Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Apenas uma nota
José de Aguiar Junior

Resumo:
Pequena análise da atualidade.

A noite estava fria, o corpo ficou lento, o pensamento se aqueceu e a viagem se iniciou. Era um tempo de turbulência, tanto política, como social. As pessoas se estranhavam ao empunhar uma bandeira, que na maioria das vezes não sabiam a que agremiação pertencia. Sem saber ao certo qual a finalidade, a intenção ou os interesses dos pseudos líderes que tentavam arrastar multidões e colocar pessoas contra pessoas, raças contra raças e nações contra nações, a época estava conturbada, cada qual pensando simplesmente em si mesmo, como se seu mundo fosse único. Alguns se arvoravam em paladinos, mas o tempo mostraria que eram, na verdade, algozes de muitos, muitos que neles depositaram toda a esperança por um amanhã melhor; outros, elegeram como seus piores inimigos aqueles que se puseram como paladinos. Se julgavam superiores a eles e se auto comprometiam a derrubá-los, destruí-los, em nome da salvaguarda daqueles muitos que depositaram sua confiança e esperança naqueles outros, paladinos. Nos bastidores, às escondidas, todos tramavam um meio de se auto promover e fazer crescer o patrimônio próprio e o da família, sempre maquinando um meio frágil, mas legal e nada moral de se defenderem, mudando leis gerais e abstratas em seu conteúdo, mas individuais e concretas na sua aplicação. Quem, destes grupos, então, estaria com a razão e quem destes teria a inocência de uma criança e o ímpeto de um jovem, sem os traços da velhacaria e o ranço da antiga e Imperial política, para atender aos reclamos gerais? Não sabemos, e por não saber é que somos obrigados a nos aprofundar no conhecimento, sem empunhar bandeiras de quaisquer agremiações, sempre sem perder de vista a ética e a honestidade de propósitos. Àqueles que já se mostraram indignos de conduta, temos que lutar para que respondam na forma a lei, geral e abstrata; àqueles que revelaram viés de individualidade e interesses próprios em detrimento de todos, devemos afastá-los, antes que se tornarem algozes, e àqueles que jamais demonstraram estes objetivos, devemos dar-lhes uma chance, sem depositar toda nossa esperança e sem perdermos a razão.


Biografia:
José de Aguiar Junior, paulistano, escritor de contos, histórias e crônicas.
Número de vezes que este texto foi lido: 52838


Outros títulos do mesmo autor

Contos Na floresta José de Aguiar Junior
Ensaios Dè já vu José de Aguiar Junior
Poesias A LUA José de Aguiar Junior
Contos Fruto da real imaginação José de Aguiar Junior
Crônicas Apenas uma nota José de Aguiar Junior
Contos SONHOS E SEUS ENÍGMAS José de Aguiar Junior
Poesias Reflexão José de Aguiar Junior
Ensaios Ser estranho, na visão de outra espécie José de Aguiar Junior
Ensaios A aceitação da própria condição José de Aguiar Junior
Ensaios Meditar é necessário José de Aguiar Junior

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56706 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55019 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54894 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54793 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54692 Visitas

Páginas: Próxima Última