Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Faça a diferença no mundo de iguais
Rosana Nicácio da Silva

Resumo:
Não siga o estilo boiada, faça a diferença no mundo de iguais, sendo você mesmo, nunca o mesmo.

Me chamo Rosana Nicácio, sou potiguar, graduada em Formação de Executivos e Pós Graduada em Gestão de Pessoas, pela Laureate International Universities, consultora na área de Gestão com as Pessoas, Mentora, Profesional Coach e Analista Comportamental DISC Profile, pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e Facilitadora da Lego® Serious Play® Methods.

Considero que meu portfólio resume-se em ser uma pessoa e profissional que é gente que gosta de gente, des[envolver] gente, servir a gente e encantar o cliente, gerando rentabilidade perene. Uma eterna aprendiz dessa grande universidade, chamada VIDA, onde muitos são os alunos inscritos e poucos os que conseguem ser graduados com louvor.

Nunca fui uma pessoa com pretensão de escrever conteúdos para periódicos, porém, com o passar do tempo, os conhecimentos adquiridos e experiências vivenciadas, fui sentindo a necessidade de comparTRILHAR, isso mesmo, a palavra não encontra-se errônea, mas no sentido de compartilhar conhecimentos e experiências, atingindo o maior número de pessoas e TRILHAR junto com os leitores, novos caminhos, aprendizados, desenvolvimentos técnicos e comportamentais e, desta forma, evoluir como um ser dito verdadeiramente humano.

Agora a pergunta que não quer calar:

O que significa para você a palavra " encantar"?

De acordo com o Dicionário Aurélio, encantar significa: maravilhar-se, seduzir-se, extasiar-se, jogar feitiço.

Agora eu questiono: você está encantado consigo?

Gosto muito de referenciar o significado de encantar, fazendo analogia quando estamos apaixonados, pois os olhos brilham, o sorriso no rosto é externado de uma forma ímpar e fácil, o semblante fica demasiadamente iluminado e o estado de espírito totalmente tomado pelo bem-estar e que nada de ruim pode ser capaz de estragar essa energia que contagia.

Tem uma canção do Rei Roberto Carlos, que se chama Amante à Moda Antiga, muito bonita por sinal, e um trecho da música diz: " Eu sou aquele amante à moda antiga, daqueles que ainda mandam flores". Pois bem, transcrevendo para minha versão e realidade, ela teria uma nova versão, que diz: Eu sou aquela amante à moda antiga, do tipo que ainda manda cartas. Isso mesmo, em uma era de inúmeras ferramentas e praticidade tecnológicas, a comunicação é full time e on-line, com devolutivas em tempo real. Vale ressaltar que adoro a tecnologia, mas ainda tenho o hábito de escrever cartas e enviá-las nos tradicionais envelopes brasileiros com bordas ornamentadas com as cores do país e postada com selos comemorativos, o que para muita gente é totalmente jurássico, e se for falar para a geração Millennials, essa, pressuponho que nunca tenha recebido uma carta e, se não for exagero da minha parte, não sei se sabe o que é uma carta tradicional.

Muitos me perguntam: em meio a uma era tecnológica como a nossa, como pode alguém ainda escrever cartas? É justamente o que me fascina: o simples, o surpreender, o encantar, o jogar feitiço e fazer a diferença no mundo de iguais. Nunca fui de seguir a boiada. Também sou adepta a muita coisa atemporal e sempre gostei de fazer a diferença na minha vida, assim como na das pessoas.

Já dizia a estilista francesa Coco Chanel: "para ser insubstituível, você precisa ser diferente". As pessoas não surgem em nossa vida por um acaso. Portanto, precisamos usufruir da companhia e torná-las únicas e especiais.

A partir do momento que disponho de algo que é só meu, que não tenho como terceirizar o delegar, que é o meu TEMPO, para lembrar de alguém, escrever palavras que brotam com amor e carinho, emanando boas energias, é algo único, ímpar, que me faz bem e acredito que o bem de outrem. Vale lembrar, que as cartas são escritas à própria mão.

Fale a verdade, você recebe em sua caixa postal contas ou cartas? E se recebesse em sua caixa postal uma carta escrita à mão com uma comunicação coloquial, agradável, como se sentiria?

Tenho alguns relatos de pessoas que se emocionaram ao receber minhas cartas, pois em tempos tecnológicos, nas quais a comunicação paralinguística, como é o caso dos emoticons, são evidenciados, colocando-se no lugar da comunicação escrita e tradicional, receber uma carta passa a ser no mínimo inusitado, porque as pessoas mal têm tempo para si, quanto mais dedicar tempo em prol do outro, sem esperar algo em troca. Porém, é imaginar o estado de espírito do receptor, o seu semblante e seu bem-estar em sentir-se único e especial. Tudo bem que moramos em um país muito solidário e que muitas pessoas encontram-se engajadas em projetos sociais, ações sociais, o que não deixa de ser de extrema valia e muito louvável, mas observo também, que realizar doações de mantimentos, roupas, produtos de higiene pessoal ou qualquer item que seja material, é algo necessário e que supre a necessidade do corpo e muitas vezes de forma momentânea. Todavia, as pessoas nos dias atuais, são desnutridas de alimento para alma e apenas o seu tempo, o seu amor, carinho, seu sorriso no rosto, seu abraço acolhedor, seu rapport , são capazes de aliviar essa necessidade, essa falta que corrói a essência do ser.

Fazendo referência a Leonardo di Ser Piero da Vinci, mas conhecido como Leonardo da Vinci, que dizia: " A simplicidade é último degrau da sofisticação", considero que a sofisticação é falar, escrever, sentir e agir com o que vem do coração de uma forma inteira, é ser essência e não aparência.

Fazer a diferença no mundo de iguais, não requer fazer algo aparatoso ou estapafúrdio. Requer apenas o seu tempo, o querer fazer o outro se sentir bem e espalhar o bem, não importando a forma.

No meu caso, escrevo e envio cartas, mando flores, procuro me aperfeiçoar para ofertar o meu melhor, nas amizades, na família, no trabalho, mas o que realmente impacta é a sua forma exclusiva, genuína e peculiar do seu comportamento e atitude íntegra, pois é algo seu e não pode ser copiado. Não existe fórmula ou receita pronta, mas existe ação e doação em prol do outro, partindo de você.

Agora te questiono: qual a diferença você está fazendo na sua vida, no seu trabalho, na vida dos seus familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos?

Qual está sendo A-TU-AÇÃO?

Construa o seu legado pautado nas ações simples, não precisa ser quantidade, mas qualidade, e os resultados sejam sustentáveis e perenes. Faça a vida valer a pena!!!

Pense! Reflita! Insista e Persista! Você pode fazer a diferença no mundo de iguais hoje, amanhã e sempre. O dia todo e todos os dias e fazer parte de uma verdadeira corrente do bem e do seu próprio bem, sem esperar nada de ninguém, apenas ser o bem que te faz bem e o bem de outrem.

Sou uma pessoa amante das pessoas, mesmo com seus defeitos, da boa música e gosto de fazer uma correlação entre elas e sempre digo:

Pessoas são como músicas: devem ser ouvidas, interpretadas e compreendidas. Não precisa tocar na rádio ou na televisão, apenas no coração!

Desejo que a vida de vocês seja uma verdadeira parada de sucesso!!

Abraço de coração para coração.

Rosana Nicácio da Silva


Biografia:
Rosana Nicácio, Potiguar,Graduada em Formação de Executivos e Pós Graduada em Gestão de Pessoas, pela Laureate International Universities, consultora na área de Gestão com as Pessoas, Mentora, Profesional Coach e Analista Comportamental DISC Profile, pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) e Facilitadora da Lego® Serious Play® Methods.
Número de vezes que este texto foi lido: 52802


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Faça a diferença no mundo de iguais Rosana Nicácio da Silva


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54455 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54244 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54191 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54144 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54128 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54048 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53941 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última