ser contadas porque afinal, é o particular que dá tempero à vida, ajuntou: “só que ela reclama muito. Acabou de fazer uma viagem para o Recife e no próximo final de semana já vai fazer outra. Mora em casa alugada, mas tem casa própria que ela deixou para a filha, e, no entanto, o andar de cima está vazio.” E para reforçar a argumentação, acrescentou: “Antes desta chamada ela tinha me mandado um "zap" pedindo para eu depositar cem reais. Telefonei pro meu irmão e ela fez o mesmo com ele. Meu pai já dizia que dar dinheiro na mão dela é o mesmo que jogar fora. Tudo que ela tem, ela gasta.”

Eu, sempre a fim de concordar e conciliar, mudei o discurso. Do país e da crise nacional, passei para a mãe, que, na verdade, é o inicio e o fim de tudo. Não é para os braços da mãe-terra que a gente vai depois de morto? Depois, já fora do táxi, eu pensei: quem sabe se a fratura que tinha ocasionado tudo, me feito andar de táxi e escutar as histórias dos taxistas, não era também culpa da mãe?


Biografia:
Para mais informações visite o blog CAUSOS em www.ctbornst.blogspot.com.br. Querendo fazer comentários, mande e-mail para ctbornst@cos.ufrj.br
Número de vezes que este texto foi lido: 52959


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Escondidinho de camarão Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas Brincadeira tem hora Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas Tempos, relógios e relojoeiros Cláudio Thomás Bornstein
Frases Ousar ou não ousar? Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas A mendiga e a galinha Cláudio Thomás Bornstein
Crônicas Amante e cunhado Cláudio Thomás Bornstein
Frases Regra e exceção Cláudio Thomás Bornstein
Frases Estímulo ou repressão? Cláudio Thomás Bornstein
Frases Sexo e obrigação Cláudio Thomás Bornstein
Frases Amor e sexo Cláudio Thomás Bornstein

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 80.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56717 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55049 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54967 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54846 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54841 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54741 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última