Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
L-06 - RECEITAS DE CAMARÕES, MARISCOS, OSTRAS, PEIXES & S/A
FRUTOS DO MAR E RIOS
Antonio Louro

Resumo:
APLICAÇÃO DOS FRUTOS DO MAR E RIOS MA CULINÁRIA BRASILEIRA

L-06 - RECEITAS DE CAMARÕES, MARISCOS, OSTRAS, PEIXES & S/A.
Antonio Louro – E-mail: antlou65@yahoo.com.br

BOLINHOS DE BACALHAU*

1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo batido
1000 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e desfiado (ou outro peixe seco)
1000 g de batatas cozidas e espremidas
Óleo para fritar
Pimenta do reino em pó a gosto
Em uma vasilha junte a batata, o bacalhau, a manteiga e a pimenta mexendo até formar uma massa homogênea, depois junte o ovo e o fermento. Frite as colheradas em óleo bem quente até dourarem e escorra em papel absorvente.

CREME DE PEIXE COM FOFINHOS*

½ limão espremido e coado
1 cebola pequena fatiada
1 pimentão vermelho pequeno cortado em rodelas
1 xícara (chá) de araruta
100 g de manteiga
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de fermento
2 ovos batidos
3 xícaras (chá) de farinha
400 ml de leite
500 g de peixe cozido em lascas
Em uma vasilha misture muito bem até formar uma massa homogênea: 1 colher (chá) de sal, a araruta, 100 ml de leite, 2 colheres de sopa de fermento, 2 ovos, 2 xícaras de farinha e 50 g de manteiga, depois estenda a massa e corte em pedaços levando ao forno quente para assar até ficarem dourados. Em uma panela em fogo baixo derreta 50 g de manteiga e refogue o pimentão e a cebola até amolecerem, depois acrescente 1 xícara de farinha misturando bem para formar uma massa lisa, e junte devagar 300 ml de leite, 200 ml de água e uma colher de sal (chá), mexendo sempre até engrossar, juntando o peixe e o limão. Derrame o creme em um pirex e arrume por cima os fofinhos.

FOFINHOS DE CAMARÃO*

1 tablete de caldo de beicon esfarelado
1 cebola ralada
1 pimentão vermelho picado
1 xícara (chá) de araruta
100 g de manteiga
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de fermento
2 ovos batidos
3 xícaras (chá) de farinha
400 ml de leite
500 g de camarões pequenos cozidos e amassados
Em uma vasilha misture muito bem até formar uma massa homogênea: 1 colher (chá) de sal, a araruta, 100 ml de leite, 2 colheres de sopa de fermento, 2 ovos, 2 xícaras de farinha e 50 g de manteiga, depois estenda a massa e corte em pedaços levando ao forno quente para assar até ficarem dourados. Em uma panela em fogo baixo derreta 50 g de manteiga e refogue o pimentão, o caldo e a cebola até amolecerem, depois acrescente 1 xícara de farinha misturando bem para formar uma massa lisa, e junte devagar 300 ml de leite e 200 ml de água, mexendo sempre até engrossar, juntando o camarão. Derrame o creme em um pirex e arrume por cima os fofinhos.

TORTINHAS DE CAMARÃO E PALMITO*

1 cebola picada
1 colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de fermento
1 tablete de caldo de beicon esfarelado
1 vidro de palmito picado
100 g de manteiga
2 cenouras raladas e cozidas
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
400 g de camarões pequenos
Em uma vasilha adicione a farinha, o fermento, 50 g de manteiga e o sal, misturando tudo até obter uma massa consistente e homogênea (adicionando água se necessário) e forre as forminhas grandes, levando ao forno bem quente para assar durante aproximadamente 6 minutos (bem coradas). Em uma panela refogue em 50 g de manteiga o caldo de beicon, adicionando depois a cebola, o palmito, os camarões e as cenouras mexendo sempre até dourarem a cebola e os camarões, enchendo a seguir as forminhas.     

ACARAJÉ*

1 colher de sopa de gengibre ralado
2 cebolas grandes picadas
2 dentes de alho ralado
2 e ½ xícara (chá) de camarões secos descascados e moídos
3 colheres de sopa de maisena
4 xícaras (chá) de feijão fradinho
8 pimentas malaguetas moídas
Azeite de dendê
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Coloque o feijão de molho 24 horas antes, descasque-os e moa-os, misture 1 e ½ xícara de camarões, a maisena, as pimentas e o sal durante 5 minutos (batendo), depois modele em pequenos bolinhos e frite no azeite de dendê, após dourados retire em uma peneira para escoar e coloque-os em cima de papel absorvente. Junte em uma panela com azeite de dendê (pouco) as pimentas, 1 xícara de camarões, as cebolas, o gengibre, o alho e sal a gosto refogando ligeiramente. Abra os bolinhos ao meio e recheie com o refogado.   

BACALHOADA À PORTUGUESA*

1 maço de couves troncha cozidas
100 g de azeitonas pretas sem caroço
12 batatas médias descascadas e cozidas
4 cebolas inteiras cozidas
4 dentes de alho picados
4 ovos cozidos
4 postas de bacalhau, sem sal, sem pele, sem espinhas e cozidas
Azeite doce
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Vinagre a gosto
Em uma travessa grande arrume separadamente as postas, as couves, as batatas, os ovos, as cebolas e as azeitonas. Sirva também separadamente o azeite, a pimenta, o vinagre, os alhos e o sal. Cada um se serve e tempera a gosto.

BACALHAU COM ARROZ*

½ maço de salsinhas picadas
1 cebola grande ralada
1 lata de ervilhas
1 tablete de caldo de beicon esfarelado
1 xícara (chá) de óleo
1000 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e desfiado (ou outro peixe seco)
2 dentes de alho picados
2 xícaras (chá) de arroz cru lavado em 5 águas
3 tomates sem pele e semente
4 xícaras (chá) de água quente
Em uma panela refogue no óleo o caldo (beicon), a cebola e o alho até ficarem um pouco dourados, depois junte o bacalhau, os tomates e as salsinhas refogando mais um pouco. Em um pirex arrume no fundo metade do refogado e por cima espalhe as ervilhas e coloque o arroz, completando com a outra metade do refogado adicionando a água quente. Leve ao forno e deixe assar coberto com papel alumínio.

BACALHAU COM BRÓCOLIS*

1 maço de brócolis cozido e cortado a gosto
1 ovo batido
1000 g de batatas descascadas cozidas e espremidas
2 cebolas picadas
5 dentes de alho picados
50 g de manteiga
50 g de queijo ralado
500 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e desfiado (ou outro peixe seco)
500 g de tomates picados
Cebolinha picada a gosto
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto
Refogar os brócolis na manteiga (1 colher de sopa) com alho e sal a gosto. Fazer um purê com a batata, o ovo e 1 colher de sopa de manteiga e sal a gosto. Fazer um refogado com manteiga, cebolas, tomates juntando o bacalhau (não pode desmanchar), colocando por fim a cebolinha e a salsinha. Colocar em um pirex, no fundo o bacalhau, depois os brócolis e em cima o purê, salpicar o queijo e pedacinhos de manteiga, levando ao forno por aproximadamente 30 minutos.     

BACALHAU PERIGOSO*

1 cálice de vinagre
1 ovo batido
1000 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e em lascas (ou outro peixe seco)
2 cebolas picadas
2 gemas batidas
2 pãezinhos de 50 g (cacetinho e etc)
4 dentes de alho picado
4 tomates picados
Farinha de trigo
Óleo para fritar
Empane as lascas de bacalhau com a farinha e frite em uma frigideira com óleo quente. Em uma caçarola faça um refogado com óleo, o alho, as cebolas e os tomates. Em um pirex coloque no fundo fatias de pão, depois coloque o bacalhau e logo após coloque as gemas batidas misturadas com o vinagre, espalhando bem e o refogado por fim. Leve ao forno brando deixando assar a gosto.

BACALHAU DA HELOISA*

1 colher de sopa de manteiga
1 lata de creme de leite sem o soro
1000 g de batatas em palitos fritas
2 colheres de sopa de maizena
250 ml de azeite
4 cebolas em rodelas
4 claras em neve
1000 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e em lascas (ou outro peixe seco)
500 ml de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Dourar no azeite as cebolas, depois coloque o bacalhau e deixe no fogo brando por 10 minutos. Faça um molho com a manteiga derretida, a maisena, o creme de leite, o leite, a pimenta e sal a gosto deixando engrossar. Em um pirex coloque o bacalhau dourado, por cima as batatas fritas, regando com o molho e terminando com as claras em neve.

BACALHAU À GOMES DE SÁ*

1250 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e em lascas (ou outro peixe seco)
2000 g de batatas em palitos e fritas
6 ovos batidos
750 g de cebolas
Óleo para fritar
Sal a gosto
Em uma panela refogue com óleo as cebolas, depois junte o bacalhau, os ovos batidos e sal a gosto misturando com uma colher de pau até endurecerem os ovos. Misture no refogado as batatas fritas e sirva.

BACALHAU EM CREME DE TOMATES*

1 cebola grande picada
1000 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e em lascas (ou outro peixe seco)
2 caixinhas de polpa de tomate (520 g)
4 dentes de alho picados
Azeite doce
Farinha de trigo
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto
Empane o bacalhau na farinha e frite no azeite, depois coloque em um pirex. Refogue no azeite o alho, a cebola, a pimenta e sal a gosto, colocando após a salsinha, a polpa de tomate e deixe apurar. Regue o bacalhau colocado no pirex e leve ao forno quente por 15 minutos.

CAMARÃO À GREGA*
1 colher de café de louro em pó
1000 g de camarão médio, limpos sem as cascas
1000 ml de água
1cebola picada
2 dentes de alho picados
2 ovos batidos
Farinha de rosca
Farinha mandioca
Fatias de mosarela
Fatias de presunto
Óleo para fritar
Palitos
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Suco de 1 limão
Coloque um palito em cada camarão para ficarem retos, depois cozinhe com a água por 10 minutos adicionando os temperos (louro, cebola, alho, pimenta, limão, salsinha e sal a gosto), retirando-os e reservando o molho. Enrole o camarão cozido em uma fatia de queijo e a seguir em uma fatia de presunto, passe pelo ovo e empane na farinha fritando-os no óleo quente com cuidado, escorrendo sobre papel absorvente. A parte faça um angu com o molho reservado e a farinha mandioca.

CAMARÃO À BAIANA*

1 caixinha de polpa de tomate (520 g)
1 cebola grande picada
1 colher de sopa de azeite
1 lata de creme de leite
1 vidro de leite de coco
1000 g de camarão pequeno limpo
2 colheres de sopa de manteiga
2 dentes de alho socado
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Suco de ½ limão
Tempere os camarões com o limão por 10 minutos, depois escorra. Refogue no azeite e na manteiga o alho, a cebola, a pimenta e sal a gosto, adicionando a seguir o camarão deixando avermelhar bem. Adicione a polpa de tomate e deixe apurar pingando água, mas deixe o molho consistente, junte então o leite de coco e o creme de leite, permanecendo no fogo por mais 3 minutos.

CAMARÃO COM CATUPIRY*

½ caixinha de polpa de tomate (520 g)
1 colher de sobremesa de maizena
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de óleo
1 lata de palmito picado
1 queijo catupiry grande
100 ml de leite
2 colheres de sopa de cebola picada
2000 g de camarão limpo
50 g de queijo ralado
Cebolinha picada a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto
Suco de 1 limão
Tempere os camarões com limão, pimenta e sal e reserve. Em uma panela refogue a cebola no óleo e na margarina, juntando a seguir os camarões, as cebolinhas, as salsinhas e abafe, quando ferver acrescente a polpa de tomate e deixe no fogo por 15 minutos, depois acrescente o palmito e engrosse com a maisena dissolvida no leite. Forre o fundo de um pirex com o catupiry, por cima coloque o refogado e polvilhe com queijo ralado.

CAMARÃO COM MILHO VERDE E PALMITO

1 colher de sopa de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 lata de milho verde escorrida
1 lata de palmito (400 g) escorrido e em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 pimentão verde cortado em tirinhas
2 tabletes de caldo de beicon
¼ de caixinha de polpa de tomate
1 vidro de leite de coco
100 g de azeitonas picadas
1000 g de camarão limpo
3 claras batidas em neve
2 cebolas grandes picadas
4 colheres de sopa de azeite doce
4 colheres de sopa de manteiga
3 dentes de alho picado
3 gemas batidas
300 ml de leite
50 g de queijo ralado
Cebolinha picada a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto
Em uma panela coloque metade do azeite e da manteiga e refogue os tabletes de caldo, o alho e a cebola até dourarem, junte os pimentões, os camarões, a polpa de tomate, as azeitonas, sal a gosto e deixe no fogo brando durante 10 minutos. Em outra panela coloque a metade do azeite, da manteiga e refogue o milho, o palmito, depois coloque o creme de leite, o leite de coco, a cebolinha, a salsinha misturando muito bem no fogo, a seguir dissolva a farinha, as gemas, e sal a gosto no leite e adicione misturando até engrossar o molho. Em um pirex coloque metade do creme no fundo, o refogado no meio e cubra com o resto do creme, colocando as claras e salpicando o queijo. Leve ao forno até as claras formarem um suspiro consistente.

CUSCUZ VARIADO*

1 cebola grande picada
1 lata de ervilhas
2 latas de sardinhas picadas
1 vidro de palmito picado
100 g de beicon picado ou moído
200 g de camarão pequeno limpo
4 tomates picados
Azeite doce
Cebolinha picada a gosto
Farinha de milho
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto
Em uma panela colocar 200 ml de azeite e refogar todos os ingredientes a gosto, depois colocar 300 ml de água e cozinhar um pouco, colocando a seguir aos poucos a farinha de milho mexendo sempre com cuidado. Colocar a massa em uma forma redonda e manter na geladeira até esfriar e endurecer. Desforme e sirva regado com azeite.
CROQUETE DE CAMARÃO*

1000 g de camarões pequenos limpos
2 cebolas picadas
20 camarões médios limpos
3 claras misturadas
3 gemas batidas
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
8 tomates picados
Azeite
Farinha de rosca
Manteiga
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Salsinha picada a gosto
Dos 20 camarões enfie um palito em cada para se conservarem retos e frite-os no azeite até ficarem vermelhos. Em uma panela coloque 2 xícaras de água e cozinhe os camarões pequenos, com sal, salsinhas, tomates, cebolas, escorra a reserve o liquido, levando o restante para moer, depois adicione a manteiga, o resultado da moagem, a farinha mexendo sempre e cozinhando até soltar da panela (massa dura). Deixe esfriar e adicione as gemas, e a seguir envolva os camarões fritos com a massa, retirando os palitos e empanando com as claras e a farinha de rosca, fritando os croquetes no azeite. Os croquetes podem ser decorados com as cabeças e os rabos (cozidos) dos camarões.

CROQUETES DE SARDINHAS*

¼ do maço de salsinhas picadas
1 cebola picada
1 ovo batido
200 g de farinha de trigo
3 batatas médias cozidas e espremidas
3 dentes de alho picados
50 g de queijo ralado
500 g de filé de sardinhas
Farinha de rosca
Óleo para fritar
Amasse as sardinhas com um garfo e refogue no óleo com o alho, a cebola e a salsinha, e depois junte amassando as batatas, a farinha aos poucos e o queijo até formar uma massa uniforme e consistente (adicionando mais farinha se necessário). Passe no ovo e empane na farinha de rosca e frite no óleo.

FILÉ DE PESCADA BORA BORA*

100 g de azeitonas pretas recheadas
5 filés de pescada de tamanho a gosto
Manteiga
Papel alumínio
Queijo mosarela (10 fatias finas)
Queijo ralado a gosto
Sal a gosto
Salsinha picada
Vinho branco
Corte usando uma régua 5 pedaços de papel alumínio no tamanho que de para embrulhar os filés. Coloque 1 filé no centro de cada pedaço de papel alumínio elevando as laterais para não escorrer os ingredientes, por cima coloque duas fatias de queijo dobradas, 1 colher de chá de vinho, 1 colher de chá de manteiga, azeitonas, salsinhas, queijo ralado, sal a gosto e embrulhe com cuidado, levando ao forno por aproximadamente 20 minutos.
MACARRÃO COM ATUM*

1 lata de atum esfarelado
1 pimentão vermelho cortado em fatias fininhas
1 vidro pequeno de maionese
2 colheres de sopa de salsinha picada
250 g de macarão conchinha cozido
Pimenta do reino em pó a gosto
Queijo ralado
Sal a gosto
Vinagre a gosto
Coloque em um recipiente o macarão, o pimentão e salpique vinagre a gosto deixando por 15 minutos, escorra e junte a salsinha, o atum, a maionese, a pimenta, o queijo ralado, e sal a gosto. Servir gelado.

PEIXE NA MAIONESE*

½ caixinha de polpa de tomate (520 g)
1 cebola ralada
1 lata de ervilhas
1 lata de palmito picado
1 vidro de maionese
2 colheres de sopa de salsinha picada
4 dentes de alho picados
500 g de batatas cozidas e espremidas
500 g de carne de peixe limpa amassada ou moída
Óleo de soja
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Refogue com o óleo: o alho e a cebola até dourar, depois coloque a carne de peixe, a pimenta, a salsinha e sal a gosto e deixe cozinhar ao ponto, a seguir junte o palmito, as ervilhas, a polpa de tomate e batata mexendo sempre em fogo brando. Retire deixe esfriar e adicione misturando a maionese, deixando descansar na geladeira durante 3 horas ou mais, e sirva.

JANTAR DE BACALHAU*

½ xícara de chá de maizena
1 cebola grande moída
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de sopa de extrato de tomate
100 ml de leite
100 ml de óleo
2 colheres de sopa de margarina
3 claras em neve
3 gemas batidas
3 pimentões verdes moídos
3 tomates grandes moídos
4 batatas médias espremidas
50 g de queijo ralado
500 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e moído (ou outro peixe seco)
Azeitonas sem caroço
Sal a gosto
Passe na máquina de moer o bacalhau, a cebola, os tomates e os pimentões, refogue o resultado em uma panela com óleo juntando e extrato de tomate, depois junte as claras, as gemas, a maisena, a margarina, o fermento, o queijo, as batatas, o leite e sal a gosto misturando tudo. Coloque em um pirex decorando com as azeitonas e leve ao forno quente por 25 minutos.
MOUSSE DE ATUM*

¼ de maço de cebolinhas picadas
¼ de maço de salsinhas picadas
1 caixinha de gelatina branca sem gosto
1 cebola grande ralada
1 colher de sopa de limão
1 vidro pequeno de maionese
100 g de piches picadinhos
2 latas de atum esfarelado
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
6 tomates sem peles e sementes picados
Refogar em uma panela com o azeite a cebola e o alho até dourarem, junte a seguir a salsinha, a cebolinha e o tomate mexendo bem e desligue o fogo. Misture no refogado frio os picles, o atum, a maionese e o limão misturando bem com cuidado. Dissolva a gelatina em água como indicado na embalagem e misture na panela do atum. Untar uma forma de orifício com azeite e colocar o mousse, levando para a geladeira 24 horas antes de servir. Desforme em uma travessa, mergulhando a forma em água quente.

PÃO COM SARDINHA*

1 caixinha de polpa de tomate
1 cebola ralada
1 maço de salsinhas
1 pão de forma
2 latas grandes de sardinhas no óleo esfareladas sem as espinhas
Azeite doce
Maionese
Mostarda
Sal a gosto
Em uma panela doure no azeite o alho e a cebola, e após coloque a polpa de tomate e ferva um pouco, a seguir coloque as sardinhas e deixe no fogo mais um pouco, desligue o fogo e coloque a salsinha temperando com sal a gosto. Faça sanduíches com o pão colocando mostarda, maionese e o refogado, distribua em uma travessa e leve para a geladeira.

PESCADA ASSADA AO LEITE*

1 abacaxi pequeno meio verde cortado em rodelas
1 caixinha de polpa de tomate pequena
1 pescada de 3500 g espaldada (limpa, sem cabeça, sem a espinha dorsal – ou outro peixe)
2 cebolas grandes em fatias finas
200 g de beicon moído
50 g de manteiga
Azeite doce
Farinha de trigo a gosto
Limão a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Em uma assadeira forre o fundo com rodelas de abacaxi, tempere o peixe com gotas de limão e coloque o peixe espaldado por cima (a pele no abacaxi). Regue o peixe com azeite doce e a polpa de tomate, salpicando a pimenta e sal levando ao forno quente por 20 minutos. Leve ao fogo em uma panela o leite para ferver, depois adicione a manteiga e o beicon, engrossando levemente com a farinha. Retire o peixe do forno, e regue com o molho voltando ao forno para acabar de assar.

PEIXADA AMARALINA*

½ caixinha de polpa de tomate (520 g)
1 cebola ralada
1 colher de sopa de coentro picado
1 pacote (100 g) de coco ralado
1 pimentão vermelho pequeno picado
1000 g de filé de merluza
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 dentes de alho amassados
50 ml de azeite doce
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Refogue em uma panela larga com azeite o alho, a cebola e o pimentão ao ponto, depois coloque a polpa de tomate, a salsinha, o coentro, a pimenta do reino, o coco, sal a gosto e deixe ferver. Corte os filés em postas e junte ao refogado, deixando no fogo por mais 5 minutos.

PATÊ DE ATUM*

1 cebola ralada
1 colher de sopa de catchup
1 colher de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de maionese
1 lata de atum esfarelado
2 colheres de sopa de molho inglês (ou soja)
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Em um recipiente misture os ingredientes e leve para a geladeira. Sirva com bolachas ou torradas.

RISOTO DE PEIXE*

1 cebola pequena ralada
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de sopa de salsinhas picadas
2 dentes de alho amassados
2 tabletes de caldo de beicon esfarelado
2 xícaras de arroz cru lavado em 5 águas
3 colheres de sopa de azeite
400 g de peixe cozido e desfiado
Queijo ralado a gosto
Sal a gosto
Em uma panela com o azeite refogue o caldo de beicon, o alho, a mostarda e a cebola, depois coloque o peixe e deixe refogar mais um pouco (ou a gosto), por fim coloque a salsinha, 4 xícaras de água, o arroz e sal a gosto, deixando cozinhar em fogo lento ao ponto. Depois de pronto coloque em uma travessa e salpique o queijo ralado.

SALADA DE GRÃO DE BICO COM BACALHAU*

1 cebola grande picada
100 g de azeitonas pretas recheadas
2 pimentões vermelhos pequenos cortados em pedacinhos e escaldados
3 batatas médias cozidas e cortadas em cubos pequenos
3 cenouras cozidas e cortadas em cubos pequenos
500 g de grão de bico cozido
500 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e desfiado (ou outro peixe seco)
Azeite doce a gosto
Sal a gosto
Vinho tinto seco a gosto (ou vinagre)
Em um recipiente misture bem os ingredientes, colocando sal a gosto, depois coloque em uma travessa e regue com o vinho e o azeite.

SARDINHAS NA TORTA*

1 colher de sopa de fermento
1 lata de ervilha
2 cebolas grandes picadas
2 colheres de sopa de salsinhas picadas
2 latas grandes de sardinhas sem escamas e espinhas amassadas
200 ml de óleo
4 ovos
4 tomates picados
500 g de farinha de trigo
500 ml de leite
Margarina para untar
Orégano a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Coloque em um liquidificador os ovos, o óleo, o leite, a farinha, o fermento, sal a gosto e centrifugue por pelo menos 5 minutos, colocando em uma assadeira untada com margarina. Faça um refogado com os tomates, as cebolas, as salsinhas, as sardinhas, as ervilhas, a pimenta, o orégano e sal agosto, espalhando por cima da massa e leve ao forno quente por aproximadamente 30 minutos.   

SIRI RECHEADO*

1 cebola picada
1 colher de sopa de margarina
1 pãozinho de 50 g embebido no leite
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 dentes de alho amassado
3 gemas
3 ovos cozidos amassados com um garfo
3 tomates batidos no liquidificador
300 g de carne de siri picadas
400 g de camarão pequenos picados
Azeite doce
Carcaças de siris ou conchas
Sal a gosto
Coloque em um liquidificador os tomates, a cebola, a margarina, o sal a gosto e centrifugue. Em uma panela coloque o azeite, o resultado da centrifugação, os camarões, as carnes de siris, as gemas, os ovos cozidos, as salsinhas e deixe refogar, depois coloque o pão misturando tudo muito bem. Enchas as carcaças ou conchas e leve ao forno para corar bem.

SUFLÊ DE PEIXE*

1 cebola ralada
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite doce
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 dentes de alho socado
2 tomates
200 ml de água
200 ml de leite
3 ovos
500 g de carne de peixe cozido e desfiado (peixe a gosto)
Azeitonas a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Refogue em uma panela com azeite o alho, a cebola e deixe dourar, depois acrescente o peixe refogando por mais 3 minutos, a seguir coloque a água e deixe ferver. Tire do fogo e acrescente os demais ingredientes misturando bem e volte ao fogo até formar um angu. Coloque o angu em um pirex polvilhando com farinha de rosca e leve ao forno quente para dourar.

TORTA DE CAMARÃO*

½ lata de purê
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de maizena
1 vidro de leite de coco
1 vidro de palmito picado
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 ovos
400 ml de leite
400 ml de óleo (soja ou a gosto)
50 g de manteiga
500 g de camarão pequeno limpo
Margarina
Sal a gosto
Coloque no liquidificador os ovos, o leite comum, o óleo, a farinha, o fermento, o queijo ralado, sal a gosto e deixe centrifugar por 5 minutos, depois coloque em uma assadeira untada com margarina. Refogue na manteiga o camarão, depois coloque o purê e o palmito refogando mais um pouco, e a seguir o leite de coco e a maisena misturando para formar um creme. Espalhe o creme de camarões por cima da massa e leve ao forno quente por aproximadamente 30 minutos. Use palito para controlar o assado.

SALADA DE FRADINHO COM ATUM E SARDINHA*

1 cebola grande picada
100 g de azeitonas verdes recheadas
1 pimentão verde cortado em pedacinho e escaldado (ou cru)
3 batatas médias cozidas e cortadas em cubos pequenos
2 xícaras (chá) de rabanete cozido e cortado em cubos pequenos
500 g de grão de feijão fradinho cozido
1 lata grande de sardinhas sem escamas e espinhas amassadas
1 lata de atum esfarelado
Azeite doce a gosto
Sal a gosto
Vinho tinto seco a gosto (ou vinagre)
Em um recipiente misture bem os ingredientes, colocando sal a gosto, depois coloque em uma travessa e regue com o vinho e o azeite. Deixar na geladeira de um dia para o outro.





PAELLA*

½ repolho roxo picado
1 lata de ervilha
1 pimentão amarelo pequeno picado
1 pimentão verde pequeno picado
1 pimentão vermelho pequeno picado
2 cebolas raladas
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 xícaras (chá) de arroz cru lavado em 5 águas
250 g de camarão médio limpo
250 g de lingüiça calabresa cortada em rodelas
250 g de lombo de porco em pedaços
250 g de lulas limpas cortadas em rodelas
250 g de mariscos limpos
3 sobrecoxas de frango cortadas em 3 pedaços
4 colheres de sopa de azeite doce
4 dentes de alho amassados
4 tabletes de caldo de beicon
Açafrão a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Suco de 3 limões
Tempere deixando por 1 hora a lula, o lombo, o camarão, o frango e o marisco com limão e pimenta. Em uma panela aqueça 2 colheres de azeite e frite o frango e o lombo, depois junte 1 cebola e 2 dentes de alho, 2 tabletes de caldo, 1 e ½ xícaras (chá) de água, o tomate, a ervilha e o repolho, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos. Em outra panela grande com o restante do azeite frite a lingüiça até derreter a gordura e ai refogue com os alhos, as cebolas e os tabletes de caldo restantes, adicionando a lula, o marisco, os pimentões, o arroz, o frango, o lombo, o camarão, o açafrão a gosto, a pimenta a gosto e o restante dos tabletes de caldo e 2 xícaras (chá) de água, tampando parcialmente a panela e cozinhando em fogo baixo até secar por aproximadamente 15 minutos (verificar o cozimento do arroz). Retire do fogo, tampe e deixe por mais 10 minutos.

BOLO GELADO DE ATUM*

1 cebola ralada
1 ovo cozido e amassado com um garfo
1 xícara (chá) de maionese
100 g de azeitonas verdes picadas
1000 g de batatas descascadas, cozidas e espremidas
2 cenouras grandes cozidas e cortadas em rodelas
2 latas de atum desfiado (esfarelado)
2 tabletes de caldo de carne esfarelado
Em um recipiente coloque a batata e os tabletes de caldo, misturando bem até dissolve-los, depois acrescente os demais ingredientes misturando bem com cuidado. Coloque em uma forma desmontável forrada com papel alumínio, levando para a geladeira por 2 horas. Desforme e decore a gosto.

BOLINHOS DE OSTRAS*

1 colher de café de louro em pó
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de salsinha picada
1 dente de alho esmagado
1 ovo batido
2 tomates picados
24 ostras sem a carcaça
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 gemas
Farinha de rosca
Óleo para fritar
Pimenta agosto
Sal a gosto
Suco de 1 limão
Tempere com limão e sal a gosto as ostras. Em uma panela doure o alho e a cebola na manteiga, e depois adicione e refogue com o tomate, a pimenta e a salsinha juntando as ostras e deixando ferver por 10 minutos. A parte desmanche a farinha e as gemas no leite adicionando sal a gosto e junte ao refogado deixando engrossar até formar uma massa densa. Esfrie e faça bolinhos passando na farinha de rosca, depois no ovo e novamente na farinha de rosca. Frite em óleo quente.

BOLO DE PEIXE COM CAMARÕES*

1 cebola picada
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de sopa de salsinha picada
100 ml de vinho branco
1000 g de carne de peixe cozida com limão a gosto e ao ponto
2 dentes de alho esmagados
400 g de camarões pequenos cozidos com limão a gosto e ao ponto
500 g de tomates sem peles e sementes picados
6 claras batidas em neve
6 gemas batidas
Azeite doce
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Suco de limão
Em uma panela com 4 colheres de sopa de azeite doce doure o alho e a cebola, depois junte os tomates, o vinho e deixe ferver um pouco com a panela destampada e a seguir junte o peixe e os camarões misturando bem por 2 minutos no fogo. Tire do fogo e deixe esfriar e a seguir adicione o catchup, a salsinha, as gemas, as claras, a pimenta e sal a gosto misturando tudo com cuidado. Em uma forma untada com azeite, coloque a massa e cozinhe em banho maria. Desforme e decore a gosto.

CAMARÃO DORÊ*

Camarões médios limpos (quantidade a gosto)
Claras batidas em neve a gosto
Fubá
Gemas batidas a gosto
Óleo para fritar
Palitos de churrascos
Sal a gosto
Suco de limão a gosto
Espete 5 camarões em um palito e coloque-os no tempero de limão e sal, depois de 30 minutos passe-os primeiro nas claras, depois empane no fubá e por fim nas gemas e frite-os em óleo quente.

CAMARÃO ENSOPADO*

1 cálice de conhaque (ou vinho branco)
1 cebola grande picada
1 colher de chá de louro em pó
1 colher de sopa de coentros picados
1000 g de camarões pequenos limpos
2 colheres de sopa de salinhas picadas
200 ml de azeite doce
3 dentes de alho esmagados
5 tomates sem peles e sementes picados
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Suco de ½ limão
Leve ao fogo uma panela com o azeite e o louro para dourar o alho e a cebola, depois junte os tomates até se desfazerem, juntando a seguir os camarões, as salsinhas, o limão, os coentros, a pimenta e sal a gosto deixando refogar por mais 3 minutos mexendo com cuidado. Junte então 400 ml de água e o conhaque e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos (se faltar água acrescente mais um pouco a gosto).

BACALHAU AO FORNO*

1 caixinha de creme de leite
1000 g de bacalhau sem o sal, a pele e desfiado (ou outro peixe seco)
150 g de mosarela
2 colheres de sopa de maizena
500 ml de leite
Sal a gosto
Em uma panela refogue a cebola com 1 colher de manteiga até dourar, e coloque a seguir o bacalhau deixando mais 3 minutos. A parte faça um creme com o leite, a maisena, a manteiga restante e sal a gosto. Em um pirex coloque uma camada do refogado, uma camada de creme, uma camada de mosarela, continuando a fazer camadas. Leve ao forno para derreter a mosarela e gratinar.

CUSCUZ DE PANELA*

½ maço de salsinhas picadas
1 cebola grande picada
1 colher de massa de tomate
1 lata de atum esfarelado
1 lata de palmito picado
1 lata grande de sardinhas ao óleo, sem escamas e espinhas esfareladas com um garfo
100 ml de óleo de soja (ou outro)
1000 ml de água
2 tomates grandes sem peles e sementes picados
3 ovos inteiros cozidos e amassados com um garfo
4 dentes de alho amassados
4 xícaras (chá) de farinha de milho
50 g de azeitonas fatiadas
Pimenta do reino em pó a gosto
Coloque em uma panela o óleo refogando a gosto todos os temperos e o palmito, depois coloque a água e deixe ferver por mais 3 minutos, retirando do fogo e colocando o atum, as azeitonas, os ovos, as sardinhas, a pimenta, sal a gosto e a farinha aos poucos (mexendo para não encaroçar), levando novamente ao fogo e mexendo com cuidado até desgrudar da panela. Coloque a massa em uma forma untada, decorando a gosto e levando para a geladeira por 2 horas.

FRIGIDEIRA DE SIRI*
1 caixinha de carne de siri congelada
1 colher de sobremesa de fermento
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 pacote pequeno de coco ralado
1 pimentão verde
1 vidro de leite de coco
2 cebolas grandes
2 tomates
4 dentes de alho
5 claras batidas em neve
5 gemas batidas
50 g de azeitonas picadas
500 g de batatas cortados em cubinhos e cozidas
Azeite doce a gosto
Coentro a gosto
Louro em pó a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Em um liquidificador coloque todos os temperos cortados com 200 ml de água e centrifugue a gosto. Coloque em uma panela mexendo sempre: o azeite, as azeitonas, o resultado do liquidificador e sal a gosto levando ao fogo brando, ao borbulhar junte com cuidado: a carne de siri, as batatas, o coco, o leite de coco, as gemas, as azeitonas, as claras, a farinha, o fermento e deixe engrossar secando um pouco. Retire e coloque em um pirex decorando a gosto, levando ao forno para assar a gosto.

MASSA FALSA DE CAMARÃO*

¼ de maço de salsinhas picadas
1 cebola grande
1 colher de chá de louro em pó
100 g de queijo ralado
2 colheres de sopa de azeite
2 pãezinhos de 50 g amanhecidos
3 gemas
500 g de camarão pequeno limpo (ou lula, marisco e etc.)
500 g de tomates sem sementes
Óleo para fritura
Sal a gosto
Frite os camarões em óleo e reserve. Coloque os temperos em um liquidificador, menos o queijo e a salsinha. Centrifugue e leve ao fogo em uma panela para engrossar, depois coloque o queijo, a salsinha e o camarão. Sirva em uma travessa decorando a gosto.

POÇO DE BACALHAU*

1 cebola picada
1 litro de leite
1 vidro de alices picadas
1 xícara de azeite doce
100 g de queijo ralado
2 colheres de farinha de rosca
2 colheres de farinha de trigo
4 dentes de alho picados
500 g de bacalhau sem o sal, a pele em lascas (ou outro peixe seco)
Em uma panela misture bem o bacalhau, as alices, o alho, a cebola, a salsinha, o queijo e as farinhas. Faça um buraco no meio da mistura para colocar o leite e o azeite deixando ferver em fogo brando até secar (leite).

SALADA DE PEIXE À PROVENÇAL*

1 cebola ralada
1 vidro de maionese pequeno
1000 g de filé de pescada branca cozidas
2 dentes de alho amassado
2 pimentões vermelhos picados
Filés de anchova em conserva picados
Rodelas de limão para decorar
Sal a gosto
Em um recipiente misture todos os ingredientes. Coloque em um pirex as pescadas e por cima os filés, cobrindo com a mistura, decorando com os limões, levando para a geladeira por 2 horas.   

TIGELADA DE BACALHAU*

1 maço de cebolinhas picadas
200 ml de óleo
3 cebolas picadas
3 colheres de sopa de maizena
3 dentes de alho amassado
500 g de bacalhau sem o sal, a pele e cozido em lascas (ou outro peixe seco)
500 g de tomates picados
6 ovos inteiros batidos
Pimenta do reino em pó a gosto
Queijo ralado a gosto
Sal a gosto
Faça um refogado com o óleo, o alho, as cebolas, as cebolinhas, os tomates, a pimenta e sal a gosto, juntando depois o bacalhau mexendo bem. Coloque em um pirex, por cima os ovos misturados com a maisena, polvilhando o queijo. Leve ao forno até dourar bem.

VATAPÁ DE PEIXE, CAMARÃO E BACALHAU*

1 colher de sopa de cebolinhas picadas
1 colher de sopa de coentro picado
1 vidro de leite de coco
1000 g de camarão pequeno limpo
2 cebolas grandes
2 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho
2 pães de forma sem as cascas
200 g de amendoim torrado
200 g de camarão seco
200 g de castanha de caju torradas
3 tomates sem peles e sementes
500 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e desfiado
500 g de carne de peixe fresco
Azeite de dendê a gosto
Gengibre ralado a gosto
Leite
Pimenta a gosto
Vinagre a gosto
Coloque os pães de molho no leite. Coloque no liquidificador o camarão seco, o amendoim, as castanhas, os temperos, metade do camarão fresco e centrifugue. Em uma vasilha misture muito bem o bacalhau, o peixe, a outra metade dos camarões e os pães. Leve ao fogo até formar uma massa consistente a gosto, coloque em uma travessa, pode salpicar azeite de dendê e sirva.

VATAPÁ DO BONFIM*

½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 cebola
1 vidro de leite de coco
1 vidro pequeno de azeite de dendê
3 dentes de alho
4 pães de 50 g amanhecidos
500 g de camarão seco limpo
Coentro a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Moer o camarão, os pães, a cebola e o alho, colocando em uma panela no fogo brando, dissolvendo a farinha de trigo no leite de coco e juntando, posteriormente coloque o azeite de dendê, o coentro, a pimenta e sal a gosto e deixe cozinhar pingando água até uma consistência pastosa. Sirva com bananas brancas ligeiramente fritas.

BACALHAU À MINHA MODA*

¼ maço de salsinhas picadas
1 cebola picada
100 ml de azeite doce
1000 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e em lascas
1000 g de batatas cozidas com sal e cortadas em rodelas
2 dentes de alho picados
2 folhas de louro
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Em uma panela com o azeite faça um refogado com o alho, a cebola, o louro, a pimenta e sal a gosto. Em um pirex coloque o bacalhau, por cima as batatas e complete com o refogado. Leve ao forno quente para corar.

COUVE FLOR E CAMARÃO À ESPANHOLA

1 cebola ralada
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 couve flor grande cortada a gosto e cozida
100 ml de azeite doce
1000 g de camarão limpo
3 dentes de alho
300 g de queijo prato ralado
50 g de manteiga
50 g de queijo ralado
500 g de tomates
6 ovos batidos
Cebolinha a gosto
Limão a gosto
Louro em pó a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Salsinha a gosto
Em uma panela com metade da manteiga e do azeite fazer um refogado com os tomates, o extrato de tomate, a cebola, o alho, a pimenta, o louro, a salsinha, a cebolinha, o limão, depois coloque os camarões e deixe-os amolecerem a gosto. Em outra panela faça um refogue com o restante da manteiga e do azeite a couve flor, não deixando amolecer muito, colocando tudo em um pirex forrando o fundo, regando por cima com todo o refogado de camarões, cobrindo as camadas com os ovos, salpicando os dois queijos. Leve ao forno e sirva quente.

MUQUÊM DE PEIXE*

1 peixe inteiro (a gosto)
Limão a gosto
Sal a gosto
Lave o peixe inteiro e enrole em folha de bananeira. Faça um buraco na areia ou terra e coloque um braseiro, em seguida o peixe enrolado. Sirva com o sal e limão à parte.

TUCUNARÉ GRAN-FINO*

1 cebola picada
1 Tucunaré (ou outro peixe) limpo, cozido, sem as espinhas e cortado em pedaços
2 colheres de sopa de salsinhas picadas
2 gemas
2 ovos cozidos e esfarelados com um garfo
3 colheres de sopa de maizena
50 g de manteiga
500 g de batatas cozidas e cortadas em rodelas
500 ml de leite
Azeite a gosto
Azeitonas sem caroço
Sal a gosto
Faça um refogado com o alho, a cebola, as salsinhas e depois junte o peixe e reserve. Faça um creme com o leite, a manteiga, a maisena, as gemas e sal a gosto. Em um pirex untado coloque primeiro as batatas, a seguir o peixe e cubra com o creme (ou em camadas obedecendo à ordem). Enfeite com as azeitonas e leve ao forno para dourar.

MOQUECA CAPIXABA*

1 cebola picada
1 pimentão vermelho pequeno picado
1000 g de postas de peixe
4 dentes de alho socado
6 tomates sem sementes picados
Azeite doce a gosto
Cebolinha picada a gosto
Coentro picado a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Em uma panela refogue com azeite o alho, a cebola, o coentro, os tomates, o pimentão, a cebolinha, a pimenta e sal a gosto. Em outra panela coloca-se metade do refogado, por cima as postas e cobre-se com a sobra do refogado. Quando começar a ferver vá pingando água até cozinhar a gosto.

PATÊ DE SARDINHA*

1 cebola picadinha
1 lata grande de sardinhas sem escamas e espinhas, esfareladas com um garfo
1 ovo cozido esfarelado com um garfo
1 tomate grande sem sementes picadinho
2 colheres de sopa de manteiga
Sal a gosto
Em um recipiente misture os ingredientes, colocando-se vinagre ou limão a gosto.

BACALHAU MODA DE ANGOLA*

100 g de azeitonas pretas em fatias
100 ml de azeite doce
1000 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e cortado em quadrados de 5 cm aproximadamente
1000 ml de leite
1500 g de batatas pequenas cozidas e descascadas
2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
4 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
50 g de manteiga
50 g de queijo ralado
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Em uma panela coloque o azeite e doure as cebolas reservando tudo. Em outra panela coloque a manteiga e leve ao fogo brando, derretida a manteiga adicione a farinha até ficar bem amarela e depois coloque aos poucos o leite para formar um molho, adicionado a pimenta e o sal. Arrume em um pirex as batatas e o bacalhau, depois coloque todo o refogado e cobrindo coloque o molho, enfeite com as azeitonas salpicando o queijo, levando ao forno para assar.

QUIBE DE PEIXE*

1 cebola grande
1000 g de carne de peixe (qualquer peixe de carne consistente, camarão e etc.)
1000 g de trigo
Azeite a gosto
Canela a gosto
Coentro a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Misture todos os ingredientes e passe tudo pelo moedor na peça mais fina, depois unte uma assadeira com azeite, corte em quadrados ou losangos e leve ao forno.

AMÊIJOAS NA CATAPLANA*

1 colher de sopa de azeite doce
1 colher de sopa de manteiga
1000 g de amêijoas
3 cebolas cortadas em rodelas
50 g de chouriço (calabresa) picado
50 g de fiambre (salame e etc.) picado
50 g de presunto picado
Colorau a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Piripiri a gosto
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Coloque as amêijoas em água e sal 24 horas antes. Em uma panela de pressão coloque o azeite, a manteiga, as cebolas, o piripiri, o colorau e refogue, depois coloque as amêijoas escorridas, as salsinhas, o presunto, o fiambre, o chouriço, a pimenta e feche a panela levando ao fogo durante aproximadamente 15 minutos. Sirva quente.

BACALHOADA*

1 lata de ervilhas
1 maço grande de couve manteiga cortada em tirinhas e aferventada
1 Pimentão vermelho cortado em rodelas finas
100 g de azeitonas fatiadas
1500 g de bacalhau sem o sal, a pele, cozido e em lascas
3 maças verdes cortadas em cubinhos
4 ovos cozidos esfarelados com um garfo
500 g de batatas cozidas e cortadas em rodelas
500 g de cenouras cozidas e cortadas em rodelas
500 g de vagem cozidas e cortadas em pedaços grandes
Azeite doce a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Refogue no azeite o bacalhau, o pimentão e a pimenta. Em um pirex coloque a couve, sobre elas coloque o refogado de bacalhau, depois a vagem, o farelo de ovos, as ervilhas, as cenouras, as batatas, as azeitonas, as maças e assim sucessivamente em camadas, depois regue com azeite, salpique a pimenta e sal a gosto, levando para o forno quente durante 15 minutos.    

MOQUECA*

1000 g de tomates cortados em rodelas
1500 g de postas de peixe (carne consistente)
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
50 g de manteiga
500 g de camarão limpo
Azeite doce a gosto
Cebolinha a gosto
Coentro a gosto
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Em uma panela larga coloque a manteiga e os temperos e refogue, depois tire parte do refogado, coloque o peixe e os camarões e assim sucessivamente formando camadas iniciando a segunda com o refogado, regue com azeite e deixe cozinhar por 20 minutos. Leve a panela para a mesa e sirva bem quente.

CAMARÃO COM COCO À BAIANA*

1 coco ralado
100 g de manteiga
2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos batidos
2000 g de camarões grandes limpos sem a casca, mas com os rabos
3 colheres de sopa de fermento em pó
400 ml de leite
Óleo para a fritura
Sal a gosto
Misturar e peneirar a farinha, o fermento e o sal, depois adicione o leite, os ovos e a manteiga misturando tudo muito bem e levando ao fogo para engrossar. Segurando o camarão pelo rabo, mergulhe o mesmo na massa, deixando escorrer o excesso e empanando no coco, fritando no óleo quente.

POLVO*

1 cabeça grande de alho picados
1 cálice de conhaque
1000 g de camarões limpos
1000 g de mexilhões limpos
1000 g de polvo limpo, cozido e cortado a gosto
250 g de champignons aferventados a gosto
500 g de cebolas picadas
500 g de tomates sem as peles e sementes picados
Azeite doce a gosto
Coentro a gosto
Louro a gosto
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Salsinha a gosto
Em uma panela refogue com o azeite, o alho e a cebola até dourarem, depois adicione os tomates e 600 ml de água, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos, a seguir coloque os demais temperos, os mexilhões, os camarões, os champignons, o polvo deixando cozinhar por mais 30 minutos e adicione o conhaque .

NOTAS:
1 – Importante é que as carnes secas por qualquer processo, sejam colocadas em imersão na água e um pouquinho de açúcar (para se tirar o acre) por 48 horas ou no mínimo 24 horas antes, trocando-se as águas por várias vezes. É melhor colocar Sal a gosto do que comer Salgado
2 – Qualquer fruto do mar fresco pode ser cozido no microondas em potência alta por aproximadamente 5 minutos, e os secos ou salgados por aproximadamente 10 minutos. As batatas com água levam 8 minutos aproximadamente.
3 - Acima colocamos várias receitas, que podem ser aproveitadas para qualquer peixe de época, invente e crie.
4 - São mais de 300 receitas sobre frutos do mar, impossíveis de se publicar em uma única vez, portanto acompanhe este portal, pois semanalmente publicaremos outras receitas.
5 – Para facilitar e descomplicar, prepare antes os ingredientes e os recipientes sugeridos e em seguida confeccione a receita.
6 – Um CD gravado com receitas de frutos do mar, mais Tabela de Composição de Alimentos, é um ótimo presente e enviamos pelo correio, fale conosco: antlou65@yahoo.com.br

Número de vezes que este texto foi lido: 52917


Outros títulos do mesmo autor

Poesias 1ª - PORQUE VOCE E IMPORTANTE antonio louro
Artigos 13ª - SENTIMENTO DE CULPA antonio louro
Artigos 00ª - Condomínios: Horizontal & Vertical e sua lei 4.591/64 antonio louro

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 61 até 63 de um total de 63.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Qual é a Importância das Escrituras do Velho Testamento? - Silvio Dutra 52918 Visitas
Até Breve Querido (a) - Silvio Dutra 52918 Visitas
Para minha filha,a busca pelo amor. - Helena Regina Santarelli M. de Campos 52918 Visitas
FOSSA - DIRCEU DETROZ 52918 Visitas
Livros escritos com a percepção literária e sentimental - Terezinha Tarcitano 52918 Visitas
Salmo 9 - Aradia Rhianon 52918 Visitas
VIDA A VIVER ... - Maisnatureza 52918 Visitas
VÓ É VÓ - Roberto Machado Godinho 52918 Visitas
Crer e der - Anderson Carmona Domingues de Oliveira 52918 Visitas
A PESCARIA. - Jonas de Barros Vasconcelos 52918 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última