Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PROVISÓRIO
Cesar D

No emprego novo, a palavra classificadora, definidora no crachá, paroxítona na raiz: provisório. Não ligou quando a garota do RH o entregou, dizendo que na próxima semana entregariam o definitivo, com nome, foto, número de registro e tudo o que faz um homem cativo de uma empresa. Pegou e foi cuidar dos objetos que não eram seus, mas que a organização exigia que ele tivesse uma "dor de dono", de segunda a segunda, com um dia semanal e um domingo de alforria, ele também objeto, mercadoria entre as mercadorias. A muito tempo não ligava para as coisas, as de fora e as de dentro, um misto de passividade e inocência, estranheza e docilidade, um pacato cidadão, se apagando da civilização...e o que será isso mesmo?... e assim continuou a jornada, bastante tempo, até aquele dia no qual o cliente, aquele que "tem sempre razão", disse aquela gracinha na frente da esposa: "Seu nome é provisório?". Nesse momento lembrou de tudo o quanto achava provisório na vida, tudo de segunda mão: as amizades vividas e acabadas, os amores avulsos, que nunca decolaram, os empregos sem sentido, com o velho ato de funcionar, que é o que os funcionários fazem, se dividindo entre acatar ordens, caguetar e competir todos contra todos, chegando a lugar algum, as relações sem reciprocidade e ressonância... E ai retrucou: "É...quando você viajar e sua esposa ficar sozinha em casa, chame o provisório...rssrs".O quiproquó armado pelo rei cliente na terça resultou na dispensa sem justa causa na quarta, recolhendo os dias trabalhados e os meses de alcova. Perdeu o emprego, mas ganhou algo dentro dele que despertou: um campo arado e produtivo de ironia, cinismo, arrogância e bem estar...algo que a muito ele não saboreava, última gota de um néctar e esse desejo de querer mais...um gosto imenso e inebriante de um pouco de liberdade...







Biografia:
De sampa, zona norte, mas a muito morando no centro...me formando em história num país sem memória..é isso, esse sou eu..
Número de vezes que este texto foi lido: 52830


Outros títulos do mesmo autor

Contos UM CASTELO PARA RIQUELME Cesar D
Contos PROVISÓRIO Cesar D
Contos ALGUÉM NUM SAXOFONE Cesar D
Contos OS BARQUINHOS DE PAPEL Cesar D
Contos FIM DA FESTA Cesar D
Contos ALEGREMENTE, EM DEZEMBRO Cesar D
Contos UM CORPO NEGRO Cesar D
Contos O CANTOR E SUA SOLIDÃO Cesar D
Contos BORDER Cesar D


Publicações de número 1 até 9 de um total de 9.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54919 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54630 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54547 Visitas

Páginas: Próxima Última