Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
QUANDO A REALIDADE ENGOLE A FICÇÃO
DIRCEU DETROZ

A tendência da maioria das coisas e invenções que assistimos nos filmes, ou lemos nos romances de ficção científica, é mais cedo ou mais tarde se transformar em realidade. A ficção além de ser um desafio, é um protótipo para a realidade.

Embora eu não aposte nesta possibilidade, algumas talvez, fiquem para sempre no desafio. É o caso das viagens no tempo, ou o teletransporte de um lugar para outro. Coisas tão banais em “Túnel do Tempo” e “Jornadas nas Estrelas”.

Só que existe outro tipo de ficção. Nesta as coisas e as invenções são substituídas não apenas por seres humanos de carne de osso. Também por suas emoções e sentimentos. Como a maioria dos sentimentos humanos têm um prazo de validade curtíssimo, a realidade infelizmente engole a ficção. A culpa não é da ficção. Nós os humanos é que somos os culpados.

Seria impossível para a escritora americana R. J. Palacio, não encerrar seu romance “Extraordinário” com um final feliz para o menino Auggie. Afinal, se isto não acontecesse quem choraria vendo o filme, ou lendo o romance? Eu ainda não vi o filme, mas duvido que ele possa se comparar em emoção com o livro.

Auggie nasceu com uma deformação no rosto. Sua síndrome de Treacher Collins não é tão rara assim. Afeta 1 a cada 50 mil pessoas. Suas características são os desvios nos ossos da face, o formato da mandíbula, fendas nas pálpebras e lábios, retração do queixo e as orelhas ficam mais baixas.

Depois de passar vários anos tendo a mãe interpretada no cinema por Julia Roberts como professora, é hora de Auggie começar a frequentar uma escola. Ele sabe que o leque do preconceito se multiplicará muitas vezes. E não tem mais pelo menos no romance, o capacete de astronauta para salvá-lo.

O romance é dividido por narrações. Além de Auggie, outros personagens também narram sua convivência com ele. Desde o espanto inicial até a aceitação, que claro, nunca será unânime. Para a sorte do mundo, ele está cheio de extraordinários!

Embora quem esteja sempre frequentado as mídias seja o racismo, o preconceito contra as deficiências físicas tende a ser muito mais cruel. Na verdade, só parece que a ficção de Auggie teve um final feliz. Ele apenas formou-se no quinto ano. Ainda teria muitas outras pessoas que evitariam esbarrar nele, como se fosse uma doença contagiosa.

Depois de derramar lágrimas assistindo o filme, qual seria a reação das pessoas ao se deparar com um Auggie na vida real? Lembrariam dos olhos molhados, ou atravessariam a rua? Se estivessem com seu filho ou filha, o que diriam a eles? Qual o preceito do Auggie que você escreveria para o preconceito?


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52797


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Sobre quando se morre DIRCEU DETROZ
Crônicas O perigo das estrelas DIRCEU DETROZ
Poesias CONJUNÇÃO GELADA DIRCEU DETROZ
Crônicas O calendário cósmico DIRCEU DETROZ
Poesias ACASO DIRCEU DETROZ
Crônicas As baleias e o aquecimento global DIRCEU DETROZ
Crônicas As outras pessoas DIRCEU DETROZ
Crônicas O jogo nas sombras DIRCEU DETROZ
Poesias ENREDO DIRCEU DETROZ
Crônicas A tecnologia da seita ao céu DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53907 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53876 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 53804 Visitas
FLORES E ESPINHOS - Tércio Sthal 53768 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 53764 Visitas
Escuridão - Anitteli Poestista 53764 Visitas
Amores! - 53753 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53739 Visitas
Desabafo - 53737 Visitas
O Movimento - Marco Mendes 53722 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última