Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PARAÍSO DA VIOLÊNCIA
DIRCEU DETROZ

Se o cotidiano do Brasil não soasse de muitas formas trágico, poderíamos gargalhar gostosamente de uma reportagem estampada no “Wall Street Journal”. Dizia: “Os brasileiros estão fugindo do paraíso, para irem viver em outros países”. Que os brasileiros estão fugindo é fato. Quanto a ser do paraíso...Uma grande piada.

O Brasil tornou-se especialista em bater recordes relacionados a coisas ruins. Aconteceu mais um recorde. O “Fórum Brasileiro de Segurança Pública” divulgou dados das mortes violentas intencionais como homicídios e latrocínios de 2017.

Apesar de assustadores, esses números erradamente serão absorvidos pela sociedade, e infelizmente logo esquecidos. Achamos tudo normal. Nada precisa ser feito para mudar. Afinal, as reportagens vindas do Primeiro Mundo devem ser verdadeiras. São tantas sobre um “cara” chamado Lula. No “paraíso” não se mexe.

Foram 63.880 vítimas de mortes violentas em 2017. Na média 175 por dia, e 7 por hora. Claro que a letalidade policial não foi deixada de lado. Cresceu 20%. Num país cada vez mais violento, esperar que a letalidade policial deixe de aumentar é pura utopia. Para piorar, muitos brasileiros adoram utopias de que nem polícia armada precisamos.

Agora já se admite abertamente, vivemos uma guerra entre facções criminosas na busca por territórios e dinheiro. Talvez, e não demore muito, estaremos também admitindo abertamente que essa guerra tem outros objetivos. A busca por poder dentro dos poderes da nação.

Não estamos deixando apenas as mortes violentas se incorporar ao nosso cotidiano como meras banalidades. Uma outra guerra silenciosa e covarde já se incorporou. Trata-se da violência doméstica contra as mulheres. E geralmente o script do capítulo final acaba em homicídio.

O mesmo “Fórum Brasileiro de Segurança Pública” mostra como o Brasil tem se tornado violento para as mulheres. Os números escancaram que o machismo se expandiu em todas as classes sociais. Cada vez mais, a mulher é vista como um objeto do qual alguém se julga no direito de tomar posse. Um troféu.

Por dia em 2017 mais de 600 mulheres sofreram algum tipo de violência doméstica com lesão corporal dolosa. Foram 60.018 estupros e 4.539 homicídios. É bom lembrar que as estatísticas sempre mentem para baixo. O medo de denunciar, ou a esperança de que o sentimento de posse possa ser “amor novamente” são parte do cotidiano das mulheres.

Não há dúvidas, o Brasil é um paraíso. Um paraíso para a violência. Nele os criminosos comem maças e se lambuzam à vontade. Sabem que não serão expulsos. Nele as mulheres são obrigadas a se humilhar e morrer para o deleite dos seus agressores.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55698 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54728 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54550 Visitas

Páginas: Próxima Última