Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Meu manifesto
(inspirado pelo filme de Julian Rosefeldt)
Roberto Queiroz

Venho por meio destas mal (quer dizer: decidam vocês!) traçadas linhas manifestar meu repúdio à nação da qual faço parte desde que nasci, por acreditar que ela se perdeu totalmente, tornou-se uma bola fora da curva, perdeu sua razão de ser, seu sentido, sua moral cívica.

Refuto terminantemente qualquer tentativa de me tornarem um boçal, um maria-vai-com-as-outras, um encima do muro, um vendido, um qualquer em meio a tantos outros, uma ameba ambulante e não-pensante, mero replicador de fenômenos e comportamentos vis alheios.

Rechaço qualquer indivíduo que tente me convencer a obedecer padrões pré-estipulados por uma elite que há anos nada faz de útil, que se limita a manter-se no poder pela crença mórbida e cafajeste de se autodenominarem "os eleitos", os escolhidos pelo criador para determinar as regras impostos.

Recuso-me de forma taxativa a corroborar modismos e temperamentos que não agreguem nada à minha filosofia de vida e ainda por cima corrompam minha ética pessoal, sob pena de acabar sendo lobotomizado por um sistema de ideias pernicioso e sem limites. De jeito nenhum!

Combaterei com unhas e dentes qualquer modelo artístico que considere desnecessário, vagabundo, desprezível, tendencioso, que não passe de uma reles modinha vulgar de temporada, pois não me transformarei num acéfalo por conta de ideias vazias e desastrosas, rotuladas infantilmente (ou cruelmente) de arte.

Não incorporarei ao meu pensamento a já mofada e gasta mentalidade de cultuar ídolos, tendo em vista que, em sua quase totalidade, eles nunca serviram para outra coisa que não fosse manipular seus fãs a serviço dos poderosos que desde a Era Cristã determinam os caminhos da sociedade civil.

Não me permitirei a má sorte de concordar com quem quer que seja, unicamente baseado em sensos comuns do tipo "ele é mais velho do que você, portanto mais sábio", "é preciso segur a hierarquia imposta" ou "manda quem pode, obedece quem tem juízo", pois foi graças a mandamentos como esses que o mundo se tornou um poço de discórdias e desigualdades sociais.

Não consumirei nenhum artigo, serviço, objeto, visão de mundo ou qualquer outra vertente, que seja oferecida e baseada numa postura meramente capitalista e amoral, voltada para enriquecer àqueles que nunca deixaram de ser milionários.

E, diante de todos os decretos anteriores, concluo meu manifesto com a seguinte sentença: que em tempo algum eu volte minhas costas para o que aqui foi declarado, sob pena de tornar-me um mentiroso ou um charlatão do mesmo nível (ou pior) do que aqueles que estou combatendo nesse documento.

Dito isto, atenciosamente despeço-me e desejo-lhes uma boa semana! Muito obrigado.


Biografia:
Crítico cultural, morador da Leopoldina, amante do cinema, da literatura, do teatro e da música e sempre cheio de novas ideias.
Número de vezes que este texto foi lido: 52860


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O triunfo da mentira Roberto Queiroz
Artigos O ator mais icônico da minha geração Roberto Queiroz
Artigos Clássico revisitado Roberto Queiroz
Artigos 50 anos de uma história bem contada Roberto Queiroz
Artigos Defina relevância Roberto Queiroz
Artigos A invenção do século que passou Roberto Queiroz
Artigos Um banquinho, um violão, um adeus Roberto Queiroz
Artigos Quem detém o conhecimento? Roberto Queiroz
Artigos Cada um no seu quintal Roberto Queiroz
Artigos Vendendo a alma Roberto Queiroz

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 188.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54446 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54440 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54237 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54188 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54136 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54123 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54043 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53962 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última