Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Cura para o Desânimo
A. W. Pink



A.     W. PInk (1886-1952)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra

"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.". (Salmo 42: 5)
Quando o salmista pronunciou estas palavras, seu espírito estava abatido e seu coração estava pesado dentro dele. Na carreira de Davi, havia muito que era calculado para tristeza e depressão: as perseguições cruéis de Saul, que o caçava como uma perdiz nas montanhas; a traição de seu amigo de confiança Aitofel; a traição de Absalão; e a lembrança de seus próprios pecados, eram suficientes para dominar o coração mais forte! E Davi era um homem de paixões semelhantes às nossas - ele não estava sempre no topo da montanha, mas às vezes passava as estações na escuridão do desespero e no desfiladeiro da escuridão.
Mas Davi não deu lugar ao desespero, nem sucumbiu às suas dores. Ele não se deitou como um animal ferido que nada fazia além de encher o ar de seu uivar. Não, ele agiu como uma criatura racional, e, como um homem, olhou seus problemas diretamente na cara. Mas ele fez mais; ele fez um inquérito diligente, ele se desafiou, ele procurou descobrir a causa de seu desânimo: ele perguntou: "Por que você está abatida, ó minha alma?" Ele desejou conhecer o motivo dessa depressão. Este é frequentemente o primeiro passo para a recuperação da depressão do espírito. Murmurar não nos leva a lugar nenhum. Torcer nossas mãos não traz alívio nem temporariamente, nem espiritualmente. Deve haver autointerrogatório, autoexame, autocondenação.
"Por que você está abatida, ó minha alma?" Precisamos nos conduzir à tarefa. Precisamos enfrentar sem medo algumas perguntas simples. Qual é o bem de dar lugar ao desespero? Qual possível ganho isto pode me trazer? Sentar-se e não se mover não é "redimir o tempo" (Efésios 5:16). Falar e lutar não vai resolver as coisas. Então, cada desanimado chame sua alma a prestar conta e pergunte o que pode ser atribuído como causa adequada para a irritação e o desânimo.
"Talvez tenhamos grande motivo para lutar pelo pecado e orar contra a impiedade prevalecente. Mas o nosso grande abatimento, mesmo sob as mais severas aflições exteriores ou provas internas, vem da incredulidade e da vontade rebelde. Portanto, devemos nos esforçar e orar contra isso." (Thomas Scott).
"Por que você está abatida, ó minha alma?" Você não pode descobrir a resposta real, sem pedir conselhos aos outros? Não é verdade que, no fundo do seu coração, você já conhece, ou pelo menos suspeita, da raiz do problema atual? Você está "derrubado" por circunstâncias angustiantes que sua própria insensatez lhe trouxe? Então reconheça com o salmista: "Eu sei, Senhor, que os teus juízos são retos, e na tua fidelidade, me afligiste." (Salmo 119: 75).
É devido a algum pecado, algum curso de autovontade, alguma semeadura pela carne - que você agora colhe a corrupção? Então confesse isto a Deus e implore a promessa encontrada em Provérbios 28:13: "O que cobre os seus pecados não prosperará, mas quem os confessar e abandoná-los alcançará misericórdia."
Ou você está sofrendo porque a Providência não sorriu sobre você tão docemente quanto tem feito sobre alguns de seus próximos? "Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque eles não sofrem dores; são e robusto é o seu corpo. Não se acham em tribulações como outra gente, nem são afligidos como os demais homens." (Salmo 73: 3-5).
Talvez os casos sugeridos acima não se encaixem exatamente em alguns de nossos leitores. Poucos podem dizer: "Minha alma está abatida e meu coração está pesado porque minhas finanças estão em um fluxo tão baixo, e a perspectiva é tão escura". Isso é, de fato, uma provação dolorosa, e uma em que a mera natureza muitas vezes se afunda. Mas, querido amigo, há uma cura para o desânimo mesmo quando ocasionado por esta causa. Aquele que declara que "o gado em mil colinas são meus" ainda vive e reina! Alguém que alimentou dois milhões de israelitas no deserto por quarenta anos, não é ministro para você e sua família? Aquele que sustentou Elias no tempo da fome, não o impede de morrer de fome?
"Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?" (Mateus 6:30).
Voltando ao nosso texto de abertura, observemos como Davi não só não sucumbiu às suas dores, pois interrogou sua alma e repreendeu sua incredulidade - mas também pregou: "Esperança em Deus!" Ah, é isso que os desanimados precisam fazer - nada mais trará um alívio real aos deprimidos. A visão imediata pode ser escura, mas as promessas divinas são brilhantes. A criatura pode falhar, mas o Criador não o fará, se você realmente confiar nele. O mundo pode estar no fim do seu juízo, mas o cristão não precisa estar assim. Existe aquele que é "uma ajuda muito presente em tempos de problemas" (Salmo 46: 1), e Ele nunca deserta aqueles que realmente fazem dEle o seu refúgio. O escritor provou isso, muitas, muitas vezes - e também o leitor. O fato é que as condições presentes oferecem uma grande oportunidade para aprender a suficiência da graça divina. A fé não pode ser exercitada, quando tudo o que precisa está próximo à visão.
"Esperança em Deus!"
Esperança na Sua misericórdia: Você pecou com gravidade no passado, e agora está recebendo seus desertos justos. Verdadeiro, mas se você confessar penitencialmente seus pecados, há uma grande misericórdia com o Senhor para apagar todos eles (Isaías 55: 7).
Esperança em Seu poder: Toda porta pode se fechar contra você, todos os canais de ajuda serão fechados rapidamente; Mas nada é muito difícil para o Todo-Poderoso!
Esperança na sua fidelidade: os homens podem ter enganado você, quebraram suas promessas, e agora o abandonaram na hora da necessidade; Mas aquele que não pode mentir deve estar presente - não duvide das suas promessas.
Esperança no Seu amor: "Tendo amado os seus que estavam no mundo, os amou até o fim" (João 13: 1).
"Porque ainda o louvarei, meu Salvador e meu Deus". Tal é a garantia abençoada daqueles que verdadeiramente esperam em Deus. Eles sabem disso: "Muitas são as aflições dos justos, mas o Senhor o livra de todas" (Salmo 34:19).
Deus lhes disse que as "lágrimas podem durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30: 5). Então leitor cristão, quando a provação ardente tiver feito o seu trabalho, e seus laços são queimados (Daniel 3:25), você agradecerá a Deus pelas provações que agora são tão desagradáveis! Então espere antecipar o futuro. Conte com Deus, e Ele não vai falhar com você.
Que cada leitor cristão que agora não esteja passando por águas profundas se junte ao escritor em uma oração fervorosa a Deus, para que Ele gratificantemente santifique a "angústia presente" para o bem espiritual de Seu próprio povo, e amenize suas necessidades com misericórdia.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52805


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Trabalho do Espírito Santo na Salvação A. W. Pink
Artigos Segurança A. W. Pink
Artigos Santificação - Sua regra A. W. Pink
Artigos Santificação - Sua natureza A. W. Pink
Artigos Santificação - Seu significado e necessidade A. W. Pink
Artigos Coisas Velhas A. W. Pink
Artigos Salvação Experimental A. W. Pink
Artigos Pregação Experimental A. W. Pink
Artigos Um Coração Honesto A. W. Pink
Artigos O Paradoxo do Crente A. W. Pink

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56714 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55038 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54936 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54723 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última