Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A CASA SOBRE A ROCHA
Saulo Piva Romero

CERTA VEZ DOIS HOMENS ESTAVAM PROCURANDO UM LUGAR PARA CONSTRUÍREM AS SUAS CASAS. ELES ERAM PRUDÊNCIO E MENELAU.
PRUDÊNCIO ERA SENSATO E JUSTO. JÁ MENELAU ERA INSENSATO, AVARENTO E EGOÍSTA.
UM DIA MENELAU DESCOBRIU UM LUGAR MUITO BONITO E FICOU ENCANTADO COM A BELA PAISAGEM QUE AVISTOU. ELE ACABARA DE CHEGAR A UMA PRAIA QUE FICAVA BEM PRÓXIMA DA REGIÃO DA GALILEIA.
A PRAIA ERA DESERTA E TINHA UMA VISTA MARAVILHOSA COM UM MAR DE ÁGUAS CRISTALINAS.COM ONDAS QUE BATIAM NAS ROCHAS E SE ESPALHAVAM PRA LÁ E PRA CÁ.
ENTÃO, MENELAU DECIDIU QUE A SUA CASA SERIA CONSTRUÍDA SOBRE AS AREIAS BRANQUINHAS DA BELÍSSIMA PRAIA DA GALILEIA. LOGO, ELE FICOU SATISFEITO, POIS, CONCLUI QUE NÃO IRIA GASTAR MUITO DINHEIRO NA CONSTRUÇÃO DA SUA TÃO SONHADA CASA. ENTÃO, MENELAU VIROU-SE NA DIREÇÃO DE SEU AMIGO E DISSE:
- É NESSE LUGAR QUE EU VOU CONSTRUIR A MINHA CASA! E VOCÊ, AMIGO PRUDÊNCIO? AINDA VAI FICAR ANDANDO MUITO ESSAS BANDAS. VOCÊ VAI GASTAR A SOLA DAS SUAS SANDÁLIAS Á TOA.
E DEPOIS DE SOLTAR UMA LONGA GARGALHADA CONTINUOU A FALAR.
- EU JÁ ENCONTREI O MEU CANTINHO... VOU EDIFICAR OS ALICERCES DA MINHA FUTURA CASA AQUI NESSA AREIA QUE FICA NA BEIRA DO MAR. ASSIM, PODEREI IR MAIS RÁPIDO Á PRAIA E QUANDO QUISER PESCAR NEM PRECISAREI IR ATÉ O MAR, POIS LANÇAREI O ANZOL DAQUI DE DENTRO CASA MESMO...
O AMIGO PRUDÊNCIO QUE ERA MUITO RESERVADO E NÃO GOSTAVA DE FICAR DANDO PALPITES NA VIDA DOS OUTROS E JÁ SENTINDO PENA DE MENELAU RESOLVEU DAR UM CONSELHO AO AMIGO SEM JUÍZO.
SABE... MENELAU, EU NÃO ACHO QUE ESSE LUGAR NÃO É MUITO FIRME E TALVEZ NÃO SEJA O IDEAL PARA SE CONSTRUIR UMA CASA, POIS AS ONDAS DO MAR PODEM CHEGAR A QUALQUER MOMENTO E LEVAR EMBORA A SUA CASA PARA SEMPRE PORQUE AREIA É ALGO QUE SE ESPARRAMA RAPIDAMENTE... MAS, MENELAU, O INSENSATO, AVARENTO E EGOÍSTA NEM OUVIU O CONSELHO QUE PRUDÊNCIO ACABARA DE LHE DAR. MENELAU QUERIA MESMO CONSTRUIR A CASA DELE NAQUELA PRAIA DESERTA E BELÍSSIMA. ELE ESTAVA DECIDIDO A CONSTRUIR A CASA SOBRE A AREIA QUE NEM PAROU PARA PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS QUE O SEU ATO PODERIA CAUSAR.
ENTÃO, PRUDÊNCIO DANDO-SE POR VENCIDO SE DESPEDIU DO AMIGO E SAIU PARA CONTINUAR PROCURANDO UM BOM LUGAR PARA TAMBÉM CONSTRUIR A SUA CASA. E LOGO MAIS ADIANTE UM BELÍSSIMO LUGAR PARA CONSTRUIR A SUA CASA. O SOLO ERA BEM FIRME, POIS, O LUGAR ESCOLHIDO POR PRUDÊNCIO ERA UM GRANDE ROCHEDO, QUE PARECIA ESTAR MUITO FIRME E EM BOAS CONDIÇÕES PARA SE CONSTRUIR UMA CASA. ENTÃO, OS DOIS AMIGOS FINALMENTE CONSTRUÍRAM AS SUAS TÃO SONHADAS CASAS.
UM CERTO DIA, DEPOIS, QUE OS DOIS AMIGOS JÁ TINHAM CONSTRUÍDO AS SUAS CASAS, O TEMPO COMEÇOU A MUDAR E COM ISSO VIERAM AS NUVENS.
ESSAS NUVENS É QUE IRIAM DECIDIR QUE ESTAVA CERTO OU ERRADO.
MENELAU COMEÇOU A FAZER USO DA MENTIRA PARA CONQUISTAR VANTAGENS ÀS CUSTAS DA BOM FÉ DAS PESSOAS MAIS SIMPLES. ASSIM A SUA CASA FOI FICANDO LIGEIRAMENTE TORTA.
PRUDÊNCIO, AO CONTRÁRIO DE MENELAU FICOU ATENTO E CONTINUOU FAZENDO O USO DA VERDADE, POIS, ELE SABIA QUE O INIMIGO DA NOSSA ALMA ERA O PAI DA MENTIRA. ELE SABIA MUITO BEM QUE A MENTIRA PODERIA FAZER COM QUE COISAS RUINS TOMASSEM CONTA DA SUA VIDA.
QUANDO MENELAU PERCEBEU QUE A SUA CASA COMEÇOU A ENTORTAR, FICOU DESESPERADO E COMEÇOU A RESMUNGAR SEM PARAR DIZENDO QUE DEUS NÃO ERA BOM. QUE SUA VIDA ERA MUITO SEM GRAÇA. ELE DESISTIU ATÉ DE TRABALHAR E SÓ RECLAMAVA O DIA INTEIRO. E COM MAIS ESSA ATITUDE. A SUA CASA ENTORTOU MAIS UM POUQUINHO.
MAS, PRUDÊNCIO AO VER PROBLEMAS NA SUA CASA FICOU ASSUSTADO, MAS PREFERIU CONFIAR SEMPRE EM DEUS E BUSCAR NELE UMA SOLUÇÃO PARA ACABAR COM OS SEUS PROBLEMAS.
NO CORAÇÃO EGOÍSTA DE MENELAU ESTAVA FALTANDO AMOR, POIS, ELE ESTAVA SE REVOLTANDO CONTRA A VIDA POR CONTA DE SEUS PROBLEMAS. E ASSIM RESOLVEU FICAR COM ÓDIO DE TODAS AS PESSOAS QUE ESTAVAM AO SEU REDOR, POIS, ESTAVA ACHANDO QUE NINGUÉM O AMAVA.
ENTÃO, ELE COMEÇOU A VIVER UMA VIDA DE PECADOS E ASSIM OS ALICERCES DA SUA CASA COMEÇARAM A BALANÇAR.E A SUA CASA FICOU AINDA MAIS TORTA DO QUE JÁ ESTAVA.
PRUDÊNCIO, AO NOTAR QUE O SEU CORAÇÃO ESTAVA QUERENDO SE FECHAR PARA O AMOR POR CAUSA DE SEUS PROBLEMAS, PENSOU:
- SE MEU CORAÇÃO DESEJA SE FECHAR PARA O AMOR, EU VOU FALAR DO AMOR DE JESUS, PORQUE ESSE SIM É O AMOR VERDADEIRO.
MENELAU, POR SUA VEZ, A CADA DIA QUE SE PASSAVA, FICAVA MAIS REVOLTADO COM OS SEUS PROBLEMAS E SE AFUNDAVA CADA VEZ MAIS NA MENTIRA E NO PECADO. ELE NÃO TINHA MAIS DINHEIRO PARA SUSTENTAR SEUS LUXOS E NEM PARA SE ALIMENTAR. DAÍ, DECIDIU FAZER USO DA DESONESTIDADE PARA CONSEGUIR SEUS OBJETIVOS E FAZENDO COM QUE A SUA CASA FICASSE POR UM FIO.
JÁ, PRUDÊNCIO, PASSOU MUITA FOME NA SUA CASA, MAS, NUNCA PERDEU SUA FÉ EM DEUS E NEM DESISTIU DE GANHAR O SEU PÃO DE CADA DIA, POIS. ELE SABIA QUE SE AGISSE COM DESONESTIDADE, NUNCA SERIA UM VITORIOSO.
E ASSIM, DEPOIS DE TANTAS NUVENS SE FORMAREM NO CÉU, COMEÇOU A CAIR UMA CHUVA FORTE, FAZENDO COM QUE O MAR FICASSE ZANGADO E QUE O VENTO SOPRASSE COM MUITA FORÇA.FAZENDO COM QUE A CASA DE MENELAU QUE HAVIA SIDO CONSTRUÍDA SOBRE A AREIA CAÍSSE FICANDO SOMENTE OS DESTROÇOS SOLTOS NA AREIA.

JÁ, A CASA DE PRUDÊNCIO RESISTIU BRAVAMENTE A FÚRIA DAS ÁGUAS E DOS VENTOS PERMANECENDO FIRME NO MESMO LUGAR QUE HAVIA SIDO CONSTRUÍDA, POIS, NADA ACONTECEU COM A CASA DE PRUDÊNCIO PORQUE ELA ESTAVA FIRMADA NA ROCHA.
ENTÃO, QUANDO JESUS TERMINOU DE CONTAR ESSA LINDA HISTÓRIA, AS PESSOAS QUE ESTAVAM AO SEU REDOR FICARAM MARAVILHADAS COM O SEU ENSINO, PORQUE ELE AS ENSINAVA COM MUITA SABEDORIA E AUTORIDADE E NÃO COM A CEGUEIRA E O EGOÍSMO DOS MESTRES DA LEI.



Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 46 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 28585


Outros títulos do mesmo autor

Contos O GATO DE OZ Saulo Piva Romero
Contos GIULIA E OS PASSARINHOS Saulo Piva Romero
Contos A PRINCESA ENCANTADA NO LAGO DOS CISNES Saulo Piva Romero
Contos A TORRE DE PIZZA Saulo Piva Romero
Contos CABEÇA DE PAPEL Saulo Piva Romero
Contos TICO E OS FANTOCHES Saulo Piva Romero
Contos XAROPINHO Saulo Piva Romero
Contos PANCHO E O BURRINHO PREGUIÇOSO Saulo Piva Romero
Contos NOÉ E O GRANDE DILÚVIO Saulo Piva Romero
Contos O MILIONÁRIO E O MENDIGO Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 150.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 48751 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39040 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 33202 Visitas
Amores! - 32074 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 32064 Visitas
Desabafo - 31698 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31420 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30793 Visitas
Faça alguém feliz - 30793 Visitas
Vivo com.. - 30448 Visitas

Páginas: Próxima Última