Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Novo logotipo, carro problemático
Novo logotipo, carro problemático
Reginaldo Rodrigues

Escrevi este artigo há quase dois anos para a mídia impressa e continua repercutindo, diante da negativa dos Diretores da Fiat em fazer o recall do Stillo. Por isso estou publicando novamente, só que agora aqui na mídia eletrônica. <<A nova Logomarca da Fiat merece aplausos. A predominância do vermelho com efeitos e a forma do desenho interno dão singularidade à “Logo”. De maneira bem objetiva, um Logotipo ou Logomarca é a identidade visual do Produto ou da Instituição. Costumo dizer que como temos nossa foto na carteira de identidade, nossa imagem, a empresa ou Produto também devem ter uma imagem representativa. O desenho externo com efeitos metálicos e a tridimensionalidade denotam a modernidade pretendida pela Fiat. Embora alguns profissionais da publicidade e propaganda “torçam o nariz” para Logomarcas com efeitos, devido à dificuldade da aplicabilidade em certas peças promocionais, não há como negar que fica muito interessante. O fato de uma “Logo” ser simplificada em decorrência do local ou mídia onde será inserida não implica em perda de identidade, desde que sejam preservadas as características principais como cores e formatos. Exemplo disso são os emblemas da Chevrolet, Ford e da própria Fiat, que na mídia impressa aparecem cheias de efeitos e nos carros são simples.
Mas apesar da mudança bem sucedida da Logomarca e do primeiro lugar absoluto em vendas de veículos este ano os executivos da Fiat têm um grande abacaxi pra descascar. No início do mês de Junho o Jornal Estado de Minas trouxe uma reportagem acerca de um suposto problema no eixo traseiro do Stilo, um dos produtos de maior valor agregado da montadora aqui no Brasil. A matéria menciona cinco casos de acidentes, inclusive com vítima fatal, em que houve soltura da roda traseira. Embora Diretores aleguem que isso tenha ocorrido em função das colisões, em um dos casos uma testemunha afirmou ter visto a roda se soltando bem antes do veículo bater. Tente visualizar a cena: você dirigindo e... de repente, uma roda ultrapassa o carro em alta velocidade. Neste momento você percebe que a mesma pertence ao seu veículo. Para um filme pastelão ou um desenho animado o roteiro é ótimo. Brincadeiras à parte, em outro caso a roda se soltou e o veículo nem chegou a bater. Apesar da explicação técnica de “aplicação de esforço excessivo sobre a suspensão traseira direita” em um dos casos e alegação de “coincidência” nos outros, houve uma repercussão significativa.
Há mais ou menos dez anos o Tipo, também da Fiat, ficou estigmatizado pelo fato de alguns carros terem incendiado. Na época, técnicos disseram que os problemas ocorriam mediante o esforço de uma mangueira da Direção Hidráulica dos carros de uma determinada série, estourava e derramava fluído inflamável nas partes quentes do motor. Não tardou o modelo sair do mercado devido ao desgaste de imagem. O valor de revenda dos usados desse modelo despencou, e ainda hoje é sentida, o mesmo aconteceu com o Tempra. No mercado, os eventos envolvendo o Stillo significam Propaganda Negativa. E essa alastra rapidinho e é irreversível. Os projetistas já podem ir pensando em um modelo substituto para estampar a nova e moderna Logomarca.>>


Biografia:
Graduado em Comunicação Social, Pós Graduado em Gestão Estratégica em Marketing. Jornalista, Radialista, Articulista, Consultor e Palestrante.
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Corporativo Novo logotipo, carro problemático Reginaldo Rodrigues
Poesias Dileto Amigo Reginaldo Rodrigues
Crônicas Diga sim para a vida! Reginaldo Rodrigues


Publicações de número 1 até 3 de um total de 3.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Caminho - Leonardo Henrique 53315 Visitas
PERGUNTAS, DÚVIDAS, INQUIETAÇÕES - Regina Vieira 53314 Visitas
Seu Manoel, Bom de Mel - José Ernesto Kappel 53314 Visitas
SENHORITA BRENDA E O MISTÉRIO DA PANELA DE ARROZ - Saulo Piva Romero 53312 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 53312 Visitas
A DERROTA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 53312 Visitas
Navegante - José Ernesto Kappel 53307 Visitas
O Homem Que Não Tinha - José Ernesto Kappel 53306 Visitas
ARMAS - Carlos de Almeida 53305 Visitas
Prece de Ano Novo - Ivone Boechat 53303 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última