Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Aprender
Karin Elizabeth Rees de Azevedo

Resumo:
O texto discore sobre a abrangência do processo do "aprender" e o desafio que isso implica.

Quando se pensa sobre aprender logo vem à mente o fator escola e o processo formal de ensino-aprendizagem. No entanto, o “aprender” envolve muito mais do que isso, pois a cada momento de nossas vidas estamos aprendendo algo novo. O desafio disso tudo está, na verdade, em conseguir despertar o interesse para que realmente ocorra um aprendizado que seja apropriado e verdadeiramente internalizado em cada pessoa.
     A escola é o lugar, por excelência, da descoberta e do aprendizado, portanto, é na escola que ocorre boa parte do ato de aprender. No entanto, isso não é natural e alguns aspectos podem ser apontados para que esse ato seja bem desenvolvido.
Um primeiro elemento que surge no aprender é criar a perspectiva de que se necessita saber algo, pois na grande maioria das vezes em um ensino formalizado – escola – o aluno nem sabe que não sabe, ou seja, não tem consciência de seu erro ou necessidade. Esse “não saber” não o incomoda porque não sente falta do que não lhe é cobrado ainda, portanto, vive tranquilamente. Porém, ao ser confrontado, pela escola, em seu conhecimento e em sua exigência ocorre a constatação da existência de outras coisas e seu universo de vida se amplia, gerando com isso a descoberta de que pode haver coisas interessantes a serem vistas e aprendidas.
No segundo aspecto, descobrir que não sabe, mas que pode aprender reside o interesse despertado e a busca por informações. È nesse estágio, na verdade, que o professor se insere, pois passa a ser orientador e incentivador dessa busca e deve aproveitar-se da curiosidade despertada para criar condições para que a descoberta do novo ocorra e com ela a sua internalização. Nesse ponto, pode-se dizer que a pessoa está apta a aprender e disposta a fazê-lo, pois ocorre nela a motivação interna, ou seja, a curiosidade pelo assunto proposto.
Com essa curiosidade despertada, a pessoa passa ao terceiro aspecto do aprender|: o executar e aplicar. Nesse momento, o aluno já tem consciência de que algo lhe faltava e descobre que é importante buscar esse conhecimento, mas como ainda está em processo nem tudo que viu ou leu já está guardado, ou seja, internalizado e pronto para ser aplicado. Nesse sentido pode-se dizer que o aluno já viu o assunto abordado, entendeu e enquanto o esta usando consegue aplica-lo, mas nem sempre depois de um tempo, dias apenas, ele é capaz depois de explica-lo completamente, pois ainda lhe falta o uso para que o conhecimento visto seja perfeitamente entendido.
O quarto aspecto se propõe nesse momento de aplicação, pois só se pode dizer que se aprendeu algo quando se é capaz de explicar ou aplicar o que se diz ter aprendido. É normalmente, nesse fase que se constata que nem tudo que foi lido ou visto é lembrado. Dessa forma, pode-se dizer que o ato de aprender é constante e pode ser visto como uma atividade circular, em que se toma consciência de que não se sabe, e passa-se a descoberta e ao aprendizado de algo que irá ser aplicado e avaliado, gerando, assim, nova perspectiva em relação ao que se aprendeu e novo desejo de aprender o que se percebeu que não se sabe ainda. Assim, o ato de aprender se torna constante em nossas vidas a cada momento.

Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A escrita no vestibular Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos A Historicidade Lingüística Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos Aprender Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos Aprender com fracassos Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos Ensinar na era da Tecnologia Karin Elizabeth Rees de Azevedo
Artigos Ensinar na era da Tecnologia 2 Karin Elizabeth Rees de Azevedo


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
June 26th - Isa 52899 Visitas
O Poeta que muito amou - ROZILDA EUZEBIO COSTA 52899 Visitas
Filha - jbcampos 52899 Visitas
A Aposentadoria Especial na Previdência Social - Alexandre Triches 52899 Visitas
o livro dos mediuns - alfredo jose dias 52899 Visitas
O Som do Amor - ROZILDA EUZEBIO COSTA 52899 Visitas
~~MOMENTOS~~ - José Edemilson Ribas 52899 Visitas
MADRUGADA - Ricardo Santos de Souza 52898 Visitas
Desinfetante - Ana Mello 52898 Visitas
SEPARAÇÃO - Márcio Fernando Veiera Borba 52898 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última