Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Uma viagem no tempo
José Pedreira da Cruz

Resumo:
Um passeio imaginário à procura de si mesmo

Como que numa espécie de transe fechei os olhos e viajei mais de cinqüenta anos atrás, à procura de mim mesmo.
E lá estava eu, tal como deixei: mais ou menos quatro anos de idade, malvestido, cabelos aloirados, chupeta na boca e pés no chão; olhar sereno e de sorriso acanhado rindo pra si mesmo. Aquele menino solitário parecia não me reconhecer e por um instante ficou desconfiado com minha inesperada presença.
Então lhe murmurei:
- Calma! Fique calmo, garoto. Nós somos um só. Eu sou você e você é eu. Somos a mesma pessoa. Vê se me reconhece.
Espantado, o garoto olhou dentro dos meus olhos e me fez abrir o semblante, e também sorri: já com um sorriso sexagenário.
As pessoas que passavam me olhavam achando-me esquisito, mas, como ninguém entende dos pensamentos humanos prossegui com minha visita ao passado. Passado que passa também nos meus sonhos, até mesmo acordado.
Sabe quanto tempo faz que não nos vemos? Sessenta anos. Você imaginava que ficaria assim? Veja como está hoje? Ouça-me, tenho idade para ser seu avô. Que acha você se fosse meu neto?
Olhei minucioso para todo seu corpo, que era lindo. Sua pele morena brilhava sob o Sol e suas mãozinhas gordas se mexiam agitadas. Seus cabelos caracolados tinham luz, e sua boca de lábios finos, se abria e se fechava envolvida num sorriso angelical.
Tive a impressão de ouvi-lo perguntar:
- Por onde você andou? Porque me deixou?
Mas, mesmo sem sua pergunta lhe respondi que andei no tempo: o tempo que transforma os vivos, que maltrata o corpo, que nos faz jovem e nos envelhece.
E num ato involuntário estendi-lhe a mão, achando que seria tocada, mas alguém apareceu chamando-me:
- Vô, que está pensando?
Recompondo o siso da consciência, respondi:
- Num menino que conheci, faz tempo, e que poderia ser meu neto, tal como você.
- Mas... quem era esse menino, vô? – indagou minha neta.
- Eu.
Respondi enchendo-a de dúvidas.
A menina balançou a cabeça como que dizendo nada entender. E não entendeu. Mas com o tempo saberá que também já fui criança tão bela e pura quanto as outras e, talvez, possa um dia fazer como eu: regredir na saudade e se encontrar com a criança que já foi.

Memórias do autor
São Paulo, 18 de jan/2008.


Biografia:
Nasceu no dia 5 de janeiro de 1948 na cidade de Sátiro Dias-BA, onde estudou o curso primário. Prosseguir com os estudos em Alagoinhas-BA, onde foi comerciário e petroleiro. Depois migrou para Duque de Caxias -RJ e lá concluiu o Curso Técnico de Contabilidade no Colégio Técnico Comercial "Ana Maria Gomes". Em 1975, com esposa e filho, modou-se para São Paulo onde ingressou na indústria metalúrgica e nela adquiriu razoável conhecimento administrativo. Depois, concursado, empossou-se na Secretaria de Estado da Educação onde atua no serviço administrativo. Faz da boa música e da boa leitura o seu melhor passatempo e tem o hábito salutar de tocar violão, compor canções, ler e escrever Poesias, Contos e Crônicas. Possui dezenas de textos publicados em Jornais e revistas literárias (on-line)e tem participação especial no livro “Junco – crônica de sua existência” de Ronaldo Torres, além de inúmeras colaborações no jornal “Gazeta Voz Ativa” da cidade de Sátiro Dias-Ba. Vem neste espaço dedicar letra por letra de seus escritos a sua esposa Marly, a seus filhos e netos, amigos e admiradores.
Número de vezes que este texto foi lido: 52885


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Em busca de um pesadelo José Pedreira da Cruz
Contos Sonho de Flôres José Pedreira da Cruz
Cordel O casamento do bebum José Pedreira da Cruz
Crônicas Uma viagem no tempo José Pedreira da Cruz
Poesias PROCURA-SE José Pedreira da Cruz
Crônicas VELHO! Velho é a mãe José Pedreira da Cruz


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 538 - Anderson C. D. de Oliveira 52808 Visitas
frase 337 - Anderson C. D. de Oliveira 52808 Visitas
PARA SEMPRE EM SEUS ABRAÇOS - Alexsandre Soares de Lima 52808 Visitas
frase 705 - Anderson C. D. de Oliveira 52808 Visitas
Deem - Anderson C. D. de Oliveira 52808 Visitas
frase 367 - Anderson C. D. de Oliveira 52808 Visitas
frase 721 - Anderson C. D. de Oliveira 52808 Visitas
O CAMINHO QUE EU SIGO - Alexsandre Soares de Lima 52808 Visitas
frase 1302 - Anderson C. D. de Oliveira 52808 Visitas
frase 1308 - Anderson C. D. de Oliveira 52808 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última