Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RECICLAGEM OU LOGÍSTICA REVERSA?
Moacir Pereira

Normalmente quando estudamos a logística, verificamos que o fluxo é sempre fornecedor --> produção --> e entrega ao cliente e, em paralelo com esse processo, o fluxo de informação.
Entretanto, poucos observam o ciclo contrário, ou seja, o que parte do cliente, processamento de material e produtor inicial.
Você deve estar se perguntando: como isso pode ocorrer?
Essa situação é muito corriqueira nos dias de hoje, principalmente diante do quadro econômico brasileiro e da massa de desempregados que diariamente bate às portas das empresas.
Para poder colocar comida em casa e ter uma vida minimamente digna, muitas pessoas são obrigadas a buscar sustento recolhendo latinhas de alumínio, papelão, vidro, etc., e vendendo aos chamados sucateiros, depósitos de ferro-velho.
Embora seja considerado ecologicamente correto, o que é uma atitude muito bonita, pois essas pessoas estão auxiliando diretamente a conservação do meio ambiente, também é uma ação de sobrevivência, mormente quando se sabe que, na casa de cada um desses recolhedores de material reciclável, há sempre a esposa e crianças esperando um prato de comida, a primeira refeição do dia, senão a única.
A logística reversa não é novidade, pois sua prática pode ser observada desde algum tempo na indústria de bebidas com a utilização das garrafas retornáveis e os engradados.
Do mesmo modo, quando um trabalhador recolhe as latinhas de alumínio, o papelão e o vidro que são descartados pelos consumidores, separa-os em contentores distintos e vende novamente à indústria original, está praticando a logística reversa.
A partir de hoje, esses trabalhadores merecem um respeito adicional, pois, embora estejam contribuindo de forma altiva para o meio ambiente e buscando uma renda mínima digna para a família, devem ser chamados de trabalhadores da logística reversa em prol do meio ambiente.

Moacir Pereira
Professor Doutor no Centro Unisal de Americana na cadeira de Logística e Administração de Materiais. Novembro/2006.


Biografia:
Professor Doutor em Engenharia de Produção pela Unimep, com foco em Logística de Abastecimento Hospitalar. Leciona no Centro Unisal de Americana/SP.
Número de vezes que este texto foi lido: 52918


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Reciclagem ou Logística Reversa? Moacir Pereira
Artigos RECICLAGEM OU LOGÍSTICA REVERSA? Moacir Pereira


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
BALA ABALA - manoel serrão da silveira lacerda 52807 Visitas
VARIÁVEIS MISTÉRIOS - orivaldo grandizoli 52807 Visitas
NINHO - orivaldo grandizoli 52807 Visitas
ESCOLHAS - orivaldo grandizoli 52807 Visitas
Sem Comparação - James Smith 52807 Visitas
ÚLTIMO SONHO - orivaldo grandizoli 52807 Visitas
Os dias depois da sua partida. - Mário Cesar da Silva Conserva 52807 Visitas
Mulher, preta, pobre, lésbica... PRESENTE - Maria Vitoria 52807 Visitas
Afinal, o que somos? - Jeferson Camargo 52807 Visitas
Caminhos. - leonardo lorenzoni vieira 52807 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última