Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A IMPORTÂNCIA E A URGÊNCIA DA EDUCAÇÃO
SALETI HARTMANN

Resumo:
Para quem acredita que a Educação é capaz de transformar vidas, idéias e mentes, há uma urgência de se rever tudo o que se relaciona ao Ensino, pois o futuro está nas mãos dos educadores e dos divulgadores de conhecimentos e de idéias.

O Ser Humano não sabe viver sem um objetivo.

Sempre – em todas as épocas e lugares – o Homem moveu-se na direção de um alvo, buscando dar um sentido à sua vida.

A História da Educação conta como o Homem perseguiu seus objetivos durante os milênios, e nos deixa admirados diante de tantos obstáculos vencidos e tantos sonhos conquistados.

Hoje, vivemos numa época de encruzilhada, que agride a vida – não só do Ser Humano – como a de todo o Planeta.

Depois de tantas batalhas vencidas na História da Humanidade, é preciso escolher entre a própria vida e sobrevivência do nosso Planeta, ou a completa destruição de tudo o que foi conquistado até este Milênio.

Nós temos uma grande responsabilidade nas nossas mãos. E esta responsabilidade – de preservar a vida e o Planeta – deve ser o objetivo principal do Homem desta época. Esse é um objetivo que, para muito além das maravilhas tecnológicas (que poluem o meio ambiente), só pode ser conquistado através da Educação. Por este motivo, se faz necessário que o ato de educar conquiste um lugar de destaque na vida não só da nossa sociedade, mas principalmente, no seio da própria Civilização deste tempo.

É urgente colocar a Educação no seu verdadeiro papel, que é o de conciliar o Ser Humano entre si e com a Natureza. A Educação que se deixa levar por ideologias carregadas de ódios, sem permitir um contraponto de ambas as partes, é como um míssil colocado nas mãos e na mente dos jovens, que aprendem a destruir a liberdade, tanto no seu interior, como ao seu redor.

A Educação ecológica – junto com a tecnológica – se faz urgente em todos os âmbitos da vida humana. Proporcionar modelos de vida que preservem o Planeta, é um grande objetivo que se apresenta às crianças e jovens do 3º Milênio.

As Instituições Educacionais, através dos seus currículos temáticos, precisam perseguir as melhores possibilidades de refletir o Ser Humano em suas variantes, escolhendo ser uma espécie de “mediadora” entre as diferenças naturais existentes em qualquer sociedade. Os objetivos das nossas escolas precisam, urgentemente, abordar a coexistência pacífica entre os indivíduos, povos e nações, preparando os jovens e as crianças para serem mais solidários com os da sua própria espécie, usando sua inteligência para combater os inimigos comuns, que são a destruição do Planeta, a fome, a miséria, as doenças, os fanatismos e outros.

Que estes sejam os objetivos urgentes da Educação.

A tecnologia, antes de ser um fim, pode ser transformada num meio para atingir estes objetivos, modificando nas raízes as previsões de um futuro fatalista e sem sonhos.

Saleti Hartmann
Professora/Pedagoga e Poeta
Cândido Godói-RS



Biografia:
Saleti Hartmann nasceu em 28/07/1958 em Cândido Godói-RS, e já na adolescência começou a escrever. De lá para cá tem 8 livros publicados, divulgando suas poesias, crônicas e artigos, que falam sobre a Paz, Educação, e um mundo sem drogas e violência. Tem 59 anos. Solteira. Acredita na Civilização do Amor. Participa de Antologias poéticas em várias regiões do país, tendo recebido prêmios em alguns concursos literários. Saleti é Professora, Pedagoga e Psicopedagoga, além de Poetisa. Ama a leitura, a natureza, música e pessoas sensíveis à fraternidade humana.
Número de vezes que este texto foi lido: 52932


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A AMÉRICA E O SONHO DE LIBERDADE SALETI HARTMANN
Crônicas A CRIANÇA AINDA PULSA EM MIM... SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (2) SALETI HARTMANN
Artigos PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE (1) SALETI HARTMANN
Crônicas A LÁGRIMA DO ANJO SALETI HARTMANN
Crônicas NOS TEUS OLHOS, CRIANÇA.. SALETI HARTMANN
Artigos EDUCAR PARA A PAZ! SALETI HARTMANN
Crônicas UMA FLOR DORME NO TEU CORAÇÃO SALETI HARTMANN
Crônicas CALÚNIA SALETI HARTMANN
Poesias A Água e a Criança SALETI HARTMANN

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 84.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68960 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57883 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56698 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55770 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55005 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54866 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54821 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54764 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54697 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54666 Visitas

Páginas: Próxima Última