Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O sonho da borboleta
A nossa vida é um momento
Francisco Canindé Sousa Soares

Resumo:
O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva

O sonho da borboleta

Borboleta um sinônimo de estrondosa beleza, cores vibrantes, a mais fina delicadeza e metamorfose. Elas são lindas, inspiram romantismo e pureza. São eximias exibicionistas e alegres dançarinas. Sempre amei as borboletas, principalmente as monarcas: belas, migratórias, resistentes e longínquas, mas, depois de saber que a espécie da pequena borboleta-de-piracema pode viver somente por 24 horas, senti uma solidariedade gigantesca por ela.
Saí à procura dessas damas da água, discretas e intensas... Muito intensas. Ao encontrar a pequena borboleta-de-piracema descobri que são chamadas assim porque se reproduzem na água e é comum vê-las subindo o rio, em colunas, ao mesmo tempo em que os peixes migram para desovar.
Com muita delicadeza aproximei-me da ínfima efemeróptera e despejei-lhe minha indagação: Você sonha? E se sonha como se sente sabendo que nunca o realizará, pois não existe amanhã para realizar o que sonhou hoje?
A borboleta-de-piracema  sai do casulo, copula, põe ovos e... Morre. Uma nova borboleta  sai do casulo, copula e... Morre. Sai do casulo e... Morre. E... Morre.
Sua resposta foi surpreendente. Ela começou falando sobre o sentido de sua vida. 24 horas podem significar uma eternidade. Para uma borboleta-de-piracema  significa a perpetuação de sua espécie, para mim pouco, para ela tudo. Se tenho sonhos? Sim, disse ela, sonho com minha próxima geração perpetuando nossa espécie, sonho em aproveitar cada segundo que a vida me deu de presente, sonho com os riachos de água cristalina, flores lindas e coloridas e quando acordo, realizo todos os meus sonhos antes de chegar minha substituição. Às vezes tenho pesadelos onde me vejo um humano com uma vida ínfima, sem cor, sem asas, com um longo tempo de sofrimento pra viver e com sonhos egoístas que não levam em conta a próxima geração. Quando acordo desse tipo de pesadelo, agradeço por ser uma feliz Borboleta-de-piracema.

Esse dialogo me fez lembrar o sonho de Chuang Chou, mestre taoísta que viveu no séc. IV AC. "Certa vez eu, Chuang Chou, sonhei que era uma borboleta, adejando daqui para acolá, com todos os fins e propósitos de uma borboleta. Só tinha consciência de minha felicidade como borboleta sem saber que eu era Chou. Depressa acordei e ali estava eu, eu mesmo, na verdade. Agora não sei se eu era um homem sonhando ser borboleta, ou se eu sou uma borboleta sonhando ser um homem. Entre um homem e uma borboleta há, naturalmente, uma distinção. A transição é chamada transformação de coisas materiais."

Pensei, o que a gente leva da vida é a vida que a gente leva.
Levantei-me sem dizer uma palavra, apenas atento aqueles olhos rasos e esbugalhados que me fitavam, antes que eu pudesse ir havia uma ultima lição, aquela pequena grande Borboleta me disse: A nossa vida é um momento. Um sopro. E a gente só vai levar o amor que deu e recebeu, a alegria, o carinho e nada mais. Que é a vida? Uma ilusão, uma sombra, uma ficção, será que o maior bem é tristonho? talvez não, porque toda a vida é sonho e os sonhos, tudo são.


Biografia:
Finjo tão bem sentir uma dor que chego a sentir a dor que deveras finjo.
Número de vezes que este texto foi lido: 52809


Outros títulos do mesmo autor

Poesias EU Francisco Canindé Sousa Soares
Poesias Pensamentos Perfeitos Francisco Canindé Sousa Soares
Poesias O mundo Francisco Canindé Sousa Soares
Crônicas Ambíguo Francisco Canindé Sousa Soares
Poesias A Tempestade Francisco Canindé Sousa Soares
Poesias O sonho da borboleta Francisco Canindé Sousa Soares
Crônicas Súplica dos derrotados Francisco Canindé Sousa Soares
Crônicas Crônicas celestiais I Francisco Canindé Sousa Soares
Artigos A CIÊNCIA POR TRÁS DO GÊNESIS Francisco Canindé Sousa Soares
Contos O jardineiro das flores mortas Francisco Canindé Sousa Soares


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55780 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55015 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última