Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RODA VIVA
Tânia Du Bois




“A existência maior símbolo”   (Fernando Pessoa)

     O que é roda viva? Roda viva significa, de acordo com o dicionário, movimento incessante. Parece mágica. Concordo que não exista fórmula para se viver na roda viva, porque ela impede que comandemos o nosso coração e escolhamos qual caminho seguir para transformar o tempo.
     A roda viva nos coloca sujeito ao seu tempo de desbravar o mundo em fragmentos do sentimento e na história como esforço humano. Chico Buarque, na composição Roda Viva, de 1967, expressa a ação no desejo de ser personagem da própria história; querer ter “voz ativa”, como demonstra, “Tem dias que a gente se sente / Como quem partiu ou morreu / A gente estancou de repente / Ou foi o mundo então que cresceu / A gente quer ter voz ativa / No nosso destino mandar / Mas eis que chega a roda-viva / E carrega o destino prá lá...”.
      Em sua forma mais dinâmica ela seria a descrição sob o ponto de vista político, social e cultural. Para isso, busca fazer com que tudo se transforme em criatividade ou se transporte para a criatividade e, ainda assim, a roda viva nos impõe o navegar e ser parte de um mundo sem liberdade e sem independência; apenas com a vontade de conhecer a expressão como desejo de conquista; como Chico resgata, “... Roda mundo, roda-gigante / Rodamoinho, roda pião / O tempo rodou num instante / Nas voltas do meu coração // O samba, a viola, a roseira / Um dia a fogueira queimou / Foi tudo ilusão passageira / Que a brisa primeira levou / No peito a saudade cativa / Faz força pro tempo parar / Mas eis que chega a roda-viva / E carrega a saudade prá lá...”.
     Entretanto, a obra se destaca como referência da vida em seguir adaptada e atual aos dias de hoje, num mundo cada vez mais rápido e instantâneo em que tentamos viver a realidade que o relógio manda. Para Mia Couto, “Não é voarmos sobre os lugares que marca a memória. É o quanto esses lugares continuarão voando dentro de nós”.
     A roda viva não nos motiva a sonhar na companhia de um livro, nem a olhar a história para rever os pensamentos, atitudes e desejos; assim, impede que criemos parceria com a literatura, a cultura e o tempo. Chico Buarque cria uma analogia na letra que vai ao encontro da vida, “... Roda mundo, roda-gigante / Rodamoinho, roda pião / O tempo rodou num instante / Nas voltas do meu coração // A gente vai contra a corrente / Até não poder resistir / Na volta do barco é que sente / O quanto deixou de cumprir / Faz tempo que a gente cultiva / A mais linda roseira que há / Mas eis que chega a roda-viva / E carrega a roseira prá lá...”.
     Temos uma bagagem quando resgatamos a cultura, mas, ao mesmo tempo, temos quebrado o dia com a intervenção da roda viva, por não investir em nós mesmo; ela se apresenta em tons de contraste, sombra e luz, onde o poder domina e não temos a oportunidade de destacar a nossa marca no tempo, nem ocupar nosso lugar de referência na motivação, nem de exercer nossa crítica em tempo de mudanças, nem realizar os objetivos na clareza dos atos. Assim, cada vez retornamos e, ao mesmo tempo, seguimos o caminho percebendo a vida como ela não é; fosse apenas uma saga de sorrisos. Nas palavras de Pedro Du Bois, “... A lucidez contém luzes enfeitiçadas de verdades. / A lucidez é o meu cansaço”.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52875


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55698 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54727 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54550 Visitas

Páginas: Próxima Última