Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tecnologia e Educação
Natali Carvalho dos Santos

Resumo:
Visando compreender as relações existentes entre os elementos que compõem a educação, aliados ao advento da internet e seus complementos, este artigo traz uma reflexão sobre as práticas didáticas e suas evoluções na educação superior no Brasil, associadas ao uso de ferramentas digitais que contribuem com a qualidade do processo ensino. As características que envolvem o processo, dentre elas a qualificação do professor e suas exposições em sala de aula com criatividade e inovação, e ainda os recursos oferecidos pelo mercado como os aplicativos online e infinitas plataformas de interação, são as vertentes abordadas neste trabalho

Nos dias atuais, é impossível falar dos recursos que estão disponíveis nos processos educacionais sem citar as ferramentas digitais como meios de contribuição nas relações de ensino e aprendizagem. Essas referências estão bastante inseridas no cotidiano dos educandos, mas será abordada com destaque no ensino superior.
As ferramentas digitais estão cada vez mais envolvidas na sociedade, especialmente entre os estudantes. No entanto, é importante ressaltar o indispensável suporte que os professores devem oferecer, sabendo que na educação, são eles os responsáveis em avaliar e escolher os mecanismos mais adequados, digitais ou tradicionais, para alcançar os resultados com o melhor aproveitamento possível. No contexto, a participação das instituições, tanto na qualificação dos docentes quanto na modernização da estrutura disponibilizada, é crucial para o alinhamento do processo, especialmente em sala de aula. As ferramentas digitais permitem mais autonomia aos alunos e dinamismos às aulas, promovendo uma integração ao processo de aprendizagem de forma mais ampla e lúdica.
Portanto, este artigo tem como objetivo estudar aspectos relevantes da didática no Ensino Superior, contextualizando o uso das ferramentas digitais nos processo de ensino, tendo como pressupostos teórico-práticos a tendência pedagógica contemporânea de ensino e educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é basicamente descritiva, pautada na análise de uma turma de pós-graduação do MBA em Gestão Estratégica de Comunicação Digital da Faculdade Batista Brasileira, além da leitura de obras pertinentes ao assunto. E, considerando os aspectos do estudo, o problema que envolve as discussões é: De que forma os recursos digitais disponíveis podem auxiliar e contribuir com o processo ensino na educação superior? Este trabalho está fundamentado em questões que debatem a aplicabilidade da tecnologia em sala de aula, com destaque para o uso das redes sociais e dispositivos móveis que, em muitos casos, pode ser visto como um fator dispersante para o aprendizado. Este artigo não visa à desconstrução das tradicionais metodologias de ensino, mas apresentar uma oportunidade de continuidade e aprimoramento da educação superior, alicerçada em algumas das principais ferramentas contemporâneas que surgem como suporte didático e motivador dentro do ambiente de ensino.


2 PROCESSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO DO ENSINO SUPERIOR


Falar sobre o Ensino Superior do Brasil não é uma tarefa fácil, pois a diversidade de sua estrutura e organização o torna complexo, dinâmico e mutante. Antes, é importante entender, ainda que brevemente, o atual contexto didático da educação no Brasil, considerando fatores no âmbito econômico, social e cultural. A ideia central é esclarecer algumas questões que envolvem a forma como o Ensino Superior brasileiro se apresenta neste momento, refletindo sobre o funcionamento da educação no Brasil com uma visão mais ampla do futuro da educação superior, com destaque para a ambiência digital, foco deste trabalho.

Em tempos passados, a Educação Superior era uma exigência de desenvolvimento, com privilégio daqueles oriundos de famílias com presença destacada no cenário político e econômico do país. Mas, a importância que adquire hoje na ciência, na tecnologia e na comunicação, provoca notórias transformações na realidade, iniciando a construção de uma nova sociedade, obrigando a universidade, no seu papel social, incluir práticas contemporâneas ao seu trabalho. O ensino na universidade se constitui um processo de busca, de construção científica e de crítica ao conhecimento produzido. Por isso, torna-se fundamental compreender como o docente pode construir suas práticas de educação superior, como planejar ações pedagógicas a partir de uma tendência moderna.

Entendendo a didática como um processo de estudo de diferentes formas de ensino, onde as questões de teoria, prática, conteúdo e aprendizagem estão relacionadas, espera-se do professor universitário um posicionamento diferenciado, com diálogo entre estas questões em contínuo movimento de construção social e cultural. Zabalza (2004) explica que o professor universitário deve estar atento às exigências em torno dos processos didáticos e esclarece como é importante que o docente universitário seja inovador e criativo, devendo tratar os conteúdos de forma coerente com os seus objetivos. Tais reflexões nos fazem perceber que:

A didática também é entendida como atividade mediadora, entre a teoria educacional e a prática educativa; a sala de aula à totalidade social; o conteúdo a forma da educação, o professor ao aluno (MELO e URBANETZ, 2008, p.17)

     
No contexto atual, as atribuições do ensino universitário exigem uma ação docente atuando como profissional reflexivo, crítico, responsável e competente. Além disso, ele precisa ter capacidade para exercer a docência e realizar atividades de investigação. A aprendizagem deve estar voltada para o aluno, utilizando métodos que contribuam para o entendimento do que está sendo ensinado. Cabe ao professor ter consciência do seu papel no contexto educacional. Assim, acredita-se ser possível abandonar a exclusividade atribuída à técnica, e os universitários podem se mostrar favoráveis à prática que implica um professor acolhedor, confiante, dialógico, questionador e provocador. Pensar a prática pedagógica e investigativa como um processo ativo e crítico conduz à aprendizagem de como fazê-la considerando que

[...] Não se trata, apenas, do ensino de conceitos, embora estes continuem essenciais. É preciso também desenvolver procedimentos e atitudes, elementos que posteriormente não eram considerados objetos do trabalho pedagógico no ensino superior (SUHR e SILVA, 2010, p.73).

Neste processo didático onde a investigação está inserida, diversos elementos aparecem como suporte nas práticas de ensino e devem ser identificados pelo docente e incluídos no contexto da educação. A tecnologia surge como grande aliada do ensino superior e diversas ferramentas são associadas à ambiência universitária. O professor precisa e deve estar aberto às novas alternativas, neste caso, não tão novas assim, apenas pouco exploradas. Nesse contexto, as ferramentas digitais são opções de práticas didáticas que contribuem, de forma dinâmica e lúdica, com a qualidade do ensino e interação dos alunos, proporcionando melhor aproveitamento do conteúdo e engajamento às turmas.
No item seguinte, algumas possibilidades do ambiente digital serão apresentadas, contextualizada e analisadas como plataformas colaborativas no processo educacional no universo do ensino superior.

Número de vezes que este texto foi lido: 52809


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Tecnologia e Educação Natali Carvalho dos Santos


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55045 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54959 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54840 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54830 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54737 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última