Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A ESPIRITUALIDADE NA ENVELHESCÊNCIA
Sérgio Clos

Tenho observado o grande número de envelhescentes presentes nos templos. O que noto, e é frequente, que suas dedicações são reais. Estão, não raramente, em busca do conforto espiritual. São pessoas já resolvidas e maduras, algumas até anciãs. Não sei precisar qual é idade que se possa chamar de ancião, pois fico confuso em determinar quando se é velho. Talvez o termo “velho” não seja correto. Remete-nos ao carro velho cheio de defeitos, reformas a fazer e com a roda já na porta da siderúrgica para reciclagem. O termo idoso, às vezes não é muito simpático, está muito batido. Envelhescente é charmoso e traduz bem a realidade, minha e a de muitos. Somos resolvidos. Alguns determinam idades para a envelhescência: Fazemos sessenta e tornamo-nos automaticamente velhos. Nesse pensar, aos oitenta tonamo-nos cacos, aos noventa vamos para a reciclagem e aos cem vamos para a capela. Faça-me o favor! Não funciona assim!
O corpo sofreu a transformação inerente ao longo tempo percorrido. Não nos impressiona tanto. A natureza é justa. As ancas femininas sofreram decréscimo, pois a fertilidade já cumpriu o seu papel. Entretanto o charme ainda é o mesmo. As barrigas masculinas já dão o ar de sua graça, estão aí, com algum charme, algumas nem tanto. Para um envelhescente, a barriga de tanquinho não chega ser uma “Brastemp”, mas a gente vai levando. Os mais otimistas dizem que é calo. Somos pretensiosos.
Acompanhamos nossas parceiras aos templos de oração, independente que qual seja a religião. Nós vamos ao encontro de conforto espiritual também. Na velhice a espiritualidade tem uma enorme relevância. O templo é um ambiente mágico onde vamos agradecer pela dádiva da existência e orar para si e para os nossos. Muitas vezes as doenças inerentes à longevidade estão na lista de prioridades. Sempre tendo o cuidado de não misturar a Instituição com a religião. São coisas diferentes.
Os asilos com boa estrutura têm a sua capelinha para que devotos conversem com as divindades, num papo particular e discreto. As capelas dentro de hospitais são de grande ajuda para as orações pelos enfermos.
O ambiente da espiritualidade é benéfico. Até os ateus sentem-se bem, embora jurem que não seja bem assim. Os de meia idade tentam empurrar-nos novas teorias a respeito do espiritualismo, mas é puro modismo, pois na essência nada mudou: a ligação com a subjetividade sempre foi a mesma. Há alguns proselitistas que juntam quântica com espiritualismo. Não deem muita bola, pois como dizia o Cristo, eles não sabem o que dizem. Misturam coisas físicas com coisas não físicas e dá um bode danado. Entretanto, uma oração de gabarito cura muito e ajuda sobremaneira. Isto até a minha bisavó sabia. Os cientistas gastaram os tubos para chegar à mesma conclusão. O mesmo se deu com a pesquisa da NASA que revelou depois de ter gasto alguns milhões de dólares, que a refeição ideal para os astronautas seria arroz, feijão, um bife(não da Friboi) e uma salada. Meu bisavô já sabia disto. E é o que o brasileiro como todo o santo dia. O mesmo aconteceu com um cientista holandês que pesou o espírito do vivente que acabara de morrer e ainda publicou em revista, disse pesar algumas gramas. Espírito não tem peso, pois não é matéria. Dá licença, poupe-nos! Rezar é ótimo e nos trás benefícios e quando rezamos para os outros, as dádivas para nós só aumentam. Os envelhescentes são os maiores rezadores, pois aprenderam durante a sua longa jornada que, objetivamente a subjetividade apresenta-se como coisas objetivas. Trocando em miúdos: Orando, a gente consegue. Rezem, não dói nada, é de graça e os benefícios são muitos. Nós, envelhescentes, sabemos.
Sérgio Clos


Biografia:
Cronista e articulista. 64 anos
Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Quando Tudo Isso Passar Sérgio Clos
Crônicas ABANDONO FUNCIONAL Sérgio Clos
Crônicas REFUGIADOS Sérgio Clos
Crônicas QUARTA IDADE Sérgio Clos
Crônicas ESTOU ENTRANDO EM GREVE! Sérgio Clos
Crônicas UMA VIDA PROPAROXÍTONA Sérgio Clos
Crônicas O PRECONCEITO Sérgio Clos
Crônicas ADMIRÁVEL NOVA TECNOLOGIA Sérgio Clos
Crônicas MEU AGRADECIMENTO Sérgio Clos
Crônicas REUNIÃO DE EMERGÊNCIA Sérgio Clos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 80.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54629 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última