Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
JANTAR À LUZ DE VELA
julio damasio

JANTAR À LUZ DE VELA

Antes que caísse a noite, Jonas já preparava o jantar no fogo brando. Já havia estado no quintal, subido no muro e tirado uma margarida amarela do quintal do vizinho. De posse dela, fez de uma garrafa vazia de cerveja seu vaso, colocou-o no centro da mesa. Pegou no paiol uma caneca de porcelana velha com a asa quebrada, era do seu time de coração, fora encostada não pela asa quebrada, mas pelo fracasso do seu time. Virou-a de boca para baixo, colocou uma vela, fazendo a caneca de castiçal.
Quando a noite havia caído por inteiro, Jonas ouviu o barulho do portão se abrindo. Rapidamente, colocou o jantar sobre a mesa, arrumou os pratos e os talheres, a vela já estava acesa. Ao se deparar com a cena, ainda na soleira da porta a esposa esbravejou:
— Seu cretino! Seu sem-vergonha! Perdeu de novo o dinheiro da conta de luz no baralho?


Biografia:
JULIO DAMÁSIO Pseudônimo de Walmor Damásio Junior. Julio Damásio é autodidata, nasceu em Curitiba, no dia 25 de outubro de 1966. É divorciado e pai de dois filhos. Ministrante de palestras de motivação à leitura. Foi colaborador de vários jornais do Estado do Paraná. Dedica-se à literatura há mais de dez anos. Vive atualmente em Curitiba. Antes, porém, teve várias profissões e morou em diversas cidades brasileiras e, também, nos Estados Unidos. É autor de três livros de contos. Primeiro livro: Contos puramente maliciosos. Segundo livro: Conto dos contos e outros contos. Essa obra foi agraciada com o prefácio de Rafael Greca de Macedo e com nota do reconhecido Valêncio Xavier. Terceiro livro com título: Simplesmente contos simples. Na vida literária, Julio teve reconhecido seu empenho em prol do incentivo à leitura. Foi homenageado duas vezes como destaque na cultura pela Câmara Municipal de Curitiba. Ganhou a Medalha de Mérito Fernando Amaro 2004 e o Prêmio Cultura e Divulgação 2005. Participou, junto com outros escritores do Paraná, do Projeto Bibliomóvel, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado e Teatro Guaíra com o conto Pelezinho. O material foi distribuído gratuitamente em bibliotecas e no Teatro Guaíra. Foi membro da Comissão Julgadora do tradicional Concurso Nacional de Contos, Newton Sampaio, promovido pela Secretaria de Cultura do Paraná, no ano de 2004. Ministra Oficinas de criação de texto pela Fundação Cultural de Curitiba em 2006.
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Contos A CRÔNICA DO ANJINHO. julio damasio
Contos JANTAR À LUZ DE VELA julio damasio


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Lídia - Teresa Raquel Nogueira Emídio 52816 Visitas
As Fases da Vida - D. M. Lloyd Jones 52816 Visitas
Não Sendo mas Agindo como se Fosse - Silvio Dutra 52816 Visitas
Ser estranho, na visão de outra espécie - José de Aguiar Junior 52816 Visitas
literatura - jecer de brito 52816 Visitas
O amor e seus acontecimentos - Eduarda Pereira 52816 Visitas
DONO DE MIM... - Ivan de Oliveira Melo 52816 Visitas
Personagem de Vagão dos sonhos - YAGO TADEU BORGES DE SOUZA 52816 Visitas
POEMA URBANO - orivaldo grandizoli 52816 Visitas
Orgulho Espiritual Oculto - Jonathan Edwards 52816 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última