Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Rejeição das Contas de Dilma pelo Legislativo: uma análise
Júlia Andere

Resumo:
Uma análise crítica quanto a relação sociopolítica do país e as repercussões de cunho social e histórico que se projeta diante do atual caótico senário político nacional.

Disse Miriam Leitão em sua coluna de 20/03/2016, no jornal “O Tempo”:
É bom que se lembre que a presidente Dilma não enfrenta o processo de impeachment pelas revelações da Lava Jato (...) Mas a acusação central do impeachment é ter a presidente cometido crime fiscal (...) Houve manipulação de dados fiscais para escamotear a verdade das contas públicas e contornar a Lei de Responsabilidade Fiscal e isso foi a origem do colapso em que estamos com inflação e recessão. Ela fez uma gestão temerária da política econômica. Isso é muito sério.
Pois bem: o TCU rejeitou as contas de Dilma por essa razão. Foi a primeira vez que este Tribunal rejeitou as contas de um Presidente da República, desde a sua fundação, há mais de cem anos, pelas mãos de Ruy Barbosa. As “pedaladas” (operações de crédito ilegais) somam valores controversos, mas nunca inferiores à casa dos 100 bilhões de reais. Foram pagas pelo governo central, o que perfaz uma confissão de culpa, agravando sobremaneira as dificuldades fiscais da União, nesse ano e até hoje. As “pedaladas” são sancionadas pela LRF com pena de prisão. Inequívoco crime de responsabilidade.
Ocorre que o provimento do TCU é tecnicamente um “parecer”, a ser julgado pelo Legislativo, na forma prevista pela Constituição. Enquanto o Legislativo não julgar, a rejeição permanece apenas um parecer. Sendo julgada, passa a ser uma sentença definitiva, que não possui previsão de recurso, pelo menos não no âmbito do Congresso. E dificilmente seria objeto de análise pelo Supremo, dadas as competências privativas do Congresso e a ausência de qualquer precedente nesse sentido.
As contas rejeitadas foram enviadas à Câmara Federal, salvo engano, em setembro ou outubro de 2015. A Comissão correspondente foi constituída, todas as pendências solucionadas, a defesa do Executivo foi apresentada e o relatório encontra-se pronto para julgamento e posterior envio ao Plenário. A ideia seria fazer isso imediatamente, tornando a rejeição fato consumado e fortalecendo o principal fundamento para o impeachment.
Mas essa análise, ou sua deliberação, jamais houve. A rejeição das contas permanece um parecer e o “impeachment” foi votado, e Dilma afastada, sem que se confirmasse, para todos os fins de direito, a rejeição das contas da Presidente da República. Qual seja: a importância do TCU, nesse processo de afastamento, viu-se relativizada. Ao fim e ao cabo, faz-se um impeachment com ou sem Tribunal de Contas, ainda que seu parecer fosse útil ao desfecho que se mostrou vencedor: o encaminhamento de Dilma Roussef ao ostracismo político e administrativo.
Agora, vê-se o escândalo dos tribunais de contas estaduais, especialmente o do Rio de Janeiro, e somos informados de que, dos onze ministros do TCU, pelo menos quatro possuem sérias pendências com a Justiça. Esse fenômeno espalha-se por todo o Brasil: dezenas de conselheiros estaduais estão sendo processados, figurando como réus em inúmeros feitos, principalmente os de improbidade administrativa e de peculato.
Se estamos a passar o Brasil a limpo, é chegada a hora de se questionar, definitivamente, o papel e a atuação das cortes de contas em nosso país. Doa a quem doer e dando onde der.   
      


Biografia:
Júlia. Estudante de direito. 21 anos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Jurídicos Rejeição das Contas de Dilma pelo Legislativo: uma análise Júlia Andere


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56718 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55050 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54972 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54850 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54842 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54743 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54713 Visitas

Páginas: Próxima Última