Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Turíbulo
LUIZ CARLOS SOUZA SANTOS

O turíbulo
        A liturgia católica se não for a mais completa, chega perto, com seus ritos seculares. Principalmente em suas missas solenes quando o sacerdote se paramenta com sua melhor casula de cores variadas para a celebração eucarística. Lembro-me como se fosse hoje, eu, chefe dos coroinhas, organizando todo material litúrgico para santa missa. Eram 13 dias de celebração, e, enfim, chegava o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio. Nessas e outras celebrações eucarísticas especiais não podia faltar o rito com o turíbulo. O turíbulo é um objeto litúrgico, geralmente de cor prata ou dourado, com três hastes na qual o sacerdote segura e dentro dele é colocado a brasa. Com a brasa a todo vapor é adicionado o incenso, uma substância resinosa e aromática que ao primeiro contato com a brasa é queimado, e sua fumaça exala um cheiro agradável. Era como se fosse música para meus ouvidos, aquele rito. E o sacerdote dizia: Assim ó Deus, como sobe a fumaça desse incenso, suba até vós, as nossas preces. Tudo parecia caminhar para mais um missa solene; material litúrgico arrumado, toalha no altar, tudo no seu devido lugar. Quando a missa se inicia, percebi que havia me esquecido de algo, mas não lembrava o que. De repente já no altar, com bispo, sacerdotes, ministros da eucaristia e coroinhas reunidos. Percebi que havia me esquecido de queimar o carvão para o rito com o turíbulo. Faltava pouco para o início do rito. De repente me afastei do altar, deslocando-me até a sacristia; tirei minha túnica, e como não havia mais tempo hábil para fazer a brasa, introduzi carvão com pedaços de vela e ali mesmo tentei acender. A hora do rito é chegada, e o sacerdote me solicita o turíbulo. No entanto, algo de inusitado acontece, não sabia que o carvão adicionado a pedaços de vela, transforma-se num fumaceiro dos infernos. De repente, todo altar se encontra fumaçado, com um cheiro nada agradável, antes mesmo da colocação do incenso. Foi bispo tossindo, padre saindo, ministro perdendo a respiração, coroinhas correndo; um verdadeiro pandemônio. De repente o sacerdote com aquele olhar nada amigável, direciona-se para mim, e pergunta o que havia acontecido de errado. E eu, para não ficar sem resposta, disse que era carvão de péssima qualidade. Enfim, a aquele verdadeiro fumaceiro, com certeza nossas preces chegaram a Deus.
             Luiz Carlos Souza Santos


Biografia:
-
Número de vezes que este texto foi lido: 52850


Outros títulos do mesmo autor

Contos Recruta é bicho destemido Luiz carlos souza santos
Contos Ex cabo do exército Luiz carlos souza santos
Crônicas Rua barão de Loreto Luiz carlos souza santos
Crônicas Santo Antônio, o santo milagreiro Luiz carlos souza santos
Poesias pretensão de ir ao céu Luiz carlos souza santos
Poesias Luiz carlos souza santos
Crônicas sozinhos em meio à multidão Luiz carlos souza santos
Contos Cabo é cabo Luiz carlos souza santos
Poesias O palhaço Pagliacci Luiz carlos souza santos
Contos Lázaro e a Caipora Luiz carlos souza santos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 37.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55044 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54830 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54734 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última