Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O QUE SIGNIFICA SER EMPÁTICO HOJE?
Flora Fernweh

De acordo com a concepção de mundo aristotélica, sustentada pela manifestação das expressões e das paixões humanas por meio da representação artística das mais variadas naturezas, o conceito de mímese está relacionado a recriação da realidade por meio do teatro, da dança e da literatura. Paralelamente a isto, é nítida na contemporaneidade a crescente importância da aplicação da sensibilidade e do ato de imaginar-se na situação do outro, a fim de que se possa construir por meio da transposição de realidades, uma sociedade mais justa, humana, igualitária e empática.
     Em um mundo globalizado, mutável e altamente conectado, são decorrentes os fenômenos que incitam os indivíduos a buscarem um posicionamento de supremacia em relação com os demais. Isto se verifica na busca incessante por status, fama e riqueza e pela competitividade naturalizada pelo modelo econômico capitalista. Diante destes percalços que comprometem a trajetória rumo a uma sociedade guiada pela empatia, aversões ao bem comum, disseminadas essencialmente pela mídia, importante porta-voz e difusora de ideais, marca o dia a dia dos indivíduos no enfrentamento da falsidade e de divergências que podem desencadear grandes conflitos, pelo simples fato de não ser capaz de enxergar-se no outro e transparecer suas virtudes e valores.
     Nos anos iniciais que sucederam a colonização do Brasil, o esquema de escambo foi implantado como forma de mediar a relação trabalho-recompensa entre colonizadores e nativos. Até então, os indígenas desconheciam objetos trazidos pelos europeus, como o espelho por exemplo, instrumento que lhes ofereceu a possibilidade de enxergar a própria imagem, que até o momento, refletia-se no olhar ao outro. Percebe-se deste modo, as raízes históricas do modo de encarar o outro, e o modo como o padrão de voltar-se para dentro de si solidificou um individualismo, por vezes egoísta, que até hoje é observado nas relações que mantemos com os demais.
     Ser empático é uma potencialidade que aliada ao bom senso e à tolerância, torna-se uma característica de destaque no tempo presente. Aprender a tornar-se um ser humano melhor do ponto de vista relacional é um ponto positivo frequentemente visto na personalidade de liderança e daqueles que buscam meios de ascender social ou intelectualmente por meios justos. Empatia é mais do que colocar-se no lugar do outro, é também agir em prol do bem e da integridade do semelhante.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52839


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55699 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54631 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54552 Visitas

Páginas: Próxima Última