Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Lei de Crescimento Espiritual
William Bacon Stevens


Título original: The Law of Spiritual Growth

Por: William Bacon Stevens (1815—1887)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra

"Exercita-te pessoalmente na piedade." (1 Timóteo 4: 7)
No texto Paulo coloca diante de nós um grande alvo: a piedade.
O meio pelo qual pode ser obtida: por exercício.
E nosso dever pessoal de lutar para obtê-la, pela exortação: "Exercita-te na piedade".
O homem que se contenta em passar uma existência sem objetivo; ou que procura apenas suprimentos para as necessidades diárias, sem olhar esperançosamente para o futuro, e nunca procurando vencer; faz injustiça à sua natureza superior, e se arrasta em um plano, senão pouco elevado acima das exigências da existência animal.
Nenhum objetivo pode assim chamar todos os poderes da mente humana, e da alma, como o da busca de Deus. Pois, o que é a piedade? Não é semelhança com Deus? Alguém que procura ser como Deus? No entanto, a questão surge imediatamente: como o homem pode ser como Deus?
Deus é infinito - o homem é finito.
Deus enche a imensidão - o homem está em um pequeno mundo.
Deus habita a eternidade - o homem tem o seu hálito nas narinas, florescendo como a relva de hoje, e amanhã é cortado e secado.
No entanto, com toda esta disparidade, a Bíblia nos exorta a colocar o Senhor sempre diante de nós, e a crescer em Sua semelhança.
O que pode ser chamado de atributos físicos de Deus, aqueles que pertencem a Ele como Criador de todas as coisas - Governante sobre a estrelas e sistemas, o Sustentador do universo; estes, o homem não pode compreender nem copiar, eles estão além de seu alcance, e é sobre eles, que a Bíblia pergunta: "Quem por procurar pode descobrir Deus?"
São as qualidades morais de Deus que devemos copiar e emular. Estas são reveladas a nós em Sua santa Palavra; e embora estas, como os outros atributos de Deus, sejam infinitos, contudo são colocadas diante de nós como padrões para admirarmos e copiarmos.
Todos os atributos morais de Deus, estão compreendidos em Sua santidade. Pois a santidade é a perfeição moral. Aplicada a Deus, a santidade significa a totalidade e completude da natureza divina, da qual nada pode ser tomado, e à qual nada pode ser acrescentado. Inclui, portanto, a verdade, o amor, a misericórdia, a bondade e coisas semelhantes; porque a ausência de qualquer um marcaria a falta de integridade e da completude do caráter divino. A presença de toda virtude é necessária para tornar completo o círculo da santidade, e todas elas são encontradas em perfeita plenitude em Deus.
Quando Deus então nos ordena na Bíblia: "Sede santos, porque eu sou santo"; quando somos exortados a "seguir a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor"; quando de nós é expressamente dito que "Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade"; devemos saber que por estas palavras, que Ele nos chama à piedade, ou semelhança com Deus, para sermos como Ele em todas essas qualidades morais, pelas quais podemos andar nos Seus caminhos, e copiar Seus atos, e manifestar Seu espírito.
Na linguagem do salmista, o Senhor está sempre colocado diante de nós, assim como o artista sempre coloca seu modelo diante dele; e, dia a dia, com um processo lento e cuidadoso, trabalha sua pintura, ou sua estátua, à forma e ao espírito do original.
O homem, então, que coloca diante de si o objetivo de ser como Deus, coloca sobre si o objetivo mais grandioso que uma mente criada pode alcançar. Ele nunca pode, de fato, alcançá-lo plenamente; contudo, como o apóstolo Paulo, "esquecendo-se das coisas que ficam para trás e avançando para aquelas que estão adiante", ele se encaminha para o alvo de seu alto chamado.
Quanto maior o objetivo, maior a aspiração. Quanto mais puro o objeto da ambição do coração, mais puro se torna o coração que o busca. Daí a importância dos objetivos sagrados, do exercício de si mesmo para a piedade.

A piedade, então, como falada no texto, é apenas outro nome para a santidade em ação, isto é, a Piedade Prática. E, de fato, em um lugar nos Atos dos Apóstolos, a palavra é traduzida santidade.
A piedade, então, ou a santidade, é aquilo que cada ser humano deveria buscar e se esforçar para obter. Em sua pureza, supera todos os objetivos humanos, pois só ele é perfeitamente santo. Em seu poder de elevação sobre pensamento e coração, ele supera todos os chamados de ambição terrena. Na grandeza das bênçãos que resultam de buscá-la, ultrapassa tudo o que o mundo pode oferecer aos seus mais ilustres devotos. A duração da bem-aventurança que ela comunica, vai muito além do que a terra pode oferecer, como a eternidade em si mesma estende os limites do tempo.
Mas, você pode dizer que esta santidade, ou piedade, não é atingível. Não é, em toda a extensão do Original que você é chamado para copiar, porque há dois elementos na santidade de Deus que nunca podem existir no homem, enquanto ele tabernacular na carne, a saber, a completa ausência de pecado, e a completa perfeição de cada virtude. Não é assim com o homem; ele é sempre uma vítima do pecado, e nunca apresenta um conjunto completo de virtudes. Algumas ou mais virtudes sempre faltam, mesmo nos mais perfeitos caracteres humanos. Algumas ou mais virtudes são sempre desproporcionais, ou imperfeitamente desenvolvidas, de modo que o círculo não é completo em todas as suas partes, nem harmonioso em todas as suas operações. E assim o homem nunca pode ser como Deus.
No entanto, há um sentido, e um mais importante, no qual podemos ser como Deus. Se não fosse assim, a exortação do texto seria uma zombaria. Esse sentido é que, tomando os elementos do caráter moral de Deus como os encontramos na Bíblia - Sua verdade, Seu amor, Sua pureza, Sua misericórdia, Sua bondade, Sua longanimidade, etc, esforcemo-nos para torná-los os princípios orientadores de nossas vidas.
A própria contemplação desses atributos de Deus, faz com que o pecado pareça excessivamente pecaminoso; porque lança a pura luz da santidade de Deus nas câmaras cheias de pecado do coração, e revela seus horrores e sua vergonha!
Enquanto a tentativa de imitar essas excelências, fortalece todo o sentido moral, dá tom e vigor a cada colocação do poder espiritual, e torna a alma, uma vez fraca que afundou diante de cada provação, se levanta e luta virilmente em uma força não propriamente sua, e assim ganha vitórias onde até agora tinha encontrado apenas derrotas. Isso dá a um homem um caráter divino, e eventualmente o coroa com piedade. Isto é aquilo pelo que todos podem lutar, e guardar.
Paulo exorta Timóteo a "seguir a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão". Pedro nos diz para "ter toda a diligência para acrescentar à nossa fé a virtude, e à virtude, o conhecimento, e ao conhecimento, a temperança, à temperança, a paciência, à paciência, a piedade, à piedade, a fraternidade, e à fraternidade o amor. No Antigo Testamento, pela boca do profeta, Deus diz do homem: "Eu o formei para a minha glória". No Novo Testamento, o apóstolo diz: "Glorifiquem a Deus, portanto, em seu corpo e em seu espírito, que são de Deus". E Jesus Cristo declara: "Nisto é glorificado o meu Pai, em que deis muito fruto".
Frutificação espiritual, fruto da justiça, frutos do Espírito, demonstração de amor, alegria, paz, longanimidade, mansidão, bondade, fé, temperança – é nestas coisas, que manifestamos a nossa piedade, e glorificamos a Deus. Estes são objetivos que podemos atingir; alturas, que podem ser escaladas e alcançadas. . .
Pelo olho que olha para Jesus,
Pelo pé que se prende na fenda da Rocha,
E pela mão da fé, que nunca deixa ir seu alcance do crucificado.
O resultado dessa piedade se manifestará de várias maneiras.
Isso dará a um homem a vitória sobre si mesmo. A autoconquista é a mais dura de todas as conquistas. Isso decorre do fato de que nunca podemos realmente nos conhecer, porque nossos corações são "enganosos acima de todas as coisas". Daí a frase de ouro, "Conhece-te a ti mesmo", inscrita no templo de Delfos, foi dito ser o fundamento de toda a sabedoria humana. Nenhum homem pode jamais conhecer a si mesmo como um ser moral, enquanto ele se mede pelo padrão de sua própria consciência não esclarecida; ou compara-se com seus semelhantes; ou anula a lei de Deus. Somente o homem que se exercita na piedade, e olha para o seu caráter à luz da Palavra de Deus, mede-se pelo padrão da santa lei de Deus, e vendo quais são seus defeitos, e aprendendo como somente eles podem ser remediados - ele procura o Agente divino, por cujo poder somente podemos alcançar qualquer bondade, por aquela força e graça, que o capacita a dominar-se e guiar-se, de modo que ande retamente e com segurança no caminho do Senhor.
O cultivo dessa santidade permitirá ao homem vencer o mundo. Não no sentido de conquistadores humanos, vencendo exércitos, nações, territórios, e levantando tronos, e balançando cetros, e dominando sobre o povo subjugado. Tais conquistas, tão ansiosamente procuradas e compradas com tanto trabalho, e coragem, sacrifício e talento, não são o que o homem piedoso procura.
Suas vitórias sobre o mundo são morais - sobre suas armadilhas, suas seduções, suas tentações, suas variadas influências para o mal, que o cercam de todos os lados; e persistem em seus ataques com uma energia incansável que não conhece cansaço ou relaxamento.
Ele olha para o mundo à luz do semblante de Deus. Ele mede suas honras pela linha de medição da lei de Deus. Ele pesa suas riquezas nos saldos do santuário. Ele o examina, não como se vê nas luzes espalhafatosas e falsos refletores que o Príncipe deste mundo estabelece para atrair e enganar; mas no exame calmo e claro de uma mente cheia de pensamentos elevados e santos, consciente de sua glória futura, e sabendo que o mundo e tudo o que está nele logo será queimado na conflagração final.
Assim, a fé em Jesus Cristo, o grande princípio fundamental de toda piedade, permite-lhe vencer o mundo. Ele encontra a verdade das palavras de Paulo, que "a piedade tem a promessa da vida que agora é, assim como da que está por vir".
Esta piedade, tão grande em si mesma, e em seus resultados, pode ser assegurada, apenas por se exercitar para alcançá-la. Não vem. . .
Por si só,
Nem por meditação,
Nem por oração fervorosa,
Nem pela diligente leitura da Palavra de Deus.
Todas estas coisas são socorros e adjuntos - mas nenhuma delas, nem todas combinadas, nos darão piedade. É o resultado de princípios morais colocados em exercício ativo, e exige o esforço pleno e extenuante da mente.
Há muito sentido na palavra original que o apóstolo aqui usa, e que é traduzida por "exercício". A tradução literal é - seja ginasta em piedade. É uma palavra da qual o termo gymnasium é desenvolvido. Segundo Platão, a ginástica, ou o mero exercício e cultivo do poder muscular, constituía uma terceira parte da educação grega. Não havia, provavelmente, qualquer cidade grega que não tivesse seu ginásio; e nenhum menino grego saudável, que não foi disciplinado em seu exercício severo. O ponto culminante desta disciplina encontrou seu expoente nas festividades nacionais da Grécia, os jogos de Istmo perto de Corinto, e as competições mais comemoradas de Olímpia.
Paulo, durante sua morada em Corinto, tinha sido trazido em estreito contato com essas cenas, e viu com seus próprios olhos, quanta labuta e sacrifício os homens suportariam para ganhar a notoriedade de ser um conquistador no Istmo, ou em Olímpia. Dia após dia, semana após semana e mês após mês - esses aspirantes à honra dedicar-se-iam à luta, ao boxe, à corrida, ao salto e a qualquer outro exercício de ginástica, com paciência, em meio a privações; sem queixa de sua severidade de disciplina; sem hesitação para suportar sua dureza; na esperança de que o arauto um dia gritaria seus nomes como vencedores para as multidões reunidas e ligaria seus nomes à Olimpíada em que eles foram vencedores.
A ideia, então, do apóstolo é que, para alcançar a piedade, devemos ser ginastas morais, dispostos a usar disciplina severa; dispostos a sofrer privações dolorosas; dispostos a suportar como um exercício torturante de carne e sangue; como fez o ginasta, que treinou para ganhar a coroa de hera no festival de Istmo, ou a guirlanda de oliva que coroou o conquistador em Olímpia.
E por que não deveríamos? Os objetivos e as recompensas são infinitamente maiores. A arena em que devemos realizar este exercício, é na Igreja de Deus. Os métodos pelos quais devemos fazê-lo são tão diferentes como os nossos vários temperamentos, gostos, posições, talentos e oportunidades. Não há ninguém que não possa fazer algo; e sobre todos é estabelecido o dever de viver para a glória de Deus.
Assim, a verdadeira religião é uma coisa muito pessoal e prática. Pessoal, porque é você mesmo que deve fazer o exercício; é um ato individual, e nenhuma quantidade de exercício feito por aqueles ao seu redor na mesma família, na mesma igreja; pode aproveitar para seu benefício. É você quem deve ser o ginasta moral neste combate espiritual.
E é prático, porque as coisas em que devemos nos exercitar para a piedade estão em toda a nossa vida diária. Devemos exercitarmo-nos em restringir um temperamento violento, em verificar a impaciência, em frear a língua, em governar o espírito, em erradicar defeitos pessoais da mente e do coração; na superação das tentações à luxúria, do orgulho, da inveja, do ódio e da contenda; em suportar as fraquezas dos outros, em ser manso em censura, em não murmurar nas dispensações de Deus, em subjugar o pecado interior.
E a este trabalho repressivo, que exige um exercício constante, deve-se acrescentar uma obra agressiva - uma observação das oportunidades para o bem, uma saída para o campo do esforço cristão ativo, uma entrega de alguma parte do tempo às obras do amor e do dever cristãos; a prontidão para dar liberalmente, para ensinar amorosamente, para sacrificar alegremente o nosso conforto, para fazermos bem aos pobres, aos ignorantes, ao proscritos, ao prisioneiros, ao doentes, aos aflitos. E se não pudermos fazer mais, podemos dar um copo de água fria a algum dos que sofrem e que são de Cristo, e que "não perderá a sua recompensa".
Poderes morais, como os músculos do corpo, são desenvolvidos pelo exercício.
O braço não usado se encolhe;
A mão não utilizada perde sua destreza;
O cérebro não utilizado perde sua força.
A lei do crescimento físico e da força, é o exercício.
A lei do crescimento espiritual e da força são exercícios espirituais - fazendo com o nosso poder o que nossas mãos encontram para fazer, trabalhando com toda a diligência para tornar nosso chamado e eleição seguros, trabalhando enquanto é dia e dando nossos corpos para serem "sacrifícios vivos, santos, aceitáveis a Deus."
Nosso caráter moral é uma coisa de crescimento, e de crescimento lento; primeiro a haste, depois a espiga, depois o grão cheio na espiga. O caráter é um princípio posto em prática, e desenvolvido em provações. Esta luta com as dificuldades, com as tentações, com as decepções - desenvolve a força e brio da mente; e faz forte e firme, as afeições do coração. É uma sucessão de. . .
Pequenas vitórias diárias sobre pequenas provas diárias;
Pequenas resistências diárias a pequenas tentações;
Pequenos exercícios diários de esforços sérios e verdadeiros para o bem,
Que vão compor um caráter bem desenvolvido.
O escultor, na vivacidade de sua imaginação, descreve mentalmente a figura que ele vai esboçar no bloco de mármore diante dele; mas antes que seu ideal se torne realidade, antes que sua mão modele o que sua imaginação retratou - quantas semanas e meses ele deve "se exercitar" em sua arte, com um paciente martelo, com um formão hábil, com mão cautelosa - antes que o mármore respire com a vida do artista, e a pedra fale dos pensamentos do escultor.
Assim é com a produção da piedade. Não é o produto de um dia, o trabalho de algumas resoluções mentais. É o resultado do exercício extenuante - o trabalho silencioso, sério, persistente, inflexível e cotidiano do coração que anseia pela glória de Deus, lutando para se tornar como Deus.
O treinamento do soldado que lhe convém para a luta, é um exercício preciso e diário de evolução e manipulação de armas, cada um por si só, sendo do caráter mais trivial. As batalhas do soldado são poucas - mas seu treinamento é em todos os dias. É este treinamento diário em pontos pequenos, que o habilita para a batalha; e ele nunca poderia estar preparado para a guerra, senão por esta disciplina diária no manual de armas, e nas táticas do campo.
Assim também com a vida cristã. Tem poucas épocas grandes, e quando estas ocorrem, nunca podem ser encontradas com sucesso, a menos que tenha havido exercício diário na prática da piedade. Não é muito, talvez, que ele possa fazer qualquer dia; mas é o paciente fazendo de muitas coisas pequenas que se multiplicam dia a dia, para o que é grande e influente.
Quanto desse tipo de exercício de si mesmo, é exigido pela exortação, "carregai os fardos uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo". Que autoexercícios estão envolvidos aqui, para suportar o fardo de pobreza, de aflição, de doença, de desapontamento! Em cada um deles para um irmão que está sofrendo, prova-se o coração fervoroso e a mão forte de um irmão.
Exercitamo-nos em ajudar uns aos outros espiritualmente. Ajudando...
O pecador, quanto a vencer a sua pecaminosidade;
O buscador de Cristo, para encontrar a Cristo;
O penitente, ao grande Doador de perdão;
A consciência perturbada, ao Consolador.
Ajude seu irmão. . .
Para lançar fora suas dúvidas e incredulidade;
Voltar-se de suas apostasias e negligência do dever;
de sua mornidão e indiferença.
Ajudem-no . . .
Para andar no caminho do dever,
Para aprender a vontade de seu Mestre,
Para vencer suas propensões ao mal,
Para afastar hábitos errados,
Para conter a língua,
Para governar seu espírito.
Ajudem-no . . .
Em oração,
Em boas obras,
No cultivo das graças do Espírito.
Tome uma extremidade de todos os seus fardos, e ajudem-no a carregá-los por amor de Jesus.
Exercite-se. . .
Em oração,
Em autoexame estrito,
Em esmolas conscientes,
Na leitura diligente da Palavra de Deus,
Em trabalhos pessoais para a salvação das almas.
Exercite-se em ministrações diárias para os pobres, doentes e aflitos.
Exercite a si mesmo em copiar linha por linha, e característica por característica, as virtudes de Jesus, que andou fazendo o bem, de modo que. . .
Sua vida possa moldar sua vida,
Seu espírito guiar seu espírito,
Suas palavras moldarem suas mentes,
Suas ações estimularem seus atos;
E assim, como um espelho terrenal mantido ao sol do meio-dia - você possa refletir a partir da superfície de sua graça, o coração polido, a luz e a glória, reduzida de fato em tamanho e em força, mas ainda a luz refletida e a glória do Sol da justiça.
Assim, exercitando a si mesmo para a piedade, você se torna cada vez mais apto para a herança dos santos na luz; e antes de muito tempo, entra naquele mundo de luz onde tudo é puro, e verdadeiro, e bom, porque é a morada de um Deus Santo!


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A Lei de Crescimento Espiritual William Bacon Stevens
Artigos A Fé que Toca nas Vestes de Cristo William Bacon Stevens
Artigos Siga-Me! William Bacon Stevens
Artigos Causas de Orações Não Respondidas William Bacon Stevens
Artigos Pecados da Língua William Bacon Stevens
Artigos A Presença Pessoal do Confortador William Bacon Stevens


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54928 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54718 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última