Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A história de Miniava
Fábula Infantil
ROZILDA EUZEBIO COSTA

Resumo:
Miniava é uma formiguinha bastante inteligente, e que também gosta muito de aventura! Além do mais, é uma formiguinha bastante curiosa e observadora!

Bem, eu me chamo Miniava, e sou uma formiguinha que tem o maior orgulho de ser uma formiga. E eu digo que tenho muito orgulho da minha espécie, porque tem formiga que não gosta de ser formiga, mas eu gosto!

Algumas amigas da minha mãe, por exemplo, gostariam de ter nascido borboletas! Imaginem que elas pensam que as borboletas são mais charmosas do que as formigas só porque possuem asas grandes e coloridas nas costas! Bobagem isso. Coisas de formigas que vive tendo crise de identidade.

Também elas imaginam que voar com aquelas grandes asas deve ser uma coisa muito legal. Já ouvi muitas delas conversando com minha mãe sobre isso.

No entanto, se eu fosse uma formiga já adulta, eu diria a elas que nós não precisamos de asas para voar, basta termos uma mente imaginativa e criativa. Mas eu não sou ainda crescida o suficiente para dizer isto a elas. O problema é que elas não conseguem imaginar nada, tudo que elas conseguem fazer é acordar cedo e entrar na fila do trabalho para cortar e carregar folhas o dia inteiro, e ficar reclamando da vida umas para as outras pelos caminhos. Foi mamãe quem disse isso certa vez!

Mas eu não vou gastar toda a minha história falando destas formigas que gostariam de serem borboletas e bla bla bla, bla bla bla.

Eu poderia começar contando sobre os diversos perigos que eu já tive que enfrentar para sobreviver nesta minha vida jovem de formiga. Eu teria muito que contar, com certeza! Como por exemplo; o dia em que eu caí num buraco enorme feito por uma pata de um monstro que os humanos chamam de cachorro.

Mamãe tinha saído bem cedo para trabalhar e eu desejei conhecer melhor o mundo fora da colônia. Nós, formigas crianças, não podemos sair da colônia porque é muito perigoso. E o Tio Max é quem cuida de mim e de outras formiguinhas.

Por ser já um pouco velho, Tio Max não conseguia mais trabalhar carregando folhas o dia inteiro, então ele ficou responsável de cuidar das formigas crianças de algumas famílias da colônia.

Naquele dia eu consegui passar por Tio Max sem ser percebida! Enquanto ele olhava sua mais valorosa relíquia, um relógio de formigas, uma joia que lhe custou dias inteiros de trabalho, eu passei silenciosamente por ele sem ser percebida, e fui dar uma volta nas redondezas.

Era a primeira vez que eu conhecia o mundo lá fora da colônia! Vi tanta coisa linda! Vi os raios do sol da manhã refletirem nas gotas de orvalho pousadas sobre as folhas das plantas, e isso fazia parecer um monte de espelhos. Fiquei encantada vendo o meu rosto de formiga quase jovem nas gotas de orvalho. Eu gastei um enorme tempo ali, olhando o meu rosto naqueles espelhos.

Depois de ter me distraído por algum tempo, imaginei que mamãe já deveria estar quase voltando de sua primeira viagem do dia. Sai correndo e cai num imenso buraco. Comecei a gritar feito uma desesperada –socorro! Socooorrooo! Alguém aí? Ajude-me, por favor! Quando já estava muito cansada de lutar pra sair do buraco, ouvi a voz do Tio Max que já estava a me procurar com desespero, achando que nunca mais iria me encontrar. Ele me ajudou a sair dali e, tive que ouvir seu enorme sermão, lógico! Afinal eu tinha cometido um ato de desobediência.

Eu vivi muitas outras aventuras durante esta minha transição da infância para a minha fase jovem de formiga. Foram muitas aventuras, mas, deixa pra lá, outro dia eu conto, porque eu quero mesmo é falar da escolha que eu fiz pra minha vida, através do bom exemplo de minha mãe.

Recordo-me de ser ainda muito criança. Morávamos em uma grande colônia formada por várias famílias de formigas, mas na minha casa éramos somente eu e mamãe. Meu pai e meus dois irmãos, haviam se perdido na floresta durante uma expedição extra em busca de comida. Foi durante um inverno muito rigoroso. Eles saíram juntamente com outras formigas que foram selecionadas para esta missão. Mas eles nunca mais voltaram...

Em nossa colônia todos trabalhavam duramente para manter o nosso alimento. Todos os dias eu via minha mãe chegar de sua lida diária, carregando enormes feixes de flores coloridas para a nossa casa.

Eu achava aquilo muito estranho, afinal, todas as outras formigas da nossa colônia carregavam folhas e frutos! Mas a minha mãe não! A minha mãe só carregava flores. Havia dias que a nossa casa ficava toda perfumada com aroma de rosas.

Eu sentia vontade de perguntar a ela o porquê, de ela trazer somente flores para a nossa casa, porque nós não comíamos flores! Afinal - eu imaginava – para que servem as flores? - mas eu tinha muito receio de magoá-la com tal pergunta, já que mantínhamos uma disciplina comportamental em casa.

Muitas vezes a vi presentear nossos vizinhos com flores, e em troca desta gentileza eles nos davam folhas e frutos para nos alimentarmos. Sempre que a nossa dispensa ficava vazia, mamãe juntava algumas flores e saia na vizinha trocando por folhas e frutos.

Passou-se algum tempo até que um dia, depois de já ter crescido um pouco mais, achei que já poderia fazer tal pergunta a mamãe, e arrisquei:

- Mamãe, eu não entendo porque você enche a nossa casa de flores, e nunca traz comida. Sempre temos que depender da caridade das outras formigas para nos alimentarmos! – questionou-a com muito receio.

- Ah Miniava! Minha querida formiguinha. Eu já sabia que um dia você me faria esta pergunta! – disse a mãe com um semblante sereno, deixando Miniava mais tranquila.

- Desculpe mamãe! É que eu não entendo! A senhora passa o dia inteiro trabalhando duro, carrega estas flores que nem servem para nos alimentarmos! – justificou Miniava.

- Minha filha, você não sente este perfume de flores, este aroma suave e doce dentro da nossa casa?

- Sim. Claro que eu sinto! A nossa casa é a única casa que está sempre perfumada!

- E você já observou também que a nossa casa é a mais colorida e a mais bonita daqui da colônia?

- É verdade mamãe! A nossa casa está sempre enfeitada com as flores que você traz, mas... – Miniava foi interrompida pela mãe.

- Minha querida, veja bem; se todas as formigas trabalhassem apenas para alimentar o corpo, qual seria a graça de viver? A vida não é feita somente de comida! A vida também é feita de cores, flores e perfumes minha filha! Os nossos olhos precisam ver a beleza das flores e contemplar com alegria suas cores! Temos que deixar a nossa casa mais alegre, e as flores a deixam mais alegre! Você não acha?- questionou a mãe.

- Acho mamãe. A nossa casa é bonita e alegre. – concordou.

- Então minha filha, o meu trabalho não é em vão. É um trabalho de grande valor também! Carregar flores também é um trabalho que alegra a vida de outras pessoas. As flores que eu carrego duramente todos os dias servem para alimentar de alegria a nossa vida e a vida dos nossos amigos aqui da colônia.

- Desculpe mamãe! Eu não quis dizer que o seu trabalho não tem valor, eu apenas não o entendia.

- Eu sei Miniava. Mas eu quero que saiba filha, que todo trabalho tem o seu valor, e também tem a sua razão. A vida é assim mesmo, enquanto alguns trabalham para alimentar o corpo, outros precisam trabalhar para alimentar a alma. Depois nós juntamos todas as nossas necessidades e compartilhamos tudo o que temos uns com os outros. E sua mãe, Miniava, compartilha flores.

- Mamãe, eu te amo por isso! E quando chegar a minha vez de trabalhar, eu também vou ser como você - uma formiga que carrega flores!

- Também te amo minha formiguinha linda. Você foi o melhor presente que a vida me deu. Por você, eu carregarei flores por toda a minha vida.

Daquele dia em diante, passei a observar os gestos de mamãe e a importância do seu trabalho de carregar flores.

Reflexão
Toda a ação que favorece o bem-estar de alguém é um trabalho, e tem o seu valor e a sua importância.



Biografia:
Biografia ROZILDA EUZEBIO COSTA, nascida em 30 de setembro de 1969, natural da cidade de Araguaína – Tocantins BR, é escritora, poetisa, contista, pintora e desenhista autodidata. Autora das obras (romances), "Lágrimas Cristalinas" e "A Musa e o Poeta", publicados pela Editora Veloso, Gurupi-TO. Atualmente, colaboradora na Faculdade Católica Dom Orione (Araguaína-TO), trabalhando como Assistente de Coordenação do NEIC (Núcleo de Extensão e Iniciação Científica) e do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Autora das obras (publicação em formato e-book), "O Diário de Lia", "Despertando com os Pássaros", "Lucius", "Três Teresas", "Sandoval e Margarete (Um celular entre nós)", "O homem com um bigode na bochecha", "Um Cão apaixonado", "Por los Caminos, Flores y Espinas (coletânea de mensagens em espanhol)", "Bulindo com a mulher do próximo", "A Mulher do Texas" e "Do lixo ao glamour". Autora do e-book "Historinhas de Mãe Natureza", livro que traz uma coletânea de contos infantis de preservação do meio ambiente, enfatizando a importância do cuidado com a natureza. Autora das poesias "Cenários Sociais", e "Poema da Administração", ambas com índices bastante satisfatórios nas buscas para trabalhos escolares, e com grande destaque em trabalhos acadêmicos. Participação no Anuário de Poetas e Escritores do Estado de Tocantins, idealizado e lançado pela Editora Veloso, com iniciativa do escritor tocantinense, Eliosmar Veloso, Edições 2011, 2016 e 2019. Participação na Antologia de Poesia Brasileira Contemporânea, "Além da Terra, Além do Céu", lançamento da Chiado Editora, Edições 2017 e 2018.
Número de vezes que este texto foi lido: 52904


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Ogni bambino è una stella ROZILDA EUZEBIO COSTA
Poesias Al mio Amore lontano ROZILDA EUZEBIO COSTA
Discursos Cosa aspetti di questo nuovo giorno? ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos IL VOLO DELL'ANGELO ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos Parentes pelo sangue e Parentes pelo coração ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos Sandoval e Margarete (Um celular entre nós) ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos DEPRESSÃO ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos O amadurecimento da personalidade humana ROZILDA EUZEBIO COSTA
Artigos SOCIEDADE: Responsabilidade com as crianças ROZILDA EUZEBIO COSTA
Contos Do lixo ao glamour ROZILDA EUZEBIO COSTA

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 29.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55791 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54948 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54821 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última