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A escrita no vestibular
Karin Elizabeth Rees de Azevedo

Como todos sabem, estamos em pleno período de inscrições para vestibular e uma das coisas que mais afligem os estudantes do Ensino Médio passa a ser a necessidade de saber elaborar um bom texto, normalmente dissertativo, para atender a uma proposta do vestibular.
Geralmente os estudantes confundem tema com título na redação, e outras vezes os estudantes ficam tão apavorados com a temática proposta que não conseguem diferenciar o tema proposto de um título necessário ao texto. Assim, muitos perdem pontos necessários e que fariam diferença para sua aprovação ao curso que pretendem.
Nesse texto, pretendemos não só apresentar as dificuldades da escrita, mas a idéia é demonstrar as diferenças entre tema e título em um texto dissertativo bem como apresentar algumas dicas para a escrita no vestibular.
A primeira coisa a lembrar é que enquanto o tema compreende o assunto proposto para a discussão, o título sintetiza o conteúdo discutido. Por isso, título não se confunde com tema. O título deve ser dado preferivelmente após a elaboração do texto. Assim, o título representa a “moldura” do texto e a denominação dada ao tema.
Geralmente o tema é apresentado nesse tipo de prova através de citações, poesias, fragmentos de prosa, painéis e outros. Nesse caso, o estudante precisa estar apto a ler e entender esses textos para ser capaz de dar um título coerente com a proposta e com o texto produzido. Portanto, uma dica para aqueles que prestarão vestibulares é de que só devem intitular a redação depois de redigi-la e compará-la à proposta. Outro ponto importante a ser lembrado é que não se deve sublinhar o título e muito menos destacá-lo com aspas.
A segunda coisa a observar é que muitas vezes pode ser fornecido o título proposto ao texto a ser desenvolvido. Caso isso ocorra, o estudante deve utilizá-lo na íntegra, centralizando-o e pulando uma linha para iniciar sua redação. Quando se propõe o título, é necessário extrair deste os possíveis conteúdos que sugere. Se houver um título como, por exemplo: A construção do saber. É importante deduzir o conteúdo que tematiza a discussão – o aprendizado existencial do homem, a instrução formal, as áreas do conhecimento e a sua cientificidade – e abordá-lo com clareza e objetividade em seu texto.
Muitas vezes, as propostas são apresentadas por meio de temas metafóricos, ou seja, por meio de uma poesia, de uma história em quadrinhos, de uma ilustração ou mesmo de uma citação. Nesses casos é importante que se interprete o seu significado, pois a essência da interpretação leva ao assunto a ser discutido.
A interpretação do tema tem sempre sido um ponto discutido pelos professores da área de língua portuguesa, uma vez que tem sido detectado em todos os vestibulares do país a grande dificuldade dos estudantes de Ensino Médio em entender a proposta temática para desenvolver o texto. Dessa forma, a preocupação em tocar nesse assunto é também em informar sobre algumas estratégias que podem ser usadas para interpretar um tema, tais como: ler o texto com muita atenção; fazer primeiro uma interpretação referencial (o sentido real das palavras, seu aspecto denotativo); atentar para o fato de que na maioria das vezes o tema merece uma interpretação conotativa, pois se apresenta em linguagem figurada, metafórica e, assim, tentar decodificar a situação metaforizada para a produção de seu texto, uma vez que por meio dessa situação hipotética haverá um fundo de verdade e argumentos poderão ser apresentados para sua discussão.
As orientações que apresentamos acima não são as únicas, mas com certeza se forem observadas serão de boa ajuda para aqueles que pretendem prestar um vestibular e ter êxito em seus textos.

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