Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pizza de pimenta
Luiz Eudes

Morava na fazenda, gostava de exercer as suas atividades domésticas rurais. Entre aves e animais via o seu tempo útil passar depressa. E assim tocava a vida, embora sempre demonstrando o seu encantamento com as metrópoles. As luzes da cidade lhe enfeitiçavam e as delícias culinárias lhe atraíam. Apreciava os bons restaurantes, divertia-se cometendo o pecado da gula e gostava mesmo era das pizzarias.
      Manhã de sol de uma segunda-feira calorenta, foi alertada de que precisava ir até a capital do estado a fim de providenciar documentos necessários à sua aposentadoria, vez que se aproximava a idade limite estabelecida em lei.
     Malas arrumadas seguiram viagem no veículo de Aloísio, um dos seus sobrinhos, tão logo os raios solares brilharam sobre o Junco. Também viajava a sua cunhada Maria, a mãe do motorista. Foram direto ao apartamento de Luci que os acolheria. Luci é a filha da cunhada.
     Atingiram o destino nas primeiras horas comerciais da manhã, depois de acomodados, fizeram um desjejum e a interiorana foi bater às portas da repartição pública. Enfrentou filas de espera, viu a bela manhã de sol se esvair pela janela envidraçada, colheu informações e finalmente foi atendida quando a hora do almoço se tinha passado.
     Ao menos, para o seu deleite, havia conseguido o documento na primeira viagem. Uma sua vizinha lhe alertou que havia estado na agência por três vezes. Estava feliz, precisava comemorar.
      Quando a noite chegou e as luzes da cidade se acenderam, ofuscando a beleza das estrelas, o quarteto dirigiu-se a um templo das delícias da culinária italiana. Acomodaram-se em uma mesa de canto na cantina, pois dali poderiam acompanhar todo o movimento da casa. Pedidos feitos ao garçom, aguardavam se refrescando com sucos de frutas da época, servidos bem gelados.
     Passaram-se poucos minutos e surgiu a solícita atendente com a bandeja nas mãos, dirigindo-se à mais nova aposentada, falou-lhe algo e como numa infantil brincadeira de telefone sem fio, foi mal interpretada:
- Como? Pizza de pimenta? Não minha filha, muito obrigada, eu sofro de gastrite, não posso comer estas coisas quentes... Reagiu a ofertada.
- Senhora, por favor, esta pizza é a peperone...
- Não, minha filha, não insista, eu já lhe disse que não quero.
- Mas senhora...

O que a garçonete não sabia é que Antônia, a sua cliente, sofria de um distúrbio que provocava uma crise de risos em situações vexaminosas. E as gargalhadas não puderam ser evitadas, contagiando aos demais ocupantes da mesa.
Chamaram o gerente.
- Por favor, em que posso ajudá-los?
     Não havia mais o que fazer. A risadagem havia tomado a todos no estabelecimento. Parecia um grande espetáculo circense. O gerente sentiu-se ridicularizado e perguntou se alguém conhecia um médico.
     O esposo de Luci é médico. Telefonaram para ele. Estava de plantão no Hospital São Rafael, entretanto ao ficar sabendo dos acontecimentos, pediu licença aos pacientes e foi ao encontro da amada. Nada pode fazer. Não existem medicamentos que possam combater o riso generalizado e ainda que houvesse seria preciso muitas doses. Todos os clientes da cantina fartavam-se em riso. E tudo por causa de uma pizza de pimenta que a garçonete insistia em oferecer a Antônia.
     O médico precisava voltar ao seu turno laboral. Mas antes de sair, pediu disfarçadamente à sua companheira que entrasse em contato com aquele seu primo jornalista.
     Não demorou a chegar o repórter com a sua equipe. A reportagem seria matéria de capa no dia seguinte no principal jornal de circulação baiana. O fotógrafo disparava flashes em todas as direções, as pessoas prontificavam-se em conceder depoimentos. E o gerente desesperava-se. Tudo isto por causa de uma garçonete estúpida, será demitida.
     Como notícia ruim circula mais do que rastilho de pólvora, o dono da casa foi avisado e ao adentrar no estabelecimento foi direto à mesa da turma do Junco:
     - Quanto vocês querem para acabar com tudo isto? Toda esta situação está colocando o meu negócio em risco. Até a imprensa vocês já chamaram. E tudo por causa de uma pizza de pimenta...
     Sentiram-se todos ofendidos. Eram interioranos sim, mas não eram idiotas. Quem aquele comerciante imaginava ser?! Acreditava mesmo que poderia comprar a dignidade das pessoas e acabar tempestivamente com a diversão de todos?
     Foi preciso que os junquenses telefonassem para o advogado Laerte, famoso apaziguador. Suas batalhas jurídicas findavam sempre em acordos benéficos para as partes. O negociante tranqüilizou-se ao ver a figura daquele jovem casuístico que magistralmente aproximava-se da mesa onde Antônia ria incontrolavelmente ainda sob o efeito da suposta pizza de pimenta. O gerente o interpelou:
     - Meu doutor, por favor, resolva a situação aqui. Tudo isto aconteceu por um mal entendido. Imagine o senhor o que será da firma quando os jornais chegarem às bancas amanhã. Estou perdido.
     Doutor Laerte Nepomuceno, sempre propenso a conciliar os ânimos e as opiniões, sugeriu um acordo:
     - O senhor sabe que nestas situações o código de defesa do consumidor sempre acata os pleitos dos clientes. Na melhor das hipóteses, esta casa será obrigada a conceder uma indenização aos freqüentadores. O senhor pode se adiantar aos fatos e encerrar a delonga.
     Um sorriso amarelo invadiu o rosto do angustiado gerente. Vislumbrava a paz de volta a reinar em seu estabelecimento:
     - Por certo, doutor. O que o senhor propõe?
     Acontece que o bacharel também era muito famoso por causa das piadas sempre prontas para qualquer situação. E, como conseguira dominar a situação, resolvera tirar proveito para mais um dos seus gracejos.
     - Façamos o seguinte: o jornalista não publicará a matéria nem os meus constituintes registrarão queixa contra a casa, desde que o senhor mande oferecer pizza para todos os clientes.
       Sentindo-se aliviado e do alto do poder que o cargo lhe confere, o gerente determinou aos seus subalternos que servissem pizza para todos.
     - Está bem doutor, tudo resolvido, muito obrigado. Só uma pergunta: Mando servir de que sabor?
     - Oras mais esta... Pizza de pimenta...



Biografia:
Luiz Eudes é autor de Noite de Festas e Tempo de Sonhos
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Contos Os músicos Luiz Eudes
Contos Zé do Mato Luiz Eudes
Contos Esther Luiz Eudes
Contos Rádio de Pilha Luiz Eudes
Contos Pizza de pimenta Luiz Eudes
Contos O prefeito Luiz Eudes
Contos Pagando promessa Luiz Eudes
Poesias A missão Luiz Eudes
Contos A voz da nossa gente Luiz Eudes
Contos Encontros e desventuras Luiz Eudes

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55781 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55016 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54827 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54792 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54706 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54691 Visitas

Páginas: Próxima Última