Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Historicidade Lingüística
Karin Elizabeth Rees de Azevedo

Partindo da concepção de que a língua é histórica, quer por sua organização interna, expressa através dos conteúdos da língua, quer pelo processo de textualização, que pressupõem as condições de produção, hoje, pode-se proceder a um estudo historiográfico da língua que recorte um período no contínuo histórico
Como o estudo da língua pode ser considerado histórico, e realizado do ponto de vista social, a manifestação lingüística de um determinado período revela as marcas evolutivas da língua e também as características da sociedade, no momento de sua realização. Segundo Silva Neto (1979), a história da língua como instrumento de uma coletividade humana pode ser entendida como a história dos homens que a falam.
O olhar histórico dirigido à língua possibilita a abordagem de seus fenômenos evolutivos dentro do tempo e espaço; os fatos lingüísticos relacionam-se às circunstâncias da sociedade que os condicionou. Isso faz com que a língua sendo um instrumento de comunicação e estando em constante mudança, torne-se um objeto de contemplação histórica. De acordo com Le Goff (1996), estudar os fatos lingüísticos implica examinar os acontecimentos históricos a partir de sua representação. Assim, é a historicidade lingüística que nos remete a uma relativa efetivação dos fatos sociais, que se justificam pela subjetividade tanto da língua quanto da história, por não se configurarem uma realidade única e acabada, pois permitem uma releitura, de acordo com um novo campo de visão, seja este o da representação ou da interpretação dos fatos da língua, que conduzem à historicidade. É esta historicidade que nos possibilita a inclusão de novos elementos produzindo uma contribuição para a ampliação dos sentidos e sua atualização.
A língua sofre várias influências numa sucessão ininterrupta entre o novo e o velho que vem sendo trazido de geração a geração. Constituem esse quadro evolutivo mudanças nas palavras, mudanças de significados, criação de palavras novas e outras que caem em desuso. Tudo isso, em determinado estágio de língua, significa um nível equivalente de transformação social, e assim, temos a língua como representação da ação do homem no tempo, e sua história deve contribuir para ampliar a compreensão do presente lingüístico.
A importância do estudo de língua do ponto de vista da historicidade não está no fato lingüístico em si que pode ser trazido para o presente para ser observado, porque não é o estudo do passado por ele mesmo, mas a visão do presente em relação aos fatos passados. A Historiografia Lingüística possibilita a interação das diversas dimensões sócio-temporais, porque leva à compreensão de como se processa o desenvolvimento da língua através dos tempos e a insere no contexto sociocultural em que se realiza.
Nesse sentido, seja qual for o período que se recorte para observação de uma língua torna-se necessário que se considere suas fases anteriores porque os fatos lingüísticos, embora possam se repetir, não serão os mesmos. Por essa perspectiva, o passado é um aspecto do presente, e a história da língua torna-se o entendimento do passado no presente, no ato de sua realização, porque o estudo da língua sob a perspectiva histórica vai além dos limites do texto e do limite histórico de sua materialização. Dessa forma, a língua passa a ser produto da relação de um conjunto de elementos socioculturais que são essencialmente dinâmicos, porque o processo de historicidade da língua envolve produção e interpretação, considerando cada uma dessas realizações de acordo com seu tempo. Isto significa que, se, por um lado, a língua sintetiza e reflete o conhecimento humano de um determinado período, por outro, estimula o estudo em diferentes épocas, que precedem a sua reconstrução.
A historicidade lingüística representa um avanço no campo dos estudos históricos de língua, porque aponta para a reconstrução dos conteúdos em estudo, inserida em um contexto histórico-cultural, uma vez que relaciona o texto e o seu momento histórico.

Número de vezes que este texto foi lido: 52897


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A escrita no vestibular Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos A Historicidade Lingüística Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos Aprender Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos Aprender com fracassos Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos Ensinar na era da Tecnologia Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos Ensinar na era da Tecnologia 2 Karin Elizabeth Rees de Azevedo


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
MADRUGADA - Ricardo Santos de Souza 52924 Visitas
O batente de pau do casarão - Carlos Alê 52924 Visitas
TELEVISÃO - Tânia Du Bois 52924 Visitas
Sua - Bia Nahas 52924 Visitas
Nossa história - Roberta Yoshino 52924 Visitas
Sorriso - Igor Pereira De Paula Costa 52924 Visitas
políticos - Márcio Fernando Veiera Borba 52924 Visitas
Um lugar chamado Céu ! - Maisnatureza 52924 Visitas
Notas de coração de flor - Matilde Diesel Borille 52924 Visitas
Oriente e Ocidente - Cláudio Thomás Bornstein 52924 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última