Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A DEFLAÇÃO E O ILUSIONISMO
DIRCEU DETROZ

No domingo Elio Gaspari escreveu na Folha de São Paulo e no O Globo: “O mercado começou a vender Temer comprando Rodrigo Maia”. Só que antes disso, Michel Temer resolveu ir se exibir na cúpula do G20. A exibição foi rápida. Logo o presidente soube de um Rodrigo Maia louquinho para ocupar seu lugar. Com a ajuda dos tucanos.

Michel Temer chegou ao G20 dizendo não “existir nenhuma crise econômica no Brasil”. E aqui os mercados já abrindo negociações com Rodrigo Maia, ainda cumpriram o acordo. Fizeram da primeira deflação após onze anos, motivo de comemoração com champanhe.

Como as reformas trabalhista e previdenciária, a deflação é outro dos ilusionismos que o topo da pirâmide solta de paraquedas para ver se quem vive na base da pirâmide engole. Contando claro, sempre com a ajuda da mídia. A água que ajuda engolir.

Deflação poderia sim ser uma boa notícia se vivêssemos num cenário diferente do atual. A deflação dos sonhos seria num país completamente diferente no nosso. Com crescimento estável e robusto. Com emprego e capacidade industrial plenos. Com ganhos reais nos salários. E taxas de endividamento abaixo dos 10%.

Se neste cenário dos sonhos os preços permanecessem comportados, uma deflação após uma década poderia e deveria ser comemorada. Não é o nosso caso. E temo que esse sonho infelizmente, seja sempre apenas um sonho.

A realidade é brutalmente diferente. O crescimento do país jamais conseguiu atingir qualquer nível de estabilidade. Quando nosso PIB cresce, os índices não são apenas pífios. Também são vergonhosos. Igualmente vergonhosa é nossa taxa atual de desemprego.

Os ganhos reais abandonaram os salários, e o viés de achatamento continua apontando para baixo. Sem empregos e sem salários compatíveis, a taxa de endividamento dos brasileiros está chegando aos 65%. O FGTS foi um paliativo passageiro. Durará pouco.

Partindo para a fantasia, num cenário de pouca oferta, e de procura menor ainda, até o dragão da inflação está sem dinheiro para comprar o combustível que alimenta suas labaredas inflacionárias. Só que o dragão é tinhoso. Sem o fogo ele sabe usar o truque do ilusionismo.

Ilusionismo também é o que os “mercados” de Elio Gaspari e os tucanos resolveram fazer tentando vender Michel Temer para comprar Rodrigo Maia. Na verdade, nenhum dos dois importam. Todos estão de olho nos vídeos gravados por Henrique Meirelles falando sobre a continuidade da economia. Todos brindam uma deflação ilusória.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52810


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55699 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54731 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54631 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54552 Visitas

Páginas: Próxima Última