Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O fascinante mundo da Leitura
Julianne Viana Guerra


     A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, embora, muitas vezes, não nos demos conta.
     Ler, não significa somente, decifrar as letras do alfabeto e juntá-las em palavras, mas também estudar a escrita, decifrar e interpretar o sentido, reconhecer e perceber, se envolvendo com aquele mundo novo que está sendo apresentado, integrando as ideias lidas com as experiências prévias. É uma verdadeira viagem sem sair do lugar.
     Fascinante! A aprendizagem da leitura sempre se apresenta propositalmente como algo mágico, senão enquanto ato, enquanto processo da descoberta de um universo desconhecido e maravilhoso. Parodiando Paulo Freire: "ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo". Refletindo melhor, poderíamos dizer que ninguém ensina ninguém a ler. O aprendizado é, em última instância, solitário, embora se desenvolva na convivência, cada vez mais com os outros e com o mundo, naturalmente!
     Essencialmente iniciada no período de alfabetização e progredindo nos diferentes graus de ensino, a leitura é fundamental em todos os níveis da educação, constituindo-se uma ferramenta de interação entre as pessoas de qualquer área do conhecimento. Estando intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende. Permitindo ao homem interagir com os outros. Possibilitando a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. É também um recurso para combater a massificação executada principalmente pela televisão. O livro é ainda um importante veículo para a criação, transmissão e transformação da cultura.
     Através do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades, promovendo a sua transformação e a do mundo.
                         Boa leitura!


Biografia:
Aluna da Universidade Severino Sombra, na cidade de Maricá, cursando o penúltimo período de Letras- Português/Espanhol.
Número de vezes que este texto foi lido: 52850


Outros títulos do mesmo autor

Juvenil O fascinante mundo da Leitura Julianne Viana Guerra
Artigos Análise do Filme As Horas Julianne Viana Guerra


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Doces Anjos - José Ernesto Kappel 53273 Visitas
Escrever - Terê Silva 53273 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 53272 Visitas
Feito de Tristeza - José Ernesto Kappel 53270 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 53269 Visitas
DESABAFO DE CABRAL - Lailton Araújo 53268 Visitas
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 53268 Visitas
Mulher madura - Ivone Boechat 53267 Visitas
Vento Brando - José Ernesto Kappel 53266 Visitas
É TEMPO. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53266 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última