Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os Hackers, os Crackers e Nós
Segurança da Informação dentro de sua casa
Max Bianchi Godoy

Resumo:
A necessidade de segurança virtual não é só de grandes empresas mas é de todos os usuários que interagem de alguma forma com o mundo de hoje.

Hoje, em nossa sociedade, convivemos com revistas que fazem a apologia do "ser hacker". Mas o que seria isso?


O hacker é um termo que vem do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts) desde os anos 60 que designava aquele que possuia um saber maior em Informática. Seria uma espécie de guru ou "eminência parda" de onde toda informação que fosse externada seria tida como verdade quase que incontestável.


Em nossa sociedade atual, o hacker é visto como um criminoso virtual o que não é verdade, pois, na verdade, é o termo que deveria designar aqueles que "invadem" sites, sistemas ou redes a fim de mostrar suas vulnerabilidades e indicar aos autores ou gestores dos mesmos que há um problema a ser consertado. Este pode lucrar apenas a satisfação de ser conhecido ou reconhecido entre os demais "hard users" (ecovadores de bits ou usuários com maior conhecimento de informática).


O Cracker é a denominação correta para o criminoso virtual pois significa aquele que invade para obter algum lucro ou causar prejuízo a outrem. O americano o chama de "black hat" (chapéu preto ou bandido).


Nas bancas vemos várias revistas sobre o tema o que preocupa algumas pessoas. Contudo, na minha opinião, como a informação está acessível a todos (bons - analistas de segurança e maus - crackers e bandidos virtuais) isso não deveria preocupar ninguém pois para toda entrada virtual existe uma porta-forte que a pode travar.


O que precisamos atentar é para as informações que nós disponibilizamos a nosso respeito. A todo dia recebemos ligações, jogamos fora papéis importantes que tem nossos dados, escrevemos algo, falamos algo e estamos nos vulnerabilizando ou as empresas que nós trabalhamos.


Existem bandidos especializados em colher informações de pessoas incautas para utilizá-las para obterem vantagens financeiras e outras beneces como vender nossos dados através de cadastros vendidos em CDs ou sites piratas a custos que variam de R$ 10,00 a R$ 1.000,00, dependendo da qualidade da informação e que lucros podem agregar a essas pessoas inescrupulosas.


No meu modo de ver as coisas o Hacker deve continuar a existir e ser respeitado pelo trabalho que presta, o Cracker deve ser coíbido pelos órgãos de segurança pública e Nós devemos tomar cada vez mais cuidado para viver nesse mundo digital, tendo cuidado redobrado em nossos contatos com pessoas que julgamos conhecer e relacionamentos através dos Mirc, Orkuts, Messagers, P2P e outras formas de aproximação virtual.


Biografia:
Max Bianchi Godoy é escritor e analista de segurança de um grande Banco. Responsável, entre outros, pela informatização da Rádio Relógio Federal possui 25 anos de experiência em Informática e 5 anos na apuração de fraudes via Internet perpetradas contra clientes pessoas físicas e jurídicas. O livro "A Segurança da Informação" é referência no estudo para concursos e concorreu ao prêmio Jaboti 2005. Maiores Informações no site: www.segurancadainformacao.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52936


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Os Hackers, Crackers e Nós Max Bianchi Godoy
Poesias Os Hackers, os Crackers e Nós Max Bianchi Godoy


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coração - Anderson C. D. de Oliveira 52812 Visitas
frase 218 - Anderson C. D. de Oliveira 52812 Visitas
Poesia e Reflexão com Marcela - Marcela S.S 52812 Visitas
QUALQUER HORA - Alexsandre Soares de Lima 52812 Visitas
CONVIVÊNCIA - Alexsandre Soares de Lima 52812 Visitas
A - Anderson C. D. de Oliveira 52812 Visitas
AVISO DO PECADO - Alexsandre Soares de Lima 52812 Visitas
NÃO ME ENTREGO À DERROTA - Alexsandre Soares de Lima 52812 Visitas
Por - Anderson C. D. de Oliveira 52812 Visitas
Sonho - Mario Dias 52812 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última