Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
OS SUBPRODUTOS DA INTELIGÊNCIA
DIRCEU DETROZ

É fato comprovado. Foi o alvorecer da inteligência o responsável pelos seres humanos alcançarem o status de raça dominante no planeta. E se a inteligência acelerou nossa evolução, também tatuou as sociedades com seus subprodutos. Se fosse apenas ignorância, poderíamos ser confundidos com bichinhos de estimação. Não é o caso.

Um osso transformado em arma, foi apenas o primeiro dos vários subprodutos da inteligência. Se evoluímos sem garras visíveis, é correto afirmar que nossas garras se escondem camufladas nos subprodutos. O que nos torna animais predadores em potenciais. Os urros do instinto, sempre calam a razão.

Somos a única raça no planeta com a capacidade de apontar o dedo para as diferenças. Sejam elas físicas, mentais, cor ou, tantas outras criadas pelas convenções que regem as sociedades, como no caso das ideologias e das crenças. Com toda certeza, os predadores mais perigosos são aqueles que se vendem às crenças e as ideologias.

São as crenças e as ideologias o combustível perfeito que alimenta a fogueira de outro subproduto da nossa inteligência. O ódio exerce um fascínio surreal sobre os seres humanos. O ódio que mata em Paris ou Londres, é o mesmo das bombas teleguiadas despejadas de aviões. A diferença entre os dois, é o glamour que mídia ostenta.

Outro subproduto da inteligência é a fé. O acreditar naquilo que nos contam sem a mínima contestação. Meu temor não é um mundo incendiado por bombas atômicas. Temo um mundo incendiado por livros sagrados. Eles também entram na lista dos subprodutos da inteligência.

Já houve uma era de terrorismo causado pela ideologia política. Esses grupos tiveram seu auge de barbáries, só que nunca foram tão perigosos quanto os que se alimentam pelas crenças criadas pelo processo das lavagens cerebrais. A matéria-prima de que todos os subprodutos da inteligência são constituídos.

Os subprodutos da inteligência são como bactérias epidêmicas. Uma doença extremamente contagiosa. O mais preocupante nesta epidemia, é que os doentes são os outros. Estamos sempre nos achando imunes.

Em seu livro “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, Yuval Noah Harari faz uma analogia interessante. Ele diz que nenhum macaco acreditará no paraíso, ou em setenta virgens esperando no céu em troca de uma banana. Nem mesmo, se fosse um cacho inteiro delas. Já nós, talvez, acreditaríamos até pela casca da banana.

As lavagens cerebrais só são possíveis em animais predadores agraciados com a inteligência. Apenas esses têm a capacidade de trocar crenças e ideologias por bananas. Apenas aqueles que afiam suas garras nos subprodutos da inteligência.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56643 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última