Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O CANTO DO GALO DA AVE MARIA.
Haroldo Siqueira

O CANTO DO GALO DA AVE MARIA

    Eu quero crer que em todas as famílias, existe sempre um membro, idoso ou não, que gosta de contar "causos" ou estórias, às quais, afirma serem verdadeiras, divertindo-se com a atenção crédula dos mais jovens e a curiosidade dos demais.
    Muitas vezes são narrações bastante interessantes, a ponto de merecerem ser transcritas em forma de uma crônica.
    Minha mãe, de saudosa memória, tinha um irmão que destacava-se de todos os outros, por ser, segundo ela, "meio pirado das idéias"; desculpem a gíria, mas era exatamente assim que ela falava. Meu tio, era na verdade, um homem bastante inteligente; marceneiro de mão cheia, fabricava manualmente instrumentos de corda: Violões, cavaquinhos e até banjos e guitarras, verdadeiras obras artesanais de grande beleza e sonoridade os quais vendia para o sustento da família; e não era só isso pois também tocava tais instrumentos e cantava até muito bem, o velhote.
    Um belo dia resolveu tornar-se agricultor; adquiriu um sítio, no município de Papucaia, interior do Rio de Janeiro, e lá se foi com mulher e quatro filhos. Tempos depois, quando de uma das suas visitas aos familiares, começou a contar uma estória meio estapafúrdia a respeito de um galo que se ouvia cantar junto de uma grande pedra que havia em sua propriedade, ao qual ninguém via, só se ouvia o canto forte e sonoro; isso acontecia todos os dias exatamente às dezoito horas, à hora da Ave Maria e durava uma hora exata e depois, cessava.
    A sua casa ficava no meio da propriedade e a casa mais próxima ficava há mais de quinhentos metros da sua; além disso ele não era dado à criação de galináceos e não possuía nenhum galo, ainda mais que cantasse da forma que o galo misterioso cantava. Depois de muitos meses contando sempre a mesma estória, quando vinha nos fazer uma visita, a curiosidade de outro membro da família, foi despertada; foi um de seus irmãos, homem muito religioso que resolveu por o caso do galo em pratos limpos, desvendando de uma vez por todas , o mistério do "Canto do galo da Ave Maria".
    Viajou para a casa do seu irmão, e a hora marcada, relógio em punho, foi para junto da tal pedra e esperou pela dezoito horas ; e qual não foi a sua surpresa, quando alto e bom som, o misterioso galo começou a cantar exatamente na hora do Ângelus e percebeu que o canto vinha do interior da terra, junto a base da grande pedra.
    Movido por sua religiosidade e entendendo ser aquele fato inusitado, uma manifestação satânica, tomou a decisão de escavar o local em busca de uma explicação pelo menos, plausível, para o estranho fato; conseguiu com algum esforço, alguém, que por alguns trocados, quisesse fazer o serviço, haja vista a superstição que é muito grande no interior. A medida que a terra ia sendo removida, aos poucos, como em uma escavação arqueológica ou paleontológica, quando o buraco atingiu a profundidade de um metro, aproximadamente, a pá tocou em algo duro como uma pedra e foi removida, nada mais, nada menos, que a cabeça de um galo feita de cerâmica ainda conservando as cores originais, com aproximadamente quinze centímetros de altura, que pertencera à uma peça conhecida como "galo de barcelos" da antiga lenda portuguesa. Um verdadeiro achado arqueológico.
    O caso continua sem explicação; a peça foi trazida para o Rio de Janeiro e eu não sei onde está nesse momento; eu mesmo a vi e toquei nela.  O mais interessante é que depois daquele dia, ninguém mais ouviu o "Canto do galo da Ave Maria.

       H. Siqueira . 1990.


Biografia:
Sou desenhista técnico aposentado, artista plástico e tenho formação superior em Teologia (bacharel). Sou poeta desde 14 anos e escritor amador, não me considero o melhor naquilo que faço mas faço sempre o melhor que posso. Muitos dos meus sonetos e escritos diversos , contam, de certa forma a minha vida, meus fracassos e minhas vitórias. Em rápidas pinceladas, um pouco de mim.
Número de vezes que este texto foi lido: 52804


Outros títulos do mesmo autor

Poesias NA MINHA CAMA (forma poética rondel) Haroldo Siqueira
Poesias ACONTECEU (Forma poética, rondel) Haroldo Siqueira
Sonetos MORENA DIFÍCIL Haroldo Siqueira
Sonetos SONETO AO TEU CORPO Haroldo Siqueira
Sonetos MULHERES, MULHERES, AH MULHERES! Haroldo Siqueira
Sonetos CÔNCAVO E CONVEXO Haroldo Siqueira
Sonetos TESOURO MULHER Haroldo Siqueira
Sonetos SONETO À UMA DEUSA Haroldo Siqueira
Sonetos DECLARAÇÃO DE HOMEM Haroldo Siqueira
Poesias DOLORES (ACRÓSTICO) Haroldo Siqueira

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 30.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68973 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55047 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54959 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54840 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54838 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54737 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última